Sexta, 13 de janeiro | 19h às 21h | no CEBB PoA (Garibaldi, 1368)
Com muita alegria, recebemos a nossa querida Monja Jigme Chöedzin!
Dizemos “nossa” pois foi a Andreia Souza, antes de ser ordenada monja, quem realizou um excelente trabalho de manutenção da casa do CEBB Porto Alegre. Ela fez parte do grupo que reabriu a sala na rua Guilherme Alves, no bairro Jardim Botânico (após bastante tempo fechada) e, por anos, conduziu práticas e estudos ali, fazendo lotar a sala com seu encantamento pelo Darma que atraía a todas as pessoas.
Leia abaixo um pouco mais sobre ela.
Monja Jigme Chöedzin
Após tentar por anos seguir o caminho Budista como autodidata, em 2002, conectou-se às atividades do CEBB. Em 2003, tomou votos formais de Refúgio e de Bodhicitta, sob as bênçãos do Lama Padma Samten, mantendo estudos, práticas e retiros sob sua orientação.
Em 2010, tomou votos formais de Upasika – preceitos de praticante laica – sob as bênçãos de S.S. o Dalai Lama, em Bodhigaya, na Índia.
Em 2013, seguiu para o Nepal, iniciando formato monástico de treinamento e recebendo ordenação de S.S. o Gyalwang Drukpa, chefe da Linhagem Drukpa do Budismo dos Himalaias. Nessa ocasião, recebeu o nome de Jigme Chöedzin, como passou a ser chamada.
Permaneceu, durante oito anos, entre Nepal, Índia, Tailândia e Butão, com foco em períodos de retiro.
Dentro do treinamento monástico, tem como principais mestres Gyalwang Drukpa e Jetsunma Tenzin Palmo.
Em 2020, concluiu cinco anos de estudos formais em filosofia Budista junto à Universidade de Kathmandu, Nepal – Rangjung Yeshe Institute.
Voltou ao Brasil em junho de 2021, num intervalo do seu treinamento formal, para servir à Sanga brasileira.
O tema da conversa que ela nos oferece busca conectar os/as praticantes do Brasil às práticas oferecidas no Oriente, pois ela mesma tem bastante das duas experiências para fazer essa travessia e, portanto, é capaz de nos guiar nessa ponte. Afinal de contas, o Darma faz sentido se é praticável nas nossas vidas. É mesmo possível viver esse caminho em meio a tantos compromissos e obrigações? Venha conosco nessa conversa com a Monja.
A atividade da sexta (13) introduz o retiro do fim de semana (14-15), e ambos podem ser realizados de forma independente.
É NECESSÁRIO INSCREVER-SE SEPARADAMENTE PARA CADA UMA
Contribuição Sugerida para a conversa
: R$ 40,00
PIX: eventoscebbpoa@gmail.com
Informações & Contato
E-mail: eventoscebbpoa@gmail.com
Inscreva-se aqui