Novo Templo do CEBB Akanishta (Bacupari/RS)
O mais novo templo do CEBB, que acolherá 250 pessoas para retiros de ensinamentos budistas e meditação, teve sua construção iniciada em dezembro de 2023, na Aldeia CEBB Bacupari, em Mostardas, Rio Grande do Sul, contando com a participação de muitas pessoas.
“É o sonho em conjunto de muitas pessoas e o esforço delas. Agradecemos à arquiteta Mari Girardi, ao engenheiro Rodrigo Terra e ao Pedro Machry que está executando a obra. Também à Andiara Paz e ao Ricardo Pellegrini, ao Victor Cury que está fazendo os estudos para os esgotos ecológicos, e a várias outras pessoas e equipes que foram contratadas para diferentes etapas como o estudo do solo. São muitas horas de sonho, de reflexões sobre como a gente vai acolher as pessoas e vai fazer bons eventos, como tudo vai funcionar”, explica Lama Padma Samten.
A busca por uma forma de vida em maior harmonia com a natureza, mais favorável para a saúde, para a economia doméstica, e que, principalmente, possibilitasse o aprofundamento e a prática do Darma, fez surgir há 20 anos a primeira Aldeia CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) Caminho do Meio, em Viamão, no Rio Grande do Sul. Atualmente, lá residem várias famílias e é onde está instalada, desde 2010, a Escola Caminho do Meio, que atende crianças, de dentro e de fora da comunidade, a partir de um ano de idade.
“Estamos dentro de um mundo que se organiza de um jeito, mas, de repente, inventamos outra forma de nos movimentarmos. Nós sonhamos, desenvolvemos essa coragem e nos colocamos em marcha”, contou o Lama Padma Samten ao relembrar o início deste movimento das Aldeias, durante o Retiro de Verão de 2017, que teve como um dos temas abordados o Projeto Terras Puras.
De 1997 para cá, as Aldeias foram se expandindo e amadurecendo, gerando benefícios e oportunidades para quem ali vive ou busca um local mais apropriado para a realização de retiros curtos ou longos.
Hoje, contando com a Caminho do Meio, são dez Aldeias CEBB espalhadas pelo Brasil: Alto Paraíso, em Goiás; Mendjila, na região de Canelinha, em Santa Catarina; Recôncavo, em Santo Amaro, na Bahia; Sukhavati, na região metropolitana de Curitiba, Paraná; Darmata, em Timbaúba, Pernambuco; Akanishta, em Bacupari, município de Mostardas; e Jetavana, em São Francisco de Paula; as duas últimas no Rio Grande do Sul. E as mais recentes: Abhirati, em Juiz de Fora, Minas Gerais e Dewachen em Jarinu, São Paulo.
“Nós pegamos essa substância que é a energia que constrói as coisas, esse fio dourado, e tecemos uma teia na direção que achamos mais favorável. É isso que estamos fazendo. Cada uma dessas iniciativas tem suas dificuldades, mas seguimos com paciência, mantendo os propósitos, e as coisas vão se resolvendo”, explica o Lama Padma Samten.
Na sua visão, uma das questões cruciais deste movimento é a constatação de que é possível ir na contramão do processo econômico operando através dos méritos.
“Não temos nenhuma fonte de recursos a não ser a própria Sanga, utilizamos o mesmo método do Buda: o da tigela. A prática no mundo é gerar méritos, trazer benefícios. O mérito é o engajamento verdadeiramente positivo que permite que as pessoas sejam beneficiadas e, à medida que elas são beneficiadas, surge essa energia e tudo anda”, acrescenta.
“O movimento geral das Aldeias trabalha com o conceito de Terras Puras, onde as melhores qualidades das pessoas de todas as idades podem se desenvolver em harmonia com visões orgânicas de educação, arquitetura, geração e uso de energia, sustentabilidade, e presença equilibrada no ambiente natural, tratamento biológico dos efluentes, saúde e alimentação equilibradas, bons relacionamentos e convívio. Gerando tais méritos, teremos a base adequada para aprofundar nossa ação na forma dos estudos do Darma do Buda, buscando a superação das nossas limitações e o pleno desenvolvimento do nosso potencial búdico”, descreve o Lama. Ele explica:
“Usamos o sistema das mandalas como forma de organização, que acontece graças à energia vinda dos corações conectados ao brilho autônomo e incessante dos Budas e suas bênçãos ilimitadas”.
Trecho extraído do site da Revista Bodisatva:
http://bodisatva.com.br/o-mundo-e-de-um-jeito-ou-pode-ser-de-outro/
O CEBB Akanishta é um centro de retiros longos situado na Lagoa do Bacupari, em Mostardas, RS. Sua vocação especial é apoiar a prática das pessoas que buscam focar no aprofundamento do Darma por meio dos retiros dirigidos pelo Lama Padma Samten.
Depois de ouvir, entender e praticar mais extensamente o roteiro de 21 itens do treinamento do CEBB, o interesse de aprofundar as contemplações em um local silencioso, distante dos centros urbanos, pode brotar. E florescer nos Centros de Retiro das Aldeias do CEBB, que são os ambientes mais apropriados para isso, por sempre terem um grupo de pessoas em retiro longo, praticando em Sanga.
Aliás, desde 2015, a área de retiros do CEBB Akanishta está em constante expansão, realizando as aspirações da Sanga de se estabelecer em locais isolados para praticar, apoiados pelo modo de vida contemplativo em meio à natureza.
Desde 2020, o Lama Padma Samten oferece um retiro centrado na prática de meditação, durante o verão, no CEBB Akanishta. O número de participantes é sempre limitado devido à restrição de espaço. Com a construção do Templo, será possível acolher um número significativamente maior de praticantes.
“Eu espero que a gente consiga fazer uma sala boa lá [no Bacupari], para poder receber as pessoas. E as pessoas que queiram ficar depois durante o ano, durante três meses ou seis meses praticando, que possam ficar. O ambiente convida para isso, essa é a ideia”. Foram as palavras do Lama no Retiro de Verão 2024, no Templo do CEBB Alto Paraíso.
Se os seus olhos brilham, quando você pensa em participar da construção dessa Terra Pura, junte-se a nós, traga suas boas ideias, a sua energia.
“Reze pela Sanga como um todo. Aspire que todos tenham saúde e energia para seguir engajados em suas ações meritórias. Coloque sua lucidez, alegria e energia em movimento para benefício das pessoas dessa geração e das gerações vindouras. Coloque seus olhos de amorosidade nos jovens, nas crianças, nas pessoas de todas as idades e culturas. Manifeste seu coração pelo equilíbrio da natureza e pela proteção dos seres de todas as expressões e aparências que com sua presença enriquecem a vida como um todo.
A duração de nossas vidas biológicas é incerta, o melhor tempo é quando vivemos de modo amplo, com os olhos e a mente lúcidos mesmo em meio às aparências que surgem e cessam sem direção. Veja, desse modo a energia dos Budas surgirá em você como bênçãos incessantes e radiantes. Beneficiar os seres é ajudá-los a liberar-se da cultura mental do samsara e apropriar-se de seu potencial búdico, de sua lucidez natural e energia autônoma. Alegria!”
RETIROS
Os retiros de inauguração foram cancelados devido aos eventos climáticos ocorridos no Rio Grande do Sul. O Lama Padma Samten oferecerá retiro de 18 de janeiro a 02 de fevereiro no CEBB Sukhavati (inscrições em breve). Se você já havia se inscrito nos retiros de inauguração, aguarde instruções.
Esta é uma excelente oportunidade de praticar a perfeição da generosidade, que torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. Você pode oferecer o que for possível em contribuição única ou contribuições mensais, independente de participação no Retiro 2025.
As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.
O PIX para depósitos é o cebbtemploakanishta@gmail.com.
ou
Banco do Brasil
Agência: 0628-9
CC: 50125-5
CNPJ 94958949/0001-42
Outra possibilidade de contribuir com o investimento para a construção do Templo é associar-se ao projeto, construindo um espaço pessoal na área do CEBB Akanishta. E assim, viver em Sanga, podendo aprofundar a prática em contato com a natureza.
Para sanar dúvidas sobre o retiro, constribuições ou espaço pessoal na Aldeia Akanishta, entre em contato com retirosbacupari@gmail.com.
Que os méritos se estendam e toquem a todos os seres!
Julho 2023
Projeto arquitetônico do Templo
Mari Girardi, arquiteta inspirada e amiga, dedicou-se a criar o projeto do novo templo que unisse beleza arquitetônica com os princípios de serenidade e harmonia e que pudesse acolher muitas pessoas em suas práticas.
Dezembro de 2023
Bençãos do Lama
No dia 8 de dezembro de 2023, dia da Iluminação do Buda, foram realizadas as bênçãos para o início da construção do templo, que foi batizado pelo Lama Padma Samten como Akanishta: o local onde a verdade mais profunda é revelada. Com o apoio de muitas pessoas e a energia incansável do nosso mestre, chegamos a esta etapa. Acima o vídeo deste dia especial de consagração.
Março de 2024
Fundações em concreto
Imagem da fundação – vista de cima
Estão sendo feitas as fundações em concreto da obra. Na sequência serão levantadas as paredes e depois construída a estrutura do telhado em madeira.
Quem está executando a obra é o Pedro Machry, parceiro da sanga e braço direito do Lama Padma Samten nas edificações e manutenção das aldeias.
Abril de 2024
Fundações em concreto
Foto da Regina Iria
Finalização da fundação em concreto e início do contrapiso.
Maio de 2024
Levantamento das paredes
Foto do Lama Padma Samten
Contrapiso finalizado e o levantamento das paredes quase completo.
Junho de 2024
Finalização das paredes do templo
Foto da Mariana Molinari
Levantamento das paredes do templo finalizado.
Foi arrecadado até o momento o valor de R$399.468,36. A estrutura de concreto armado e paredes foram finalizadas em junho com total investido de R$336.005,11.
Julho de 2024
Revestimento das paredes
Foto de Andiara Paz
Etapa de revestimento das paredes internas do templo.
As próximas etapas envolvem revestimento de paredes, cobertura, esquadrias, revestimento de pisos, elétrica, pintura e deck da área externa, com previsão de investimento de R$ 568.092,00.
Uma parte importante dessas próximas etapas se refere a cobertura (telhado) do templo, que envolve um investimento de aproximadamente 350 mil reais. Esse valor precisa ser arrecadado para que essa próxima etapa possa ser iniciada.
Se você se alegra em fazer parte desse sonho e quer apoiar a construção do templo Akanishta, veja as informações na seção Como apoiar desta página ou escreva para retirosbacupari@gmail.com.
Agosto de 2024
Revestimento das paredes
Foto de Mariana Molinari
Etapa de revestimento das paredes externas do templo.