Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Grupo de Estudos | A Arte de se Comunicar

Segunda-feira
08:00 – 09:30
(online)

“Comunicamo-nos para sermos compreendidos e para compreender os outros. Se estivermos falando e ninguém estiver escutando (talvez nem nós mesmos estejamos escutando), é porque não estamos nos comunicando de maneira eficiente. Há duas chaves para uma comunicação efetiva e verdadeira. Escuta profunda e fala amorosa são os melhores instrumentos que conheço para estabelecer e restaurar a comunicação com outros e para aliviar o sofrimento”.

—Thich Nhat Hanh, em “A Arte de se Comunicar”

Thich Nhat Hanh (1926-2022) foi um Mestre Zen, líder espiritual global, poeta e ativista pela paz, conhecido por seus ensinamentos poderosos e livros sobre mindfulness e paz. Um monge gentil e humilde, chamado por Martin Luther King de “apóstolo da paz e da não-violência” ao indicá-lo para o Prêmio Nobel da Paz. Passou quase quatro décadas exilado de seu país de origem, o Vietnã. Foi um pioneiro em trazer o budismo e a atenção plena para o Ocidente e estabelecer uma comunidade budista engajada para o século XXI.
Nesse grupo de estudo, haverá leitura e contemplação por exemplos para a vida prática, além de momentos de meditação com instrução. Um aspecto importante do Dharma trata da transformação de nossa mente e atitudes ordinárias em algo altamente positivo, que traga benefícios não só para nós mesmos, como para todos que tenham contato conosco. O problema básico que encaramos é como mudar uma mente cheia de pensamentos e emoções negativos – ganância, raiva, ansiedade, inveja e por aí vai – em uma mente mais pacífica e cordial, com a qual seja um prazer para todo mundo (inclusive nós mesmos) viver.

Não é necessário se inscrever para participar. Também não se cobra um valor, embora a sala seja mantida por doações que refletem o benefício que o CEBB traz às pessoas.
Veja como apoiar pelo Pix→
Programação completa das práticas regulares →

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA