Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Práticas Regulares | CEBB Natal

Estamos oferecendo práticas regulares on-line às segundas, terças, quartas e aos sábados.

No momento, nossas práticas são apenas on-line!

COMO O CEBB NATAL FUNCIONA?

Todas as práticas do CEBB Natal, assim como dos demais CEBBs, são realizadas por voluntários. São praticantes budistas que praticam há algum tempo sob a tutoria dos discípulos mais antigos do mestre Lama Padma Samten. Nosso mestre, com sua lucidez e dedicação, orienta como devem ser conduzidas as práticas em todos os CEBBs do Brasil.
Caso deseje conhecer um pouco mais sobre o Lama Padma Samten, clique aqui.

COMO COMEÇAR?

Para quem está chegando pela primeira vez ao CEBB Natal, sugerimos uma prática em especial, o estudo do livro “Meditando a Vida”, do Lama Padma Samten (segundas). No entanto, sinta-se livre para participar da prática que se adeque mais à sua disponibilidade e interesse.

“MAS EU NUNCA MEDITEI ANTES…”

Reconhecemos as limitações de tentar ajudar alguém que nunca meditou a encontrar uma postura confortável de meditação remotamente. Por isso, para quem nunca meditou antes, recomendados o vídeo “Para começar a meditar” do canal O Lugar. Nesse vídeo, Lama Padma Samten oferece instruções de postura e de condução. O próprio vídeo pode ser ouvido como uma meditação guiada, também.

COMO PARTICIPAR DAS NOSSAS PRÁTICAS?

ON-LINE

Estamos utilizando o Zoom. É possível participar direto do seu navegador de internet ou instalando a aplicação em seu computador ou dispositivo móvel. O Zoom está disponível tanto para computadores Windows, MacOS e Linux, assim como smart phones e tablets IOS e Android, e pode ser obtido por meio do endereço https://zoom.us/download ou pela loja de aplicativos do seu dispositivo móvel.
Para participar, basta acessar a sala on-line no horário da prática que deseja participar.
Você pode utilizar o ID da reunião e senha
ID: 258-035-6786
Senha: 316398
Ou clicar diretamente no link da reunião.

PROGRAMAÇÃO

Abaixo você tem acesso à programação completa. Caso sinta necessidade, poderá entrar em contato com o(a) facilitador(a) da atividade escolhida para um breve bate-papo de acolhimento ou eventuais dúvidas.

Lembramos que não é necessário possuir o livro para participar dos estudos e que todas as práticas são abertas a iniciantes e às pessoas que nunca tiveram contato com o Budismo.

SEGUNDAS | Estudo do livro “Meditando a Vida”
Horário | 19h30 – 21h00
O estudo do livro “Meditando a Vida” é especialmente recomendado para visitantes e para iniciantes no Budismo. O livro cobre os principais tópicos dos ensinamentos budistas usando uma linguagem acessível, leve e clara. Segundo o prefaciador do livro, Eduardo Bueno, trata-se de “um budismo para a vida cotidiana, para uso diário, sem contraindicações, o pão espiritual nosso de cada dia.” Nessa prática, além da leitura e comentários sobre o texto, são oferecidas práticas introdutórias de meditação.
Recomendado para iniciantes, não há pré-requisitos para participar.
Para mais informações, clique aqui ou fale com Sandra [(84) 99640-0560].

TERÇAS | Estudo do livro “Joia dos Desejos”
Horário | 19h30 – 21h00
Com uma apresentação não convencional do Budismo, este livro nos oferecerá a Joia dos Desejos, a liberação do sofrimento por meio da contemplação e aceitação da impermanência e, principalmente, pela prática de meditação enquanto pontes entre a nossa vida ocidental cotidiana e a prática serena, lúcida e profunda como ensinada pelo Buda. “Se o mundo ao redor parece hostil e sem rumo, se você vive se perguntando sobre o sentido da vida e não encontra respostas, se parece que a alegria nunca é completa e que sempre falta algo, não se culpe. Não é um problema seu. Não pense que você tem algum desajuste ou trauma. O sofrimento permeia todos os seres […]“.
Não há pré-requisitos para participar.
Para mais informações, fale com Rosa [(84) 99989-6867] ou Ícaro [(84) 99600-7391].

QUARTAS | Estudo do livro “Portões da Prática Budista”
Horário | 19h30 – 21h00
Neste livro, Chagdud Tulku Rinpoche apresenta o Budismo dentro da perspetiva Vajrayana, trazendo elementos culturais do seu país, o Tibete, e suas vivências. Aborda-se pontos e reflexões do que seria um prática espiritual, passando para ensinemantos introdutórios, como os Quatro Pensamentos que Transformam a Mente, e culminando em ensimentos mais elevados, como a Grande Perfeição. Nas palavras de Chadgud Rinpoche: “O sentimento que trago em meu coração é o de que este livro venha a inspirá-los(as) a encontrar um(a) professor(a) qualificado(a) e a se dedicar ao caminho espiritual com seriedade. Pela força desta virtude, possam voc6es e todos os seres despertar do sonho da existência cíclica e assim revelar a pureza da sua verdadeira natureza“.
Não há pré-requisitos para participar.
Para mais informações, fale com Luiz [(84) 98849-9009] ou Tibério [(84) 99925-2323].

SÁBADOS | Meditação e Darma no cotidiano
Horário | 14h15 – 16h00
Nesta prática, enfatiza-se a meditação, de acordo com nossa tradição, e as partilhas entre participantes quanto à aplicação dos ensinamentos budistas no cotidiano.
Não há pré-requisitos para participar.
Para mais informações, fale com Ícaro [(84) 99600-7391].

ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Para atualizações quanto às atividades do CEBB Natal, acompanhe nosso perfil no Instagram.

CONTRIBUIÇÃO

Todas as atividades do CEBB são fruto da generosidade de inúmeros mestres e praticantes, desde os tempos do Buda.
Sua contribuição espontânea e com alegria ajuda a manter as atividades do CEBB Natal.
A contribuição é livre e existem diferentes maneiras de contribuir. Uma delas é financeira, sendo o valor sugerido* de R$5,00 ou R$10,00 por encontro.
PIX: sangacebbnatal@gmail.com
*As contribuições são sugeridas e não obrigatórias, pois esperamos que as pessoas não encontrem nisso um obstáculo para sua participação.

LINHAS TEMÁTICAS

Os ensinamentos mais recentes do Lama Padma Samten estão sendo disponibilizados de maneira livre, estruturada e sistematizada em tópicos, ou linhas temáticas, proporcionando a qualquer pessoa interessada tanto um contato inicial com o Budismo Tibetano de maneira conceitual, quanto um aprofundamento em práticas meditativas silenciosas e contemplativas.
Para acessar as Linhas Temáticas, clique aqui.

Que os benefícios sejam para todos os seres!

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA