No décimo quinto dia do mês lunar, enquanto o sol paulatinamente se põe no horizonte, a lua se eleva luminosa. Momento perfeito para fazermos nossas acumulações de méritos de sabedoria e lucidez enquanto praticamos o Prajnaparamita, o Sutra da Perfeição da Sabedoria, recitamos o mantra e contemplamos as aparências.
No final das nossas vidas, enquanto a luminosidade dos nossos olhos desvanesce, o brilho natural incessantemente presente do Darmakaya se eleva no céu da nossa mente e pode agora ser reconhecido como tal. Momento perfeito para focamos repetidamente os ensinamentos de Guru Rinpoche sobre o reconhecimento de Darmata através dos seis selos e removermos obstáculos surgidos das fixações a carmas e hábitos.
Aqui a foto da Sanga em Alto Paraíso, na sala de meditação da Aldeia CEBB AP.
O retiro começou na sexta-feira a noite (25 de setembro de 2015) na cidade e encerrou ao meio dia de domingo. No final da tarde, iniciamos as práticas de pré-inauguração do primeiro Templo do Cebb Alto Paraíso (150 m2). Ainda que a sala não esteja completamente finalizada, faltam as janelas e a cúpula central da sala, já está bastante confortável. Enquanto o sol se punha e a lua cheia surgia enorme, brilhante, praticamos o Prajnaparamita. Durante o eclipse, retomamos com a prática de chuva de bênçãos e acumulação do mantra do Guru.
Muitos méritos à Sanga de todas as regiões que têm sonhado o estabelecimento da Aldeia CEBB de Alto Paraíso, voltada ao aprofundamento da prática, ao estudo, ao convívio harmônico, contemplação e proteção à natureza, à educação das crianças e dos jovens. É um lugar realmente maravilhoso, perfumado, equilibrado, silencioso, ornado pelo céu, pelo sol, águas e plantas do cerrado e pelas montanhas ao redor. Nos sentimos acolhidos e agradecidos e nos sentimos felizes em acolher diariamente na área as crianças na Escola Vila Verde. Além da Escola, a Sanga, através do Instituto Caminho do Meio, mantém ainda o projeto Investigando a Nossa Natureza onde, com apoio do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, os jovens têm a oportunidade de integrar as experiências da exuberante natureza externa e sua natureza interna.
O Budismo, em suas várias expressões no nosso país e no Ocidente, está realmente vivendo um período mágico. Quando nos movemos um passo na direção dos Budas, eles, como mães e pais amorosos, se movem cem passos na nossa direção, derramando bênçãos abundantes nos níveis grosseiro, interno e secreto. Esse é o segredo. Desde seu surgimento, foi sempre através do aprofundamento da lucidez, remoção das negatividades e obstáculos internos e benefício a todos os seres que a Sanga pode seguir sua manifestação amorosa e compassiva mesmo em meio a grandes desafios como guerras, perseguições, destruições e choques políticos, culturais e ambientais.
No Brasil, este período está sendo de muitas bênçãos também para as práticas do CEBB. No final de outubro de 2015, teremos a inauguração do Templo da Aldeia CEBB Mendilá, o belo Templo do Buda da Medicina (320 m2) na área da Aldeia CEBB em Canelinha/SC. O eixo será o retiro de ensinamentos, acumulação de práticas e remoção de obstáculos baseado nas Seis Perfeições como apresentadas no Sutra do Diamante. A sanga local tem especialmente o foco de aprofundar em sua prática, ampliar seus estudos, fazer retiros e poder oferecer acolhimento a pessoas que necessitem de cuidados físicos. No grupo há vários terapeutas.
No Recôncavo Baiano, a Sanga está em plena atividade de construção do amplo Templo da Aldeia CEBB Recôncavo, em Santo Amaro/BA. Na área da Aldeia já está consolidada a prática de retiros, estudos, cursos. A Sanga tem a elevada motivação de aprofundar sua realização e lucidez, ampliar sua capacidade de beneficiar os seres em todas as direções e de proteger a natureza local e a rica cultura circundante, que manifesta a influência marcante da presença ancestral indígena, africana e portuguesa. É um lugar lindo, bem estabelecido, muito arrumado, com área plana e de acesso fácil. Muitos méritos à Sanga que tem sonhado de forma tão elevada e amorosa e tem produzido resultados tão notáveis!
A Sanga de Curitiba está radiante. Estamos agora na posse integral da área da Aldeia CEBB Sukhavati, de 85 ha, onde já há práticas regulares, retiros, ensinamentos e cursos. Neste momento, há grande movimentação. Estamos estudando as alternativas de implantação física das várias partes do projeto da aldeia. É provável que já em 2016 tenhamos a inauguração do primeiro templo, alojamentos, cozinha, refeitório e do espaço para receber o lama e os tutores visitantes. Em 2015, tivemos a bênção coletiva da área onde será construído o templo principal e instalamos os postes com as bandeiras de oração. A área é especialmente dotada de fontes d’água, vegetação nativa abundante, e está situada em uma região de grande consciência ambiental.
Veja aqui mais fotos da cerimônia de bençãos e inauguração do CEBB Sukhavati.
Em Pernambuco há também grande efervescência. A Sanga movimenta-se para praticar e estudar em várias diferentes salas e participa diretamente das atividades da Aldeia CEBB Darmata, em Timbaúba/PE. Lá temos espaço para retiros longos, médios e curtos. Temos ainda um templo (150 m2) que está sempre muito cheio nos eventos abertos e um espaço especial para receber o lama, que é usado também como espaço para retiros individuais.
O espaço do CEBB Darmata surgiu como uma área voltada a trazer benefícios de forma ampla, recebe apoio da Sanga de todo o país e tem também inspirado, recebido e apoiado praticantes de muitas diferentes cidades do Nordeste, da região Norte e da Amazônia, assim como do Sul, Sudeste e Centro do país. Mesmo alguns praticantes brasileiros que residem em outros países retornam periodicamente ao Darmata para retiros, estágios e ensinamentos. Com base nessa atividade surgiram CEBBs em Fortaleza, Natal, João Pessoa e Maceió, e GEBBs em várias outras cidades.
Há convites para atividades dos tutores em inúmeras cidades novas e também no exterior onde praticantes brasileiros se instalaram.
Tivemos também no CEBB Darmata a bênção da visita de grandes mestres, entre eles de Sua Santidade Sakya Trizin que nos deu a transmissão da sadana de Chuva de Bençãos de Guru Rinpoche e outras iniciações, como Manjushri e Buda da Medicina.
Além das atividades do CEBB, há a atuação da Sanga através do Ação Darmata, uma ONG de ação social que engajou-se em vários diferentes projetos com muito êxito. Um desses projetos foi o resgate do saber popular de cura pelas ervas na Região da zona da mata de Timbaúba (PE) apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Atualmente, através do Ação Darmata, estamos atuando em um projeto de formação de jovens em audiovisual e cultura de paz no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, um projeto apoiado pela Petrobrás.
A Aldeia CEBB Caminho do Meio, em Viamão/RS, originou-se em 1997 do amadurecimento da atividade da Sanga do CEBB Porto Alegre, por sua vez fundado em 1986.
Foi a primeira Aldeia CEBB a surgir e ainda é a maior delas em número de pessoas. Atualmente lá residem 90 adultos e mais de 30 crianças.
É onde está instalada a Escola do Caminho do Meio, que atua sob a coordenação do Instituto Caminho do Meio e recebe 55 crianças desde 1 ano de idade. Atualmente estamos no nosso sétimo ano, sempre ampliando uma turma nova a cada ano. Os prédios da escola foram construídos com apoio da Sanga e de amigos de todo o país que também sustentam parcialmente suas atividades regulares.
O Instituto Caminho do Meio mantém ainda o CEDIN, Centro de Desenvolvimento Infantil, com 35 crianças desde 1 ano de idade, em sua maioria residentes na comunidade do Castelinho (500 famílias), vizinha do CEBB Caminho do Meio, e surgida de uma invasão.
A Aldeia CEBB Caminho do Meio evoluiu paulatinamente de uma área inicial de 4 ha para 12 ha. Atualmente, há práticas diárias pela manhã e noite e também várias opções de estudos regulares, retiros de ensinamentos, e retiros de aprofundamento da prática, coletivos e individuais. Há eventos especiais a cada ano, como o retiro de 1 a 8 de dezembro, os retiros de inverno e verão, os ensinamentos anuais do professor Alan Wallace, as atividades culturais e inter-religiosas de 108 Horas de Paz, que se dão de 27 de dezembro a 01 de janeiro a cada ano desde o ano 2000. Temos cozinha e refeitório funcionando diariamente e uma boa capacidade de receber visitantes durante os períodos de atividade.
Estamos nos organizando para lançar um programa nacional de formação de facilitadores, que inclui períodos em retiros semi-abertos e fechados. Recentemente ampliamos nossa área e estamos desenvolvendo um centro de retiros no CEBB Jetavana, na estrada do Josafá, região dos Canyons do RS. É uma área (180 ha) de mata atlântica antiga, com muitas araucárias e flora e fauna diversificadas que incluem espécies raras e em extinção como veados e pumas. Nosso objetivo é manter a área intocada, totalmente preservada, onde nossa presença será na forma dos praticantes em retiro, biblioteca, documentação, estudos, práticas de contemplação silenciosa da natureza e formação de tutores e facilitadores.
Ampliamos também nossa ação através do recente desenvolvimento do CEBB Bacopari, junto a lagoa do Bacopari em Mostardas/RS. É uma área plana de 4 ha, em uma região de baixa presença populacional, litorânea de pampa, com água doce abundante e onde se pode caminhar por dias e meditar na natureza selvagem em isolamento.
Temos vizinhos amigos que nos ajudam diretamente. Neste momento, estamos nos organizando e melhorando a casa sede, construindo telhado verde, reservatório de água, etc. Em janeiro esperamos poder receber também as crianças da comunidade e da escola e suas famílias em programas específicos junto à natureza. Em breve teremos também tutores residentes, práticas diárias, estudos e retiros nessa área, que parece muito apropriada para receber pessoas em retiros de duração curta e média (até seis meses). Estamos estudando a ecologia da região e esperamos poder estabelecer projetos agroecológicos e florestais, usando nosso movimento também como área de expansão das atividades dos jovens e das crianças das comunidades e das escolas.
O movimento geral das Aldeias trabalha com o conceito de Terras Puras, onde as melhores qualidades das pessoas de todas as idades podem se desenvolver em harmonia com visões orgânicas de educação, arquitetura, geração e uso de energia, sustentabilidade, e presença equilibrada no ambiente natural, tratamento biológico dos efluentes, alimentação equilibrada e saúde, relacionamento e convívio. Gerando méritos dessa forma, teremos a base adequada para aprofundar nossa ação na forma dos estudos do Darma do Buda, buscando a superação das nossas limitações e o pleno desenvolvimento do nosso potencial búdico.
Usamos o método das mandalas como forma de organização e a energia vinda dos corações conectados ao brilho autônomo e incessante dos Budas e suas bênçãos inestimáveis e ilimitadas.
O CEBB Caminho do Meio é a única de nossas Aldeias que recebeu as bênçãos da presença, ensinamentos e iniciações de Sua Eminência Chagdud Rinpoche, que faleceu em 2002 em Três Coroas/RS.
O CEBB Porto Alegre teve a felicidade de organizar a primeira vinda de Chagdud Rinpoche a Porto Alegre, no ano de 1993. Na ocasião, sua eminência deu iniciações e ensinamentos e fundou o Chagdud Gonpa, que operou inicialmente na mesma sede do CEBB em Porto Alegre. O CEBB participou diretamente de todos os movimentos que resultaram na instalação de Chagdud Rinpoche no RS.
Há sempre uma forma para você também aproximar-se desse movimento e realizações. Reze pela Sanga como um todo. Aspire que todos tenham saúde e energia para seguir engajados em suas ações meritórias. Coloque sua lucidez, alegria e energia em movimento para benefício das pessoas dessa geração e das gerações vindouras. Coloque seus olhos de amorosidade nos jovens, nas crianças, nas pessoas de todas as idades e culturas. Manifeste seu coração pelo equilíbrio da natureza e pela proteção dos seres de todas as expressões e aparências que com sua presença enriquecem a vida como um todo. A duração de nossas vidas biológicas é incerta, o melhor tempo é quando vivemos de modo amplo, com os olhos e a mente lúcidos mesmo em meio às aparências que surgem e cessam sem direção. Veja, desse modo a energia dos Budas surgirá em você como bênçãos incessantes e radiantes. Beneficiar os seres é ajudá-los a liberar-se da cultura mental do samsara e apropriar-se de seu potencial búdico, de sua lucidez natural e energia autônoma. Alegria!! Pense nas crianças, ajude a estabilizar sua lucidez, foco, energia, relações e emoções apoiando nossas escolas. Pense nas famílias, nos jovens e adultos, também nos velhos. Todos precisamos dos benefícios compassivos da Sanga, das Aldeias, dos ensinamentos, práticas e estudos. Ajude a todos através de sua própria prática e apoiando as várias expressões desses movimentos coletivos.
Lama Padma Samten
Veja aqui como o CEBB começou.