Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Search

Áudio do Retiro de Verão 2016 #10 – Controle de Qualidade, Instruções Piedosas

Áudio dos ensinamentos de Lama Padma Santem no 4º dia do Retiro de Verão 2016, no CEBB Caminho do Meio (Viamão, RS)

Transcrição de um trecho do ensinamento

Materialismo espiritual
“A fixação à identidade dentro do caminho espiritual conduz àquilo que é chamado de materialismo espiritual. Aquilo é uma dificuldade porque, por exemplo, a gente senta e apruma a roupa, aquilo tem que ficar bonito, como eu, todo arrumado aqui. A pessoa tem que estar composta, toda arrumada e composta. A pessoa tem uma identidade que está ali.
(…)
É comum vocês encontrarem grandes mestres que dizem: eu não tenho qualidades. Então isso está ligado à liberação da identidade. Isso eu também ouvi uma vez e me impressionou quando Sogyal Rinpoche estava apresentando Trulshik Rinpoche em uma palestra, em um auditório enorme, três vezes maior do que aqui, um monte de gente, e o Sogyal Rinpoche comovido, lembrando da biografia do Trulshik Rinpoche, que morreu recentemente. E aí quando Sogyal Rinpoche, que era o tradutor do Trulshik pra vocês terem uma ideia, terminou de falar, o Trulshik Rinpoche disse: eu não tenho essas qualidades como foi apresentado.
Eu confesso pra vocês que eu fiquei decepcionado, porque se tal mestre que tinha vivido a vida inteira em retiro não tinha essas qualidades, a nossa chance…e eu pensei: ops, estamos com um problema. Aí ele disse: se é que eu tenho alguma qualidade, é de conexão com a mente do meu guru. E eu pensei: ta aí o pulo do gato. Claro, esse é o ponto. Aquilo não é a mente dele, ele não está pensando “eu sou isso”, mas ele tem a mente do guru dele.
Então a gente avança não porque a gente se torna alguma coisa importante, a gente avança porque a gente manifesta uma mente de sabedoria que não é de ninguém. Esse é o ponto. Então, por exemplo, quando a gente está no caminho, a gente pode escorregar pra dentro do materialismo espiritual. É natural também que a gente comece dentro da perspectiva autocentrada do materialismo espiritual. “Eu quero ser isso, eu quero ser aquilo, eu acho importante isso, eu acho importante aquilo, eu progredi, eu tô assim, eu tô melhor, eu sou mais importante que os outros que estão começando”. Então a gente pode ter essa visão. Isso é materialismo espiritual.
A gente pode competir com o outro também e se sentir ofuscado porque tem alguém brilhando. Isso é materialismo espiritual. Aí a gente precisaria lembrar que, mesmo que alguém brilhe muito, isso não importa. Se a pessoa brilha genuinamente, não é ela que brilha, é o Buda primordial dentro que brilha, não é a pessoa, aquilo não são qualidades pessoais. E o fato de alguém brilhar não impede que outro brilhe, que outro brilhe. Quanto mais pessoas estão brilhando, mais gente vai brilhar. E na verdade não é o brilho das pessoas, é o brilho da natureza lúcida da mente.”
—Lama Padma Santem

Download do áudio

Para baixar o MP3, clique abaixo com o botão direito em “Download” e selecione “Salvar destino/link como…”.
[powerpress]

Principais temas

Controle de qualidade; autocentramento; Bodichitta; devoção; guru yoga; energia estável e mãe Darmata; sabedoria primordial; liberação da linguagem da identidade; materialismo espiritual; ação no mundo; ensinamentos que levem até o final do caminho; obstáculos do corpo; perguntas e respostas.

Vídeo do ensinamento

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos relacionados