Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

"O mar continua, o mar é que importa"

Trecho dos ensinamentos de Lama Padma Samten durante o retiro de verão, de 17 a 24 de fevereiro, no CEBB Caminho do Meio (Viamão/RS). Transcrição de Carolina Bastos.

“As coisas não são sólidas. Se elas não são sólidas é porque elas emergem, elas coemergem, as aparências coemergem. Então eu preciso entender isso. Isso é uma vacuidade lúdica. Não estou me dando conta que as coisas não existem. Estou me dando conta de como é que elas aparecem, como elas surgem. Eu vou utilizar esse mecanismo para ultrapassar o sofrimento e trazer benefício aos seres. Então essa vacuidade ela não é o objetivo final, a gente vai adiante na prática. Tampouco é a manipulação dessas aparências é nosso objetivo. Nós vamos localizar que além dos fenômenos de indexação e coemergência existe uma natureza livre. Se as coisas surgem por coemergência elas brotam. Desse modo existe um estado anterior de brotar. […] “O ensinamento do Buda é assim: esse conjunto de surgimentos e de dissoluções não importa. O que importa realmente é que tem uma natureza livre, uma condição estável fora desse surgimento e dissolução. […] O mesmo lugar onde as ondas surgem é o mesmo lugar onde as coisas desaparecem. Por isso tem aquela analogia com o mar. O mar continua, o mar é que importa.
Aqui, enquanto estamos estudando prajnaparamita, estamos nos dando conta que as ondas e os formatos das ondas evocam coisas mas são apenas ondas, aquilo surge e cessa. Eu posso também fazer essas ondas surgirem. Eu posso olhar as ondas de diferentes modos, produzindo outras aparências, mas esse fenômeno não é o mais importante, o mais importante é que há essa natureza livre. Então quando a gente pensa no mar, naquilo que é “sólido”, nós pensamos como a grande espacialidade. Dessa grande espacialidade surgem as formas e as formas se dissolvem. O surgimento das formas vamos chamar luminosidade, e o fato de que elas são coemergentes, que elas não tem substancialidade em si mesmas, é chamado de vacuidade.
Vacuidade é uma característica da luminosidade. […] As aparências que surgem por luminosidade, elas são vazias. São como traços no ar, como faíscas atmosféricas. Elas são como sons, como ecos. Existem vários exemplos da vacuidade.
A vacuidade surge desse modo, a aparência da vacuidade surge assim. E como nós estamos presos às aparências das coisas como se fosse externa a nós, fixa e real, nós estamos presos à insatisfatoriedade, à impermanencia ao sofrimento. Nossa mente, operando ligada a essas aparências, passa por insatisfatoriedade, impermanência e sofrimento. Inevitável! Assim, a insatisfatoriedade, a impermanência e o sofrimento… os próprios sofrimentos! A roda da vida é a história disso.
Mas como nós estamos tão sérios dentro dessas realidades, fazendo tantos esforços, a gente tem a sensação de que isso é o mundo completamente sólido, por isso a gente precisa de prajnaparamita, que olha as formas, as sensações, a formação mental e a consciência como vacuidade.”

Vídeo do ensinamento

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA