Neste terceiro encontro, mergulharemos na Sabedoria Discriminativa. Esta sabedoria investiga e compreende cada elemento do mundo como um nó que tece as realidades em que habitamos. É a sabedoria que estrutura a nossa vida quando queremos ajudar.
Esta palestra é realizada em colaboração com a Escola Caminho do Meio, que visa o desenvolvimento integral das crianças, baseada nessas sabedorias. Em cada palestra, teremos a participação de uma pessoa do corpo docente da escola, compartilhando como essas sabedorias se manifestam no cotidiano escolar.
“Existem cinco qualidades búdicas que se conectam diretamente com a felicidade: sabedoria do espelho; sabedoria da igualdade; sabedoria discriminativa, no sentido da realidade das coisas; sabedoria da causalidade, em que nós entendemos que ações de um tipo são favoráveis porque produzirão felicidade, e ações de outro tipo são desfavoráveis porque causarão problema; e, finalmente, a sabedoria de Darmata, que é a sabedoria da natureza espiritual de todos os seres, da natureza transcendente, daquilo que não nasce e não morre dentro de cada ser que se manifesta num mundo amplo e complexo. Essa é a visão que é apresentada, no budismo, como um caminho que nos leva à felicidade e nos retira da dimensão de sofrimento.”
Lama Padma Samten no Seminário Internacional da Paz, em setembro de 2021. (https://bodisatva.com.br/as-cinco-sabedorias-no-caminho-budista/)
Sobre a Escola Caminho do Meio
A Escola Caminho do Meio nasceu a partir do sonho de Lama Padma Samten, dentro da comunidade budista e ao lado do templo do Bodisatva Center for Buddhist Studies. Buscando traduzir essa base espiritual de forma não-religiosa, a Escola visa, desde a primeira infância, o contato de cada criança com suas dimensões mais profundas e, com isso, uma relação com o mundo que seja saudável, interessada, criativa e transformadora.
Entendemos que as atividades da escola, incluindo os conteúdos e as habilidades, precisam estar ancoradas em uma visão mais profunda de mundo e de sujeito. Na Escola Caminho do Meio, a base da visão são as Cinco Sabedorias do Budismo Tibetano, como cinco faces da liberdade e da compaixão fundamentais da nossa mente. Elas se estruturam como os cinco eixos pedagógicos da escola, que também definem o ritmo escolar, estruturam os projetos e são oferecidas regularmente nas formações para a equipe e para as famílias.
Palestra com Lama Padma Samten
É com alegria que anunciamos que, neste ano, Lama Padma Samten dará cinco palestras, cada encontro sobre uma das sabedorias. As palestras acontecerão de forma online, na mesma época em que a Escola Caminho do Meio também estará vivenciando o bimestre específico daquela sabedoria.
Lama Samten é fundador da Escola Caminho do Meio e orientou, desde o início, a proposta pedagógica, escolhendo As Cinco Sabedorias como eixo principal para a organização do plano anual.
Em cada palestra haverá a presença de uma pessoa da equipe da ECM que dará a sua contribuição sobre como acontece a prática dessas sabedorias no cotidiano escolar.
A palestra sobre a Sabedoria do Igualdade vai acontecer no dia 11 de abril, às 20h. E as outras datas serão divulgadas ao longo do ano.
Tema: A Sabedoria da Discriminativa
Data: 13 de junho de 2024, às 20h
Inscrição e Prática de Generosidade
Contribuição sugerida e prática de generosidade
Sua inscrição e acesso online para as palestras independe de contribuição financeira. Caso lhe seja possível contribuir, o valor sugerido é de R$60,00.
Contribuição para:
Instituto Caminho do Meio
CNPJ: 09.661.172/0001-80
Banco do Brasil S. A.
Chave PIX: (51)99123-0530
Para se inscrever, clique aqui: https://forms.gle/2P6AiCXUM332kGxTA
Sua contribuição apoiará as atividades da Escola Caminho do Meio.
A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.