Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Áudio do Retiro de Verão 2016 #4 – Perguntas e Respostas (guru yoga, aparências, disciplina)

Áudio dos ensinamentos de Lama Padma Santem no 2º dia do Retiro de Verão 2016, no CEBB Caminho do Meio (Viamão, RS)

Transcrição de um trecho do ensinamento

“Não é que o mundo não exista, ele existe. O samsara é uma superposição de significados interagindo. Como uma criança joga xadrez com o pai? Ele pega a peça e põe lá do outro lado. Aí o pai diz: “Não, não pode”. Como não pode? Ele botou, como não pode? Esse “não pode” é uma regra sutil, o aspecto grosseiro é que pode, qual é o problema? Mas as coisas se movem pelo aspecto sutil, não pelo aspecto grosseiro.
E com o tempo ele vai ser escolarizado e vai entrar no processo de restrição de liberdade, vamos entendendo que não podemos construir outras coisas, nós temos que obedecer as regras daquela coisa como ela vem. Quando a gente enfim está todo ajustado, todo arrumado, aí a gente precisa do budismo pra desarrumar de novo, pra gente encontrar a liberdade de novo.
A gente está olhando agora o mundo de um modo sério, mas ele não tem essa seriedade. Nós precisamos continuar com o aspecto luminoso capaz de fazer as coisas andarem. Quando nós estamos em crise, mal, nós perdemos o aspecto luminoso. A gente se fixou em alguma coisa e a gente quer ajustar todo o restante do universo naquela visão. A gente não vai conseguir, não tem como.”
—Lama Padma Santem

Download do áudio

Para baixar o MP3, clique abaixo com o botão direito em “Download” e selecione “Salvar destino/link como…”.
[powerpress]

Principais temas

Guru Yoga; aparências; originação dependente; disciplina; crianças; sofrimento e o antídoto do budismo; como direcionar a mente no retiro; quatro pensamentos que transformam a mente, vida humana preciosa; comportamento humano e reino animal.

Vídeo do ensinamento

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA