Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Vivências, Imersões e Retiros no CEBB Caminho do Meio

Veja como funciona para passar um tempo no CEBB Caminho do Meio

O CEBB Caminho do Meio é a Aldeia e o Centro de Retiros mais antigo e consolidado dentro da rede dos CEBBs. Desta forma, muitos praticantes o procuram para aprofundar seus estudos e prática de meditação com uma rotina favorável e retirados de suas atividades cotidianas.
Entendemos que esse processo só faz sentido para alguém que já esteja engajado em uma prática regular, bem orientado e integrando minimamente a prática em seu cotidiano (é importante, para a própria natureza da prática, que a vinda para uma Aldeia não seja uma “fuga da vida”). Assim, consideramos que só devem vir para imersões e retiros aqueles praticantes que já estejam inseridos no Programa de Tutores e Facilitadores do Darma, em um processo que seja avaliado conjuntamente entre o praticante, seu tutor e os tutores locais do Caminho do Meio. Assim, em cada caso será combinado o formato da prática, a rotina específica e a contribuição financeira do praticante para viabilizar o processo.

Formatos

Dependendo das condições locais e da maturidade na prática, essa inserção na Aldeia pode se dar em quatro formatos básicos:

  • Vivência: O praticante vem para uma programação específica, com início, meio e fim, que inclui uma mistura entre estudos, práticas e trabalhos voluntários do cotidiano da Aldeia. Ao contrário das imersões, as vivências são abertas a todos os potenciais interessados. Acompanhe o calendário de eventos do Caminho do Meio para checar as próximas vivências.
  • Imersão: O praticante fica imerso no dia-a-dia do CEBB, acompanhando estudos, práticas e trabalhos voluntários do cotidiano da Aldeia, concatenando isso com sua prática pessoal, com auxílio dos tutores. O praticante vem para passar um tempo inicial de, no máximo, um mês, que pode ser renovado / prolongado.
  • Retiro Aberto: Nesta modalidade, o praticante já tem um grau de estabilidade na prática para se focar principalmente em um programa individualizado de prática, combinado com seu tutor, mas ao mesmo tempo permanecendo em contato com o cotidiano da Aldeia. Neste formato, o praticante faria suas práticas individuais na sala de meditação, faria suas refeições no Refeitório do CEBB e dormiria nos alojamentos coletivos.
  • Retiro Fechado: Nesta modalidade, o praticante se retira, por um tempo determinado, do convívio no cotidiano da Aldeia. Assim, ele faz suas práticas, come e dorme isolado, na casa de retiros do CEBB Caminho do Meio ou do CEBB Bacopari.

Esses formatos podem se misturar ou se alternar numa mesma vinda, a partir do que for combinado em cada caso.
Que muitos seres possam se beneficiar das diversas formas de auxílio a prática que podemos oferecer!

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA