Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Introdução ao Budismo e à Meditação | atividade mensal

1 vez por mês | domingos (próx. 14.4) | 10h às 12h | online

Essa atividade é pensada para você que está buscando iniciar o caminho budista, mas também pra você que é só uma pessoa curiosa dessa tradição, e ainda será de muito benefício se você quiser “simplesmente” meditar em silêncio.

Na primeira hora, vamos tratar das bases do budismo, e para isso vamos lançar mão de passagens da vida do Buda, retiradas do livro Budadarma.

Na segunda hora, vamos introduzir os elementos de corpo, fala e mente da meditação shamata (calmo sentar) focada na respiração, nos lungs (energia) dos cinco elementos (terra, água, fogo, ar e éter).

Os encontros são independentes, mas também podem ser aproveitados como uma sequência, pois os termos e abordagens vão se somando.

“Primeiro ele se liberou do desejo e do mal. No primeiro estado meditativo ele provou o êxtase e a alegria. Ele avançou para o segundo estado meditativo, e ao cessar a atividade descontrolada da mente, mergulhou no êxtase meditativo. Avançando para o terceiro estado meditativo, ele entrou num estado de equanimidade e extinguiu prazer e dor, alegria e pesar. Passando para o quarto estado meditativo, com uma mente tranquila, pura, imaculada e flexível que não podia ser perturbada por coisa alguma, ele contemplou suas vidas passadas. Ao cair da primeira noite, enquanto recordava em detalhes as numerosas vidas do passado distante, ele atingiu a primeira sabedoria, deixou para trás a ignorância e dissipou a escuridão.”
Budadarma – Livro I, Cap, II – A Conquista de Mara

 

Introdução ao Budismo e à meditação
facilitador: José Benetti, tutor do programa de facilitadores do CEBB, orientado pelo Lama Padma Samten.

Dedicaremos parte do encontro para introduzir o Budismo no seu aspecto histórico e também vivencial e parte para a introdução à meditação, com as posturas de corpo, de fala e de mente. A meditação será basicamente a do calmo permanecer (shamata), em sessões de 15 minutos.

Introdução ao Budismo e à Meditação
7.4 | dom
10h às 12h
online através deste link

Próximas datas:
3.3
14.4
5.5
9.6

Não é necessário inscrição. A doação espontânea apoia fortemente as atividades do CEBB Porto Alegre. Faça sua doação via PIX (pixcebbpoa@gmail.com).

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA