Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Monge Koho no Nordeste | Palestras e Retiros Zen

Com imensa alegria, anunciamos que o Monge Koho Mello estará vindo ao Nordeste para conduzir 6 atividades, incluindo palestras e retiros. Durante esses eventos, teremos a oportunidade de entrar em contato com o Budismo Zen e aprender mais sobre Ações Socialmente Engajadas.

O Monge Koho é um praticante e monástico ordenado no Budismo Soto Zen, além de exercer a função de co-diretor espiritual da Ordem Zen Peacemakers.

Veja abaixo a programação:

SALVADOR/BAHIA – 01 jun (quinta)
Local: UFBA

PALESTRA – 01/06 – 10h
“Ativismo socialmente engajado como prática contemplativa”
“Muitas pessoas sentem a necessidade de colaborar ativamente no sentido de vivermos em uma sociedade mais equilibrada e pacífica, em todos os sentidos. Nesse encontro, propomos a reflexão sobre aspectos relacionados ao nosso papel como agentes de transformação social, tais como a expansão do foco de nossas ações, os potenciais de realização e os riscos inerentes ao processo. Abordaremos ainda referências históricas que podem nos apoiar no sentido de nos mantermos saudáveis e gerarmos benefícios para todas as partes envolvidas.”
Público: comunidade interna e externa à UFBA
Horário: 10h
Local: Auditório do PAF V, Campus Ondina
Endereço: Av. Milton Santos – Ondina, Salvador – BA https://goo.gl/maps/SnRJyfr2p5nPdcMX6
(não precisa inscrição prévia)

OFICINA – 01/06 – 14h às 18h
Como manter o equilíbrio no papel de agente de mudança socialmente engajado – Metodologias e referências

Nesta oficina, nosso foco estará em compartilhar elementos práticos  de apoio ao equilíbrio sistêmico de agentes de transformação social de qualquer setor, os quais convivem com desafios constantes no cotidiano. A partir do reconhecimento da complexidade existente no desempenho desses papéis, que de certa forma todos nós desempenhamos. Partilharemos referências conceituais relativas ao tema e metodologias eficazes de aplicação imediata no plano individual e comunitário.
Público: Comunidade UFBA (prioritariamente)
Local: sala 404, PAF V, Campus Ondina
Endereço: Av. Milton Santos – Ondina, Salvador – BA https://goo.gl/maps/SnRJyfr2p5nPdcMX6
(inscrições em breve)

RECÔNCAVO/BAHIA – 02 a 04 jun (sexta a domingo)
Local: CEBB Recôncavo

RETIRO “A Prática da Compaixão no Zen”
Retiro baseado na identificação dos aspectos nos quais a Prática tradicional do Zen possibilita a manifestação da compaixão. O retiro visa proporcionar contato com as práticas zen budistas e sua aplicação no cotidiano, com aspectos ligados à espiritualidade socialmente engajada.
Qualquer pessoa interessada, sem distinção, poderá participar, sendo recomendável ter alguma experiência prévia de meditação, não necessariamente na metodologia do Budismo. Serão fornecidas informações, previamente, sobre as diretrizes gerais do Retiro, e quanto às Práticas e atitudes recomendáveis para uma experiência significativa e gratificante.
Local: O evento será presencial no CEBB Recôncavo, situado a 700 metros à direita na BA-510 (rodovia de Pedras) com acesso pelo km 25 da BR-420 (Santo Amaro a Cachoeira).

Inscreva-se aqui

RECIFE/PE – 05 jun (segunda)
Local: Neimfa

PALESTRA “Espiritualidade, Trans-Formação e Diálogo com a Periferia”
No dia 05 de junho, o Monge Koho Mello estará em Recife, às 19h30, no templo do NEIMFA (Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis) na comunidade do Coque em Joana Bezerra, oferecendo uma palestra sobre a relação da Espiritualidade com a Trans-Formação individual e comunitária em diálogo com a Periferia.
Local: NEIMFA – R. Jacarau, 31 – Coque/Joana Bezerra, Recife – PE
Horário: 19h30
Informações: (81) 9 9999 72 95 (WhatsApp)
(não precisa inscrição prévia)

JOÃO PESSOA/PB – 06 jun (terça)

PALESTRA “Como acalmar uma mente inquieta?”
No dia 06 de junho, o Monge Koho Mello estará em João Pessoa, às 19h, no auditório da Fundação Casa José Américo, oferecendo uma palestra sobre como encontrar paz e tranquilidade nesta sociedade hiper acelerada, de acordo com a visão do Zen.
Contribuição: R$ 30,00. Informações: (83) 99684-3520
Horário: 19h
Local:
Auditório da Fundação Casa José Américo
Av. Cabo Branco, 3336, Cabo Branco/JP
(não precisa inscrição prévia)

TIMBAÚBA/PE – 07 a 11 jun (quarta a domingo)
Local: CEBB Darmata

RETIRO “Vida Simples como prática do Darma | Retiro Zen no CEBB Darmata”
Neste retiro conduzido por Monge Koho, vamos ter a experiência e a prática de um retiro Zen na busca por reconectar com a nossa própria inteireza. Um Retiro Zen (Sesshin) é uma prática de introspecção e observação profunda. Durante o Sesshin, observamos e praticamos o Nobre Silêncio, procurando falar somente o mínimo indispensável durante as atividades em comunidade. Um Sesshin costuma ser uma excelente oportunidade de aprofundamento de nossa prática, especialmente se conseguimos nos engajar na concentração e no silêncio. É recomendável alguma experiência anterior com práticas meditativas, não necessariamente das Escolas do Zen, mas a pouca ou falta de experiência não é impeditivo para participação.
Local: Centro de Estudos Budistas Bodisatva Darmata, Fazenda Nossa Senhora, Km 7 Cx. Postal 89 – Zona Rural, Timbaúba – PE

Inscreva-se aqui

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA