Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Search

Áudio do Retiro de Verão 2016 #5 – Perguntas e Respostas (originação dependente, reencarnação)

Áudio dos ensinamentos de Lama Padma Santem no 2º dia do Retiro de Verão 2016, no CEBB Caminho do Meio (Viamão, RS)

Transcrição de um trecho do ensinamento

“Eu acredito que mindfulness é verdadeiramente útil. Ainda que na perspectiva budista isso esteja dentro do bloco 0, ou seja, está ajudando a organizar, a melhorar a vida das pessoas dentro de uma perspectiva comum. Quem um dia sentou e meditou, aquilo depois vai tomar uma outra direção, com certeza.
Eu vejo mesmo vários praticantes budistas propagando e utilizando o método mindfulness como um meio hábil de chegar nos lugares. Especialmente agora mindfulness está sendo respeitados dentro das universidades. Mas se vocês olharem quem gera isso são praticantes budistas, pensadores budistas, eles tentam despir o budismo de um aspecto que possa ser utilizado pra rejeitar os ensinamentos. Eu acho interessante isso.
Por outro lado, isso é interessante dentro de um conjunto de abordagens e ensinamentos. Eu acho que quem entra por esse processo, por mindfulness, termina desembocando em algum momento no budismo. Porque a pessoa não termina as suas dúvidas. Ninguém estabiliza a sua vida no samsara, o samsara é não estabilizável. No entanto, buscando uma estabilidade, que é uma quimera, a pessoa usa a meditação como um processo. Depois ela pega a meditação e segue, porque ela vai gerando essa compreensão de que o samsara não vai a lugar nenhum, não tem solução. Então a pessoa ganha a sua mente como um instrumento praticando isso.
Eu acredito também que mindfulness pode ser usado para ajudar a pessoa a estabilizar a sua própria mente, reduzir a sua aflição e desenvolver uma sanidade maior, isso é útil. O critério mesmo seria a utilidade, se tem alguém sendo beneficiado daquele modo.”
—Lama Padma Santem

Download do áudio

Para baixar o MP3, clique abaixo com o botão direito em “Download” e selecione “Salvar destino/link como…”.
[powerpress]

Principais temas

Originação dependente; fixação na identidade e roda da vida; como levar religião para as universidades; linguagem e como passar adiante os ensinamentos; corpo, alma e reencarnação; carma; reencarnação e processos cármicos; pacificação de relações.

Vídeo do ensinamento

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Conteúdos relacionados