Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Search
Botões Personalizados

Artes Místicas do Tibete | 2025

O Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) e a Tibet House Brasil trazem ao Brasil, pela segunda vez, a turnê das Artes Místicas Tibetanas. Em 2025, o evento ganha maior abrangência, percorrendo diversas cidades do país e proporcionando aos participantes uma imersão ainda mais profunda na cultura e espiritualidade tibetana.

 

A turnê contará com a presença especial do renomado Geshe Lobsang Dhondup, que oferecerá ensinamentos ao longo da programação. Além disso, monges do Monastério Drepung Loseling realizarão a tradicional criação das Mandalas de Areia, uma arte milenar que simboliza o Universo e promove a paz e a cura. Os eventos também contarão com a apresentação dos cantos sagrados multifônicos, expressão musical tibetana reconhecida mundialmente e premiada com o Grammy.

A Arte Sagrada do Tibete

Mandalas de Areia

 

A elaboração das Mandalas de Areia é um processo meticuloso e profundamente simbólico. A criação começa com uma cerimônia na qual os monges invocam energias positivas e entoam mantras sagrados. Os padrões geométricos coloridos representam a harmonia do Universo e funcionam como uma ferramenta para a meditação e purificação da mente. Ao final, a mandala é cerimonialmente dissolvida, simbolizando a impermanência de todas as coisas.

Cânticos Sagrados Multifônicos

 

Os cantos tibetanos multifônicos são uma tradição ancestral na qual cada monge emite múltiplos tons simultaneamente, criando uma atmosfera sonora única e meditativa. Essa prática, reconhecida mundialmente, tem o poder de induzir estados de serenidade e concentração profunda. É uma oportunidade não só de manter viva a tradição cultural tibetana, mas também de promover a paz mundial e aumentar a consciência sobre a cultura tibetana.

Tibet House Brasil e o CEBB

Em 2024, este evento internacional, que tem o apoio de Sua Santidade o XIV Dalai Lama, foi uma iniciativa do Centro de Estudos Budistas Bodisatva e da Tibet House Brasil e faz parte da Turnê das Artes Místicas Tibetanas, que está rodando o mundo, passando em agosto pelo Paraná e São Paulo. Em Curitiba, fez apresentações e palestras na Capela Santa Maria e Templo Nobre do Grande Oriente do Paraná para um público de 500 pessoas, seguidos da construção da Mandala de Areia do Buda Amitaba e Retiro na sede do CEBB Sukhavati, em Quatro Barras.

Em 2025, o CEBB e a Tibet House Brasil trazem ao Brasil, pela segunda vez, a turnê das Artes Místicas Tibetanas! O evento ganha maior abrangência, percorrendo diversas cidades do país e proporcionando aos participantes uma imersão ainda mais profunda na cultura e espiritualidade tibetana.

Monastério Drepung Loseling

O Monastério de Drepung Loseling dedica-se ao estudo e à preservação da tradição budista tibetana de sabedoria e compaixão. Um centro para o cultivo do coração e do intelecto, oferece um santuário para o cultivo da paz interior e da bondade, da compreensão comunitária e da cura global. Conheça mais do Monastério e dos monges geshes que farão as Mandalas de Areia e os Cânticos Sagrados clicando abaixo.

O Monastério de Drepung foi inicialmente estabelecido em 1416, perto de Lhasa, Tibete, por Chojey Tashi Palden. Entre os quatro departamentos, Loseling – “O Eremitério da Mente Radiante” – era o maior, e abrigava mais de três quartos dos dez a quinze mil monges de Drepung. Drepung Loseling teve proximidade com as encarnações do Dalai Lama. O Segundo Dalai Lama estabeleceu residência lá em 1494, e as encarnações subsequentes mantiveram esse vínculo.
Depois da invasão comunista chinesa do Tibete em 1959 e o fechamento e a destruição forçados de seus 6.500 mosteiros, cerca de 250 monges de Loseling conseguiram escapar do Holocausto e reconstruir sua instituição no estado de Karnataka, no sul da Índia. O programa de treinamento tradicional foi, portanto, preservado. Ao longo dos anos, muitos outros jovens aspirantes espirituais fugiram do Tibete ocupado pela China e buscaram entrada no mosteiro, ajudando assim a preservar sua cultura tradicional. O número de monges atualmente no restabelecido Drepung Loseling aumentou para mais de 3 mil.
Os monges que acompanham a turnê são convidados a representar o Monastério de Drepung Loseling e a cultura tibetana através das Mandalas de Areia e Cânticos Sagrados. Muito além de um aspecto cultural, há a manifestação de uma prática espiritual profunda de seres que dedicam a vida ao Darma e nos inspiram a esta mesma entrega. Tenzin Dundup, Tenpa Lektsok, Tenzin Sangye e Tashi Phuntsok também são geshes e durante a primeira turnê estiveram conosco apresentando com leveza os ensinamentos e práticas através das artes sacras do Tibete.

Geshe Lobsang Dhondu

É com grande alegria que receberemos Geshe Lobsang Dhondup, Oficial Cultural de Sua Santidade o Dalai Lama na África do Sul, que oferecerá retiros e preciosos ensinamentos ao longo de toda programação. Ele acompanhará os monges e Geshes do Monastério Drepung Loseling que farão as Mandalas de Areia e os Cânticos Sagrados.

Geshe Lobsang Dhondup tornou-se monge no Mosteiro Drepung Loseling, no sul da Índia, aos 10 anos de idade, em 1989, onde completou seus estudos. Ele continuou a estudar diversos graus budistas e disciplinas seculares, recebendo em 2015 seu grau de Geshe, Doutor em Filosofia Budista, pela Academia Drepung Loseling.
Enquanto completava seus estudos de filosofia, Geshe-la recebeu iniciações de mestres altamente realizados de todas as quatro linhagens do Budismo Tibetano. Como monge budista dedicado e comprometido, Geshe permanece totalmente engajado na prática avançada de Tantrayana sob a orientação de Mestres Budistas altamente realizados.
Durante seu tempo no Mosteiro, Geshe Lobsang assumiu diversas responsabilidades, como administração, ensino de estudantes e representação do Mosteiro e do Tibete em eventos e instituições ao redor do mundo.
Em 2018, Geshe Lobsang assumiu o cargo de Oficial Cultural de Sua Santidade o Dalai Lama para a África do Sul. Nessa função, viajou para Centros Budistas e organizações não budistas por todo o país. Participou de conferências inter-religiosas bimestrais da HWPL, conduziu retiros, ofereceu ensinamentos sobre filosofia budista, meditação e formas de melhorar a vida. Manteve diálogos contínuos com cientistas na Universidade da Cidade do Cabo, trazendo a perspectiva budista para a ciência, com o objetivo de tornar o mundo um lugar melhor para todos os seres sencientes.
Geshe Lobsang auxiliou o Departamento de Serviços Correcionais com um programa voltado à reabilitação de condenados e participou do treinamento de líderes religiosos do CSE, visando ampliar o acesso aos direitos de saúde sexual e reprodutiva para crianças e jovens.
Geshe-la também contribuiu para grupos de reflexão africanos que trabalham para validar práticas contemplativas africanas e aumentar a conscientização sobre sua importância no cenário global. Ele se encontrou com curandeiros tradicionais para ajudar a aproximar diferentes sistemas de crenças em toda a África.

TURNÊ DAS MANDALAS DE AREIA PELO BRASIL

A turnê iniciará em 14 de junho no Rio de janeiro (RJ) e seguirá até 20 de julho, passando por diversas cidades, incluindo Volta Redonda, Juiz de Fora, Brasília, Alto Paraíso, Curitiba, Quatro Barras, Florianópolis, Canelinha, Porto Alegre e Viamão. Em cada local, serão promovidos retiros, palestras e eventos culturais, oferecendo ao público momentos de reflexão e contemplação a respeito da cultura tibetana.

(programação sujeita a alterações)

Rio de Janeiro (RJ) 

14 e 15 de junho – em breve…

 

Volta Redonda (RJ) 

16 de junho – Palestra com meditação e Cânticos

 

Juiz de Fora (MG) 

17 a 22 de junho – CEBB Abhirati | Retiro com ensinamentos do Lobsang Dhondup e Mandala de Areia do Buda Akshobia

 

Brasília (DF) 

24 e 25 de junho – Palestra e Cânticos

 

Alto Paraíso (GO) 

27 a 29 de junho – CEBB Alto Paraíso | Arte e Sabedoria para um Bem Viver

Retiro com ensinamentos do Lobsang Dhondup e Mandala de Areia do Buda Kuntuzangpo

 

Curitiba e Quatro Barras (PR) 

2 a 7 de julho – CEBB Sukhavati e Curitiba | Retiro com ensinamentos do Lobsang Dhondup e Mandala de Tara Vermelha e eventos

 

Florianópolis (SC) 

9 de julho – Templo Ecumênico da UFSC | em breve…

 

Canelinha (SC) 

10 a 13 de julho – CEBB Mendjila | Retiro com ensinamentos do Lobsang Dhondup e Mandala de Areia do Buda da Medicina

 

Porto Alegre (RS)

16 de julho – em breve… 

 

Viamão (RS) 

18 a 20 de julho – CEBB Caminho do Meio | Retiro com ensinamentos do Lobsang Dhondup e Mandala de Areia do Buda Chenrezig

Salve as datas!

Inscrições em breve!

Artes Místicas Tibetanas | 2024

Tenha um gostinho do que aconteceu no ano passado com estes registros da vinda de Geshe Phende e os monges tibetanos do Monastério Drepung Loseling, do sul da Índia, em sua passagem pelo Paraná. A sanga CEBB está muito feliz de poder reencontrá-los e convida a todos que não puderam participar da primeira turnê a estarem conosco este ano. Esta é uma oportunidade rara de se aproximar de forma vivencial de uma cultura dos himalaias em solo brasileiro.

Know More

Revista
Bodisatva

Mais que uma expressão artística, são fruto de uma prática espiritual profunda de seres que dedicam a vida ao Darma e que inspiram em nós esta mesma entrega.

TV Paraná
Turismo

 

Matéria jornalística veiculada na TV Paraná Turismo sobre a passagem dos monges do mosteiro Drepung Loseling a Curitiba.

Realidade
Fantástica

Entrevista sobre a turnê de Artes Sagradas do Tibete que aconteceu no Paraná realizada com Bruno Davanzo, do CEBB Sukhavati, por Jamil Solloum, do canal Realidade Fantástica.

Em caso de dúvida, entre em contato via whatsapp – …