Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Como equilibrar a nossa energia?

Pergunta: Como equilibrar especificamente a energia do elemento terra e éter?
Resposta de Lama Samten: Vejamos através do contraste dos elementos terra e éter para iniciarmos a explicação: sobre o elemento terra, por exemplo, observamos que qualquer acontecimento ao redor produz uma flutuação em nossa vitalidade, isto pode produzir doenças, que é o desequilíbrio do elemento terra. Agora, analisando isto, olhamos o elemento éter que movimenta o aspecto elétrico da nossa conexão dos sentidos físicos com as nossas respostas.
Então, vemos o movimento de nossas mentes, estimulados por esta eletricidade que, de modo geral, é autônomo. Significa o vínculo que temos com o samsara, que brota deste modo. Mas aqui vamos precisar de uma autonomia. Vamos brotar deste ponto e gerar uma autonomia quanto a isto. Acredito que a explicação não precisaria ir mais longe que isso. O ponto seguinte seria a pessoa meditar. Meditar em silêncio, ela poderia também caminhar em vários lugares e ver como que este aspecto elétrico se manifesta.
O samsara é assim: nós temos uma ideologia, um aspecto cognitivo que quando algo aparece “eu devo responder de um certo jeito”. Nós já temos a resposta pronta.
Nós temos não só a resposta pronta, como também a ideologia que justifica a necessidade de responder. Temos a ideologia que justifica o tipo de resposta que nós propiciamos. Temos a justificativa cognitiva que amplia a intensidade de nossa resposta e trata de sustentá-la.
Então, como nós estamos ultrapassando os obstáculos cognitivos nas partes anteriores do treinamento, agora, ao caminhar na rua, já não estaremos com esta idéia de como vamos responder mais rápido a isto ou àquilo, já estaremos observando como que cada um destes elementos surgem. E, neste momento, vamos caminhar com os elementos equilibrados: os elementos terra, água, fogo, ar e éter equilibrados.
Este equilíbrio se obtém pela descomplicação, pela remoção dos itens que acionam respostas automáticas, não é por um controle. Poderíamos novamente lembrar aquele exemplo que diz que podemos criar um poste chamado paz, liberdade e equilíbrio, nos amarramos ali, mas não vai funcionar, porque o controle não é o ponto. Mas vemos que há este processo autônomo, ele é possível.
Veja mais ensinamentos do Lama Samten sobre o equilíbrio da nossa energia por meio da estabilização dos 5 elementos aqui.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA