Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Como responder com resiliência à crise climática?

Como responder com resiliência à crise climática? | ONLINE e PRESENCIAL
CEBB Florianópolis | 29 de maio de 2024, 20h
Lama Padma Samten, Sensei David Loy e convidados

 

O cenário atual de crise climática – evidente com a catástrofe que arrasa o Rio Grande do Sul e demais áreas do Brasil e do mundo com eventos extremos – nos convoca a refletir e agir com profundidade, para além das necessárias e fundamentais manifestações de solidariedade. Por que estamos vivenciando tantas inundações, secas, temperaturas extremas? Nossos desafios são apenas ecológicos ou estes são apenas a superfície de algo mais complexo? Como chegamos até aqui e como respondemos de uma maneira mais clara e profunda aos desafios atuais?

Os sinais da crise apontam que sua base não está apenas nas questões ecológicas, sociais ou econômicas, mas que revelam uma profunda crise espiritual. A necessidade de desenvolver uma perspectiva mais ampla nos convoca a ouvir outras vozes para além daquelas que criaram esta crise multifacetada.

Para contemplar estas questões, o CEBB Florianópolis receberá Lama Padma Samten e o sociólogo, professor de Zen-Budismo, escritor e ativista sensei David Loy. Fundador do Rocky Mountain EcoDharma Center, no Colorado, EUA, David Loy é autor de diversas obras, entre elas a traduzida para o português “Ecodarma: Ensinamentos budistas para a urgência ecológica”. Também estarão conosco monge Genshô, orientador espiritual e fundador da Comunidade Zen-Budista Daissen e lideranças indígenas (a confirmar).

Convidados

Lama Padma Samten é físico pela UFRGS, Alfredo Aveline deu aulas na universidade por 20 anos. Ativista ambiental, fundou em 1986 o CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) e largou a docência para dedicar-se à espiritualidade. Em 1996 foi graduado Lama budista por seu mestre, Chagdud Rinpoche, tibetano fundador do Templo de Três Coroas. Hoje, Lama Padma Samten – dedica-se à ciência, à espiritualidade e ao movimento ecológico.

David Loy é um professor Zen, ativista, sociólogo e fundador do Centro de EcoDarma das Montanhas Rochosas (Rocky Mountain EcoDharma Center), no Colorado, EUA. Escritor prolífico, seu trabalho tem usado o entendimento budista da vacuidade para analisar a história do ocidente e os problemas globais contemporâneos. Loy atua em diversos grupos e movimentos, incluindo o Extinction Rebellion e os Zen Peacemakers.

Monge Genshô é orientador espiritual e fundador da Comunidade Zen-Budista Daissen, com sede em Florianópolis e cerca de 40 centros de meditação espalhados pelo Brasil. É sucessor do mestre japonês Dōshō Saikawa Roshi. Escreveu os livros, “O Pico da Montanha é onde estão os meus pés”, “O Caminho Zen”, “Comentários sobre o Sutra do Diamante”, “Além do Pico da Montanha” e centenas de outros textos e vídeos disponíveis na internet.

Kaká Werá Jecupé é escritor, ambientalista e conferencista indígena brasileiro do Povo Tapuia. Fundador do Instituto Arapoty, empreendedor social da rede Ashoka. Publicou entre outros os livros A Terra dos Mil Povos – História Indígena do Brasil Contada por um Índio (1998); Tupã Tenondé (2001) e A Águia e o Colibri – Carlos Castañeda e Ancestralidade Tupi-Guarani: Trilhas com Coração (2019).

 

Data e hora: 29/05/2024, 20h
Local: CEBB Florianópolis – Espaço Simpozio Cultural – Rua Huberto Rohden, 297, Campeche –  Florianópolis – SC

 

Horários:

19h00 – 20h Puja
20h00 – 21h30 Palestra e Perguntas

Contribuição sugerida e prática de generosidade

Inscrição Presencial

Caso lhe seja possível contribuir, o valor sugerido é de R$60,00.

PIX: cebbfloripaeventos@gmail.com

 

Inscrição PRESENCIAL

 

Inscrição On-line

 

Inscrição ONLINE

 

Ao fazer sua inscrição, você receberá o link de acesso ao Zoom e ao Youtube (ao vivo).

 

Sua inscrição e participação ONLINE independem de contribuição financeira. Caso aspire e lhe seja possível contribuir, sinta-se livre para definir o valor. Como referência, sugerimos os valores de R$ 60,00. Sua contribuição apoiará as atividades do Lama Padma Samten.

A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.

 

David Loy no Brasil

Este evento online e presencial no CEBB Florianópolis antecede o retiro com David Loy no CEBB Mendjia, de 30 de maio a 2 de junho. Será também o momento de encontro presencial de Lama Padma Samten e David Loy após seu período de peregrinação por vários CEBBs do Brasil. O retiro Interconexão, Comunidade e Transformação Global será conduzido pelos dois mestres. Veja as informações para inscrição no retiro aqui →

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

– A participação presencial é limitada a 200 lugares para permitir boa acomodação de todos.
Desta forma, aguarde e-mail de confirmação de sua participação.

– Este evento será realizado sem condições de acessibilidade. Caso você seja uma pessoa com deficiência e deseja participar nessas condições, oferecemos apoio direto na locomoção. Basta entrar em contato conosco via e-mail.

– As inscrições e depósitos devem ser feitas individualmente para cada participante.
* O valor da contribuição não contempla alimentação, transporte e hospedagem.

Se tiver dúvidas ou algum tipo de necessidade especial, por favor , nos contate através de mensagens via WhatsApp: 48-99627-4722, com Tarcísio.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA