Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

O CEBB estará recebendo o Professor David Loy no Brasil. Ele irá percorrer diferentes centros urbanos e rurais, oferendo encontros, ensinamentos e compartilhando experiências com a sanga. Acompanhe a programação!

David Loy

David Loy é um professor Zen, ativista, sociólogo e fundador do Centro de EcoDarma das Montanhas Rochosas (Rocky Mountain EcoDharma Center), no Colorado, EUA. Escritor prolífico, seu trabalho tem usado o entendimento budista da vacuidade para analisar a história do ocidente e os problemas globais contemporâneos. Loy atua em diversos grupos e movimentos, incluindo o Extinction Rebellion e os Zen Peacemakers.
Lama Padma Samten e David Loy, no encontro Cebb Talks de 12 de novembro de 2020. O tema do encontro foi
Crise mundial e novos caminhos espirituais.

David Loy e o CEBB

A eco-crise é também uma crise espiritual? Como o budismo pode contribuir para responder às múltiplas crises do colapso ecológico, da instabilidade política, do racismo e do sexismo e da profunda desigualdade? Qual é o caminho do Ecosattva no século XXI?

O Mestre Zen filósofo e autor David Loy, reuniu essas questões por meio da abordagem do Ecodharma.

David lembra que a crise ecológica é um novo desafio que os ensinamentos budistas tradicionais não abordam, mas muitos desses ensinamentos têm implicações que são relevantes para a nossa situação contemporânea. Por exemplo, ele argumenta que existem paralelos importantes entre a nossa situação pessoal habitual – o nosso sentimento de separação do resto do mundo – e o nosso sentimento coletivo de separação do mundo natural hoje. Ele pergunta se existem paralelos importantes entre as soluções?

David também ressalta que depois que o Buda saiu de casa, ele meditou na natureza, despertou sob uma árvore e viveu e ensinou principalmente no mundo natural. Quando desafiado por Mara, o Buda tocou a Terra, dizendo que a própria Terra foi testemunha do seu despertar. David nos pergunta o que se perde ao trazer o budismo para dentro? Ele diz que há algo especial e precioso em meditar ao ar livre, na natureza, e redescobrir nossa profunda conexão com ela.

De acordo com David, o próprio budismo precisa se transformar para responder adequadamente às exigências do século XXI. Por exemplo, na época do Buda, o sofrimento (dukkha) era entendido como uma questão mais pessoal. David abre caminhos para responder à forma como o sofrimento também é coletivo e institucionalizado através da economia (ganância), guerra e colonização (má vontade) e informação controlada pelas empresas e redes de notícias falsas (delusão).

Essas e outras profundas reflexões serão trazidas e debatidas por David Loy em sua primeira visita ao Brasil durante os meses de maio e junho. Ao longo desse período, David visitará diferentes sangas do Cebb, tanto centros urbanos como algumas aldeias Cebb’s situadas em áreas rurais, promovendo debates, trocas e oferecendo sua extensa experiência nessa interseção do budismo com o mundo contemporâneo.

David está entusiasmado em fazer uma peregrinação pelo Brasil e pelas comunidades do CEBB. Ele deseja aprender com a sanga vibrante e as práticas sociais e ecológicas desenvolvidas no CEBB. Ele também está animado para compartilhar seus insights e práticas do ecodharma por meio de conversas e retiros. Além disso, David se envolverá com universidades, assentamentos de reforma agrária, quilombolas, políticos e grupos indígenas, entre muitos outros movimentos e organizações de base.

No final desta peregrinação, David e Lama Samten oferecerão um retiro no Caminho do Meio, presencial e online, que discutirá, entre outros temas, “Interconexão, Comunidade e Transformação Global”. Esperamos que todos que se sentirem chamados se juntem online ou presencialmente para pelo menos parte desta peregrinação!

Artigos e publicações em português

Como lidar
com o luto

Nosso caminho não é sobre escapar deste mundo, mas sobre nos tornarmos mais íntimos com ele.

Livro
EcoDarma

Novo livro de David Loy posiciona a urgência ecológica como contexto inescapável para a prática budista

O mundo é feito de
histórias

Acreditando que ultrapassamos o mito religioso, confundimos a mais recente história da nossa cultura com o próprio mundo.

Em caso de dúvida, entre em contato via whatsapp – Bruno (48) 99148-6176