Retiro de Ano Novo no CEBB Darmata “Deixar Ir – Um Repouso no Presente”
Retiro de Ano Novo “Deixar Ir – Um Repouso no Presente” Por meio da prática de “deixar ir”, encontramos,
O Darmata está localizado na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, região historicamente marcada pelo cultivo da cana-de-açúcar e, por isso, com fortes traços de degradação ambiental. Pastos destinados à criação de gado e extensas plantações de cana, circundam a área do CEBB: 15 hectares de mata atlântica que tem sido protegida na mesma medida em que protege os praticantes para a prática do silêncio e do estudo.
Fundado em 2009, durante um retiro sobre Prajnaparamita conduzido pelo Lama, o CEBB Darmata realizou diversos retiros e cursos desde então. Desde seu início, as atividades do Darmata tiveram o generoso apoio de Roberto Fisher, sua esposa Betinha e família. No antigo casarão herdado por Roberto e cedido para uso do CEBB até o ano de 2012, funcionaram sala de meditação, dormitório, cozinha, refeitório e ainda moradia para praticantes que sustentaram as ações do Darmata ao longo desses cinco anos.
Em 2010, o CEBB adquiriu 15 hectares e iniciou a construção de um templo para 120 pessoas, concluído em 2011, no mesmo ano que S. S. Sakya Trizin concedeu a iniciação de Guru Rinpoche no templo recém inaugurado.
Em 2012, o templo passou por reformas para unificar o espaço junto a uma cozinha e alojamento. Em 2010 e 2013, tivemos o início de dois retiros de três anos, conduzidos pelo Lama, que também aspirava estabelecer retiros mais curtos no Darmata. Em 2017, houve a expansão da estrutura que hoje conta com alojamentos femininos e masculino, refeitório e um templo com capacidade para mais pessoas.
Entre 2017 e 2024, o CEBB Darmata acolheu diversos retiros e momentos especiais para a sanga. Em 2017, Lama Lhawang conduziu o retiro “A Causa Primária da Iluminação e as Bases do Treinamento”, que explorou os ensinamentos de Gampopa sobre o caminho para o despertar. Em 2018, Kaz Sensei ofereceu o retiro “Milagres de cada momento: pintando paz”, aprofundando os ensinamentos do Mestre Zen Dogen. Em 2019, o Darmata iniciou suas atividades online, conectando praticantes durante a pandemia. Em 2022, a Monja Jigme Choedzin ofereceu o retiro “As bênçãos do treinamento da mente em tempos desafiadores”. Em 2023, Monge Koho guiou o retiro Zen “Vida Simples como prática do Darma”, e em 2024, David Loy conduziu o Retiro Ecodarma, focado em meditação na natureza e gratidão.
Durante todos esses anos, o Lama Samten esteve presente regularmente, oferecendo retiros de ensinamentos e práticas, com o apoio dos tutores do CEBB, que fortalecem a sanga e o crescimento espiritual coletivo.
Gostaria de nos visitar em outro dia? Entre em contato através do número (81) 97304-7422.
Como Participar das práticas regulares do CEBB Darmata
Querida Sanga, todos estão convidados para estes momentos de encontro, silêncio e roda apreciativa em torno do Darma do Buda.
Não é necessário inscrição prévia e sua participação independe de contribuição financeira: a prática da generosidade (Dana Paramita) contribui para a continuação dos ensinamentos. Caso aspire e lhe seja possível contribuir, você pode fazer uma doação no momento da prática, por pix ou depósito. (Veja os dados aqui)
Não é necessário ter os livros que estão sendo estudados para participar. Caso queira adquirir, é possível encontrar diversos títulos:
19-21h | Meditação e Estudos Budistas (presencial na OSSAM – João Petry) Contato→
Retiro de Ano Novo “Deixar Ir – Um Repouso no Presente” Por meio da prática de “deixar ir”, encontramos,
Fazenda Nossa Senhora, Km 7, Zona Rural da cidade de Timbaúba, Pernambuco.
Para enviar correspondências ou encomendas para o
CEBB Darmata, escrever assim para a postagem:
Centro de Estudos Budistas Bodisatva Darmata
CEP 55.870-000
Caixa Postal 89 – Timbaúba – PE
“Não importa quanto poder ou recursos tenhamos,
a felicidade dependerá de nossa dimensão
de afeto, de carinho, de compaixão e de amor. O treinamento da mente permite o florescimento
dessas qualidades. Se não tivermos isso, nossa vida vai parecer infeliz e sem sentido.”
Lama Padma Samten
Os ensinamentos se sustentam e se expandem através de doações, desde os tempos do Buda Sakiamuni.
Da mesma forma, todas as ações do CEBB, em todo o Brasil, se mantêm pela generosidade das pessoas.
Cada CEBB tem sua própria autonomia financeira e mantêm atividades sem fins lucrativos voltadas inteiramente ao benefício dos seres.
Sua contribuição espontânea e com alegria no coração ajuda a manter este local.
Banco: Banco do Brasil
Titular: Centro de Estudos Budistas Bodisatva Darmata
Agência: 0446-4 | Conta corrente: 37.276-5