Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Cerimônia de 20 anos do Via Zen


O dia 13 de Fevereiro de 2016 foi o penúltimo dia do Retiro de Verão do CEBB Caminho do Meio e também o último dia do Nehan Sesshin (Retiro do Parinirvana de Buda) na Vila Zen, ambos em Viamão. Neste dia, a Vila Zen recebeu a cerimônia de comemoração dos 20 anos de fundação do Via Zen (Associação Zen Budista do Rio Grande do Sul). Ministrada pela Monja Coen Roshi, orientadora espiritual do Via Zen, a cerimônia contou com a participação de Lama Samten e da sanga do CEBB Caminho do Meio, neste ano em que o CEBB comemora 30 anos de existência.
Durante a cerimônia, os mestres e monges presentes relembraram o início do budismo no Rio Grande do Sul, quando poucos praticantes se reuniam nas casas de alguns de seus colegas, como Celso Marques, José Fonseca e Alfredo Aveline. Nesse contexto, em 1986, foi fundado o CEB (Centro de Estudos Budistas) que congregava indistintamente todos esses praticantes. Apenas mais tarde é que Alfredo Aveline, até então praticante do zen, tornou-se discípulo de S. Ema. Chagdud Tulku Rinpoche e seguiu pela linhagem Nyingma do budismo tibetano. Assim, o CEB tornou-se CEBB e Alfredo foi nomeado, em 1996, Lama Padma Samten. Com o tempo, a sanga do CEBB Porto Alegre adquiriu terras na zona rural de Viamão, iniciando o CEBB Caminho do Meio.
Seguindo um caminho paralelo e irmão, os praticantes que seguiram a tradição japonesa do Soto Zen fundaram, em 14 de Janeiro de 1996, o Via Zen, sob a orientação espiritual do mestre japonês Moriyama Roshi. Dois anos depois, um praticante doou ao grupo 5 hectares de terra, também na área rural de Viamã0. Essa área se tornaria o Vila Zen, que segue em constante expansão, abrigando atividades monásticas e de retiro. Em 2005, a pedido do próprio mestre Moriyama, torna-se orientadora espiritual da sanga do Vila Zen a mestra Coen Roshi, primaz fundadora da comunidade Zendo Brasil, em São Paulo. Em 2014, foi inaugurada no Vila Zen a Imagem do Grande Buda, uma estátua de 9 m de altura do Buda Sakiamuni. A comemoração foi um momento histórico para o budismo no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Na cerimônia, Lama Samten deu de presente ao Vila Zen o kiosaku do Abade Superior Ryohan Shingu, que ajudou a estabelecer o Soto Zen no Brasil desde sua chegada, em 1956, até seu falecimento, 30 anos depois.
Que muitos seres possam se beneficiar, sendo tocados pelas linhagens com as quais possuem mais conexão, e que os méritos se expandam e toquem a todos!
Veja aqui mais fotos do event (Créditos: Luiz Bettoni)

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA