Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Ciência e Espiritualidade | Diálogos Budismo e Sociedade

Série Diálogos Budismo e Sociedade com Lama Padma Samten
Dia 16 de maio (quinta) às 20h
Atividade on-line, você pode participar ao vivo ou ter acesso à gravação.

Dualidade e não dualidade, delusão e luminosidade, a origem e criação dos mundos. A visão espiritual antiga e o surgimento da ciência. Há leis na natureza? O que é a vida e qual é sua origem? As verdades e as visões de mundo envelhecem?

Convidados

Lama Padma Samten é físico pela UFRGS, Alfredo Aveline deu aulas na universidade por 20 anos. Ativista ambiental, fundou em 1986 o CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) e largou a docência para dedicar-se à espiritualidade. Em 1996 foi ordenado Lama budista por seu mestre, Chagdud Rinpoche, tibetano fundador do Templo de Três Coroas. Hoje, Lama Padma Samten – dedica-se à ciência, à espiritualidade e ao movimento ecológico.

Eliana Tavares é professora de Linguística, na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), desde 1998; fez doutorado em Neurolinguística na UNICAMP e Pós-Doutorado em Linguística Cognitiva, na Universidade Católica de Braga (UCP – Portugal). Investiga e orienta estudos vinculados à abordagem cognitiva da significação, que buscam compreender o papel da mente na relação entre a língua e o mundo. Em 2010, devido à doença de Alzheimer em sua avó materna, aproximou-se do Darma, tornando-se discípula do Lama Samten; atualmente, tem casa no CEBB Akanishta.

Polliana Zocche é bióloga, com mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Depois de investigar as relações entre o mundo e os seres vivos pela abordagem científica, viu no budismo métodos profundos de investigação do mundo e da mente, em primeira pessoa, e a isso segue se dedicando. Aluna de Lama Padma Samten desde 2012, passou os últimos três anos em retiro no CEBB Jetavana e CEBB Akanishta/Bacupari.

Flavio Depaoli é físico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Através de parcerias entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Grupo Cardioex) e o Instituto de Física da UFRGS (construção de biossensores) colaborou durante vários anos com pesquisas relacionadas à ioga e a Meditação. Está organizando um livro de compilações de ensinamentos do Lama Padma Samten, seu professor desde 2008, sobre o diálogo entre o Budismo e a Ciência.

É também professor/facilitador da Unipaz-PR (ciência e espiritualidade) e tutor dos referenciais do CEBB.

Prática de Generosidade

Sua inscrição e participação ONLINE independem de contribuição financeira. Caso aspire e lhe seja possível contribuir, sinta-se livre para definir o valor. Como referência, sugerimos os valores de R$ 60,00. Sua contribuição apoiará as atividades da Escola Caminho do Meio.

A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.

Faça a sua inscrição aqui
Inscreva-se aqui

Ao fazer sua inscrição, você receberá o link de acesso ao Zoom e ao Youtube (ao vivo).

Contato

Se tiver alguma dúvida, por favor, envie um email para acaoparamita@gmail.com

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA