Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Retiro “As Bênçãos do Treinamento da Mente em Tempos Desafiadores”

Retiro presencial com a Monja Jigme Chöedzin no CEBB Recôncavo.

Data:

16 a 18 de dezembro de 2022

Facilitadora:

MONJA JIGME CHÖEDZIN

Após tentar por anos seguir o caminho budista de um modo autodidata, em 2002, conectou-se e engajou-se nas atividades do CEBB. Em 2003 tomou votos formais de Refúgio e de Bodhicitta sob as bênçãos do Lama Padma Samten, mantendo estudos, práticas e retiros sob sua orientação.

Em 2010 tomou votos formais de Upasika – preceitos de praticante laica – sob as bênçãos de S.S. Dalai Lama, em Bodhigaya, na Índia.

Em 2013 seguiu para o Nepal, a fim de engajar-se no formato monástico de treinamento, recebendo ordenação inicial de S.S. Gyalwang Drukpa, chefe da Linhagem Drukpa do Budismo dos Himalaias. Nessa ocasião, recebeu o nome de Jigme Chöedzin, como passou a ser chamada.

Permaneceu durante oito anos entre Nepal, Índia, Tailândia e Butão com foco em períodos de retiro.

No treinamento monástico, teve como principais mestres Gyalwang Drukpa e Jetsunma Tenzin Palmo.

Em 2020 concluiu cinco anos de estudos formais em filosofia budista na Universidade de Kathmandu, Nepal – Rangjung YesheInstitute.

Voltou ao Brasil em junho de 2021 para um período de intervalo no seu treinamento formal, a fim de servir à sangha brasileira.

Local: 

CEBB Recôncavo, acesso pela rodovia BR 420 (Santo Amaro a Cachoeira), km 35 (localidade conheci BA-510, no sentido para a localidade de Pedras. Mais informações aqui: http://www.cebb.org.br/contato-cebb-reconcavo/da e identificada como km 25, por razões locais), situado a 700 metros após entrar na rodovia. Mapa, clique aqui.

Programação:

A contemplação e o cultivo dos “VERSOS RAIZ DO SUPREMO LOJONG”, composto pelo grande mestre ATISHA, abre-nos para a dimensão de um potente, transformador e extremamente prático ensinamento-instrução focado no treinamento da mente.

O aflorar da genuína felicidade é um dos frutos a serem colhidos por meio da abertura da nossa mente-coração. A aplicação e a natural constância do cultivo de instruções claras e diretas é o meio para obtermos a transmutação de situações desafiadoras em bênçãos.

Neste retiro, iremos combinar momentos de contemplação desses ensinamentos com a imersão na prática de meditação.

Ganhando experiência na combinação entre abertura, relaxamento e estabilidade, iremos resgatar qualidades naturais e saudáveis de nosso corpo, fala e mente. Qualidades e capacidades às quais os tempos desafiadores muitas vezes nos conduzem a esquecermos e/ou por elas ansiarmos – ávida e cansativamente –, numa busca constante e infrutífera por fontes exclusivamente externas de felicidade.

Assim, durante esse retiro, iremos, juntos, dar passos conscientes e firmes na direção de uma postura de corpo, fala e mente que nos abra para a dimensão das bênçãos. Bençãos que têm a natureza de serem autoconcedidas, aguardando apenas a abertura de nossa mente-coração para que sejam reconhecidas, acessadas e desfrutadas.

Sejam bem-vindos!

Programação do Retiro Presencial

Check-in: sexta-feira,16/12 das 16h às 18h
Término: domingo, 18/12 às 12h

Sexta-feira, 16 de dezembro

16h às 18h – Check-in
18h às 18h45 – Jantar
19h às 20h – Puja Prajnaparamita
20h às 21h30 – Abertura no Templo

Sábado, 17 de dezembro

5h30 às 6h – Meditação Silenciosa
6h às 7h – Puja Chuva de Bençãos
7h às 7h45 – Café da Manhã
7h45 às 8h – Atividades voluntárias (samu)
9h às 12h – Instrução/prática no templo
12h às 12h45 – Almoço
12h45 às 13h45 – Atividades voluntárias (samu)/descanso
14h às 17h – Instrução/prática no templo
17h às 18h – Atividade física
18h às 18h45 – Jantar
19h às 20h – Puja Prajnaparamita
20h às 21h30 – Instrução/prática no templo
21h30 – Recolhimento

Domingo, 18 de dezembro

5h30 às 6h – Meditação Silenciosa
6h às 7h – Puja Chuva de Bençãos
7h às 7h45 – Café da manhã
7h45 às 8h45 – Atividades voluntárias (samu)
9h às 12h – Instrução/prática no templo
12h – Almoço

Contato para informações

(71) 99973-6041 (Andreza)
(71) 98816-4699 (Marta Vila Flor)
(71) 99134-8455 (Ana – WhatsApp)
cebbreconcavoba@cebb.org.br

Contribuição

R$360,00 por pessoa.

Esse valor inclui todas as atividades, hospedagem em alojamentos coletivos (beliches) e alimentação ovolactovegetariana.

OBSERVAÇÃO: para reservar sua vaga, é importante que o depósito seja realizado no momento da inscrição. O número de vagas nos alojamentos do CEBB está limitado, ainda em decorrência da pandemia.

A sustentação das atividades do CEBB no Brasil todo é realizada unicamente pelo meio tradicional de sustentação das sangas budistas: a doação espontânea dos seus frequentadores. Ao mesmo tempo, praticamos o princípio de que ninguém deve deixar de ter acesso ao Darma por limitações financeiras. Caso não seja possível contribuir com o valor integral no formato proposto, por favor, entre em contato previamente conosco.

Sua contribuição apoiará a sustentação do CEBB Recôncavo e de suas atividades. Caso não seja possível contribuir com o valor integral, por favor, defina a contribuição que lhe for possível.

Que possamos trazer benefícios para todos os seres!

Dados bancários para as contribuições via transferência on-line:
Centro de Estudos Budistas Bodisatva Bahia (CEBB)
CNPJ 18.684.059/0001-01
Banco do Brasil
Agência: 0059-0
Conta Corrente nº 40675-9

Chave PIX: Número do CNPJ – 18684059000101

Remeter o comprovante pelo WhatsApp (71) 99973-6041.

Mais informações

O que você deve trazer: travesseiro, guarda-chuva, lanterna e repelente, além de roupa de cama e banho, pois não são disponibilizados.

Refeições: a alimentação na cozinha do CEBB segue a linha ovolactovegetariana. O cardápio é planejado para promover saúde equilibrada e apoiar as práticas de estudo e meditação. Inclui: café da manhã, almoço e jantar. Frutas da época ficam disponíveis.

Hospedagem: o CEBB dispõe de alojamento feminino e alojamento masculino.

Atividades voluntárias (samu): os participantes dos eventos no CEBB são convidados a praticar desenvolvendo atividades de limpeza e organização. As atividades voluntárias para manutenção dos espaços durante os eventos fazem parte do treinamento da mente e da energia e contribuem para a realização dos eventos de forma participativa e coletiva.

Transporte: cada participante é responsável pelo seu deslocamento ao CEBB Recôncavo. Com o intuito de ajudar os participantes, organizamos um grupo no WhatsApp para caronas solidárias. Você receberá o link logo após sua inscrição ser confirmada.

Em caso de algum eventual transtorno psicológico, é imprescindível o acompanhamento de um familiar no decorrer do retiro.

Protocolo Covid-19:

Devido à pandemia, estamos com o número de participantes reduzido. Se você deseja participar, faça sua inscrição tão logo receba essa comunicação.

Para além da comprovação do esquema vacinal com, pelo menos, duas doses contra COVID-19, os praticantes deverão observar o distanciamento físico no Templo e refeitório e manter constante higienização das mãos, durante todo o período de permanência no CEBB.

As medidas do protocolo de proteção poderão ser modificadas, à proporção que houver novas recomendações das autoridades sanitárias.

Enfatizando:

Você pode obter informações em:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/conecte-sus

De imediato, a Carteira de Vacinação Digital ou o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19, documentos digitais em PDF, deverá ser anexado na inscrição ou remetido para o e-mail cebbreconcavo@gmail.com, para que haja confirmação da inscrição e acesso ao CEBB Recôncavo.

Inscrições

Clique no link acima e preencha o formulário.
Vagas limitadas.
As vagas são reservadas após a comprovação da contribuição.
As inscrições serão encerradas em 09/12/2022 (sexta-feira).

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA