Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Sobre nossas Práticas e Estudos

Prática de Corpo e Meditação

Prática recomendada para iniciantes
Práticas corporais (corpo), respiratórias (fala) e meditativas (mente).
Nessa prática, experienciamos o corpo como suporte e caminho para a meditação.
Por meio de posturas e exercícios respiratórios, com base na consciência do corpo e da respiração, aprofundamos o relaxamento e soltamos a tagarelice habitual da nossa mente.
Repousados no momento presente e conectados com o que está acontecendo no corpo e na mente, a meditação se tornará natural e descomplicada. Assim, experimentaremos os benefícios dessa prática transformadora em nossas vidas.

QiGong

Prática recomendada para iniciantes
Exercícios terapêuticos da Medicina Chinesa, que combinam concentração mental, mobilização global do corpo e exercícios respiratórios.
Praticado há mais de 4.000 anos, os exercícios se desenvolveram nos monastérios, com a finalidade de melhorar a vitalidade dos monges. Atualmente, na China, o QiGong é praticado nos parques públicos, hospitais e escolas, para prevenção, tratamento e manutenção da saúde.
*ALGUNS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA:
– Proporcionar saúde e vitalidade para o corpo
– Serenar e aquietar a mente/emoções
– Diminuir o estresse e a ansiedade
– Fortalecer o sistema imunológico
– Fortalecer músculos e tendões
– Melhorar a circulação sanguínea
– Regular a pressão arterial
– Melhorar a postura, flexibilidade, equilíbrio e memória

Estudo do livro “Mandala do Lótus”

Estudo recomendado para iniciantes

Quando nos construímos, construímos a realidade e quando construímos a realidade, construímos a nós mesmos. Ao construirmos mundos favoráveis, terras puras e manifestações de sabedoria, nossa ação positiva se torna natural, livre, desobstruída, compassiva e amorosa, livre de artificialidades.
Lama Padma Samten

Neste livro, o Lama Padma Samten aborda os temas da cultura de paz, a possibilidade de harmonia entre as diferentes visões e a diversidade como riqueza.
O estudo oferece uma trajetória de visão, meditação e ação no mundo como estratégia para transformar nossas visões estreitas em visões mais amplas e compassivas.

Estudo e Meditação: O Darma do Buda no Mundo (linha temática de ensino do Lama Samten)

Estudo recomendado para iniciantes
Quais as causas do nosso sofrimento/insatisfatoriedade e como a liberação pode ocorrer?
Como a contemplação das três primeiras Nobres Verdades potencializa o nascimento no lótus e o surgimento dos meios hábeis, para nos livrarmos do nosso próprio sofrimento e beneficiarmos os seres?
Nesta linha temática, o Lama Padma Samten aborda as dificuldades do samsara, demonstrando como o nosso mal-estar é construído artificialmente, portanto, possível de ser desconstruído. Segue com ensinamentos sobre a geração de Bodicita e introduz a visão de que a liberação é possível, pois a nossa natureza é livre e está além de todos os sofrimentos, identidades e bolhas.

Estudo do livro “Meditando a Vida”

Estudo recomendado para iniciantes
O estudo do livro “Meditando a Vida”, do nosso mestre Lama Padma Samten, é especialmente indicado para iniciantes, mas, apesar de introdutório, é também profundo e abrangente. Portanto, aqueles que já praticam também se beneficiarão.
O foco desse estudo é contemplar a nossa própria vida cotidiana com a lente dos ensinamentos budistas, tornando-os vivos e aplicáveis.

Não importa quanto poder ou recursos tenhamos, a felicidade dependerá de nossa dimensão de afeto, de carinho, de compaixão e de amor. O treinamento da mente permite o florescimento dessas qualidades. Se não tivermos isso, nossa vida vai parecer infeliz e sem sentido.
Lama Padma Samten

 

Budismo para Iniciantes

Prática recomendada para iniciantes
Nesta roda de conversa que acontecerá sempre nos primeiros sábados de cada mês, iremos apresentar algumas ideias iniciais a respeito dos ensinamentos, além de tirarmos dúvidas e trocar experiências sobre a prática budista.

O budismo pode ser apresentado como um remédio para tratar a perda do reconhecimento de nossa natureza ilimitada. Seu efeito é curar-nos da experiência de existência limitada, com etapas de nascimento, crescimento, envelhecimento, doença e morte.
Quando o Buda era um príncipe, percebeu que todos os seres sofriam de uma mesma doença […] Embora todos tenhamos a doença, podemos não percebê-la.
Lama Padma Samten

 

Darma com Pipoca

Prática recomendada para iniciantes
O Darma com Pipoca é uma prática que proporciona o encontro entre o Darma (os ensinamentos budistas) e o cinema (com pipoca, é claro!).
Assim, temos a oportunidade de conhecer um pouco mais do budismo através da sétima arte e do encontro com a sanga.
Iniciamos com um momento de meditação. Depois, fazemos uma breve apresentação seguida da exibição do filme. Uma boa conversa sobre o filme e o Darma encerram a prática.

Corpo que Medita

Por meio de posturas simples provenientes do Hatha Yoga, movimentos corporais básicos de alongamento, respiração consciente, relaxamento corporal e meditação, treinaremos o retorno à sensibilidade corporal, visando o estabelecimento de corpo, fala(energia) e mente a seus estados naturais.

Saiba como participar das práticas: https://cebb.org.br/praticas-presenciais-e-online-cebb-salvador/

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA