Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Search

Como se comportar diante de um lama

“A respeito do lama, há muitas diferentes recomendações tradicionais. Diz-se, por exemplo, que numa sala de prática, ninguém deve se sentar com os pés para frente. Se tiverem meias ruins, por exemplo, então cubram os pés com alguma coisa. Não podemos olhar o mestre diretamente (provavelmente, isso não vai funcionar no Ocidente!). Só sentem depois que o mestre se sentar e não obstruam o caminho; quando ele vem, abrimos espaço.
Claro que tudo isso faz sentido como uma forma de respeito à origem dos ensinamentos. Se os achamos importantes, é natural que revelemos sem descuidos essa conexão. Esse é o ponto. É natural que entendamos que os lamas são fonte de refúgio. O que isso significa? Significa que os lamas abrem a mandala. Qualquer pessoa que abra a mandala é um lama, reconhecido ou não. Aquele que não abre a mandala, reconhecido ou não, não é um lama! Abrir a mandala significa revelar um ambiente de sabedoria, de sabedoria natural. É revelar o mundo como um ambiente de perfeição, onde podemos praticar. É dar sentido ao mundo onde vivemos, é introduzir uma paisagem de sabedoria para a nossa vida. Dentro dela, as coisas fazem sentido e a prática espiritual também faz sentido.
O lama nos introduz nessa mandala e paulatinamente nos leva para o seu centro, onde sentamos inseparáveis do Buda. O centro da mandala significa entendermos cada pedacinho das manifestações ao nosso redor, em uma perspectiva de perfeição. Entendemos cada experiência na perspectiva da natureza que não nasce e não morre – esse é o centro da mandala. Os lamas abrem essa mandala e nos conduzem por dentro dela, esse é o ponto mais importante de nossas vidas.
Por isso é fundamental que não diminuamos o lama, no sentido de pensar que temos coisas mais importantes ou dispersão na mente, e deixemos de dar atenção a esse fato. Todas as atenções ao lama têm esta origem. Dizemos: não caminhe na frente do Lama, não bloqueie o caminho ou fique conversando e bloqueando a passagem. Estas são as recomendações básicas em uma sala ou convívio.”
Lama Padma Samten

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos relacionados