Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Como identificar a estabilidade da meditação?

Ninguém consegue ficar parado em meditação sem ter um pouco de energia, este é o elemento terra que nos mantém eretos.
Estamos parados, para isso, o elemento terra está minimamente estabilizado, senão não conseguimos. Se o elemento terra flutuar, temos uma sensação de cansaço, depois a energia pode voltar. Se ficarmos muito tempo parados, pode ser que vem uma sonolência e a dissolução do elemento terra; o corpo fica super pesado e não dá para agüentar, isso é lung. Pensamos que estamos super cansados e o elemento terra está derrubado, no entanto, se alguma coisa acontece, o elemento éter aparece, junta o elemento ar, fogo, água e nós estamos sentados de novo, firmes, isso é lung. Se fosse uma condição de corpo, não aconteceria isso.
Pela condição de corpo a pessoa pode estar muito cansada e o cansaço passa apenas se dormir longamente, se alimentar, caso contrário não tem como. A pessoa está super cansada, mas ela acorda em meio ao cansaço, surge a energia, o lung se reativa e a pessoa retorna. Então, percebemos que uma posição de mente aciona energia, e o lung vem.
Outro exemplo: a pessoa está desanimada e vê a pia cheia de louça. Eu gosto desse exemplo, porque é uma coisa arrasadora. Se ela fizer um “click” interno, ela organiza cada um dos cinco lungs e daqui a pouco está tudo lavado. A pessoa percebe perfeitamente isso. Antes aquilo parecia invencível, agora a pessoa organiza os lungs e faz. Às vezes, pequenas coisas nos derrubam: se pegamos aquilo, lemos aquelas linhas e vemos o que tem que ser feito, fazemos paulatinamente. A pessoa não desanima na primeira linha, aliás, ela não desanima, ela junta energia e consegue atravessar as barreiras burocráticas, que são as piores. Encontrar os documentos para tal coisa, obter as assinaturas, juntar as cópias, colocar em algum lugar, apresentar num horário certo. A energia da maior parte das pessoas tranca, elas desistem, querem entrar em retiro, fazer qualquer outra coisa, mas não enfrentar as exigências burocráticas e completar o que tem que ser feito.
É uma questão de energia, qualquer um pode parar e olhar a energia. Antes da ação, é bom que surja o elemento ar. A pessoa para e suspira, e começa a olhar aquilo. Tem que surgir um brilho. Se ele não surgir, a pessoa não consegue realizar a ação. Pode ser que a pessoa tenha que ler uma lei, por exemplo, e pode ser que desanime. A pessoa olha com cuidado e vai entendendo. Se gerar o elemento éter, os cinco elementos, a pessoa consegue atravessar aquele obstáculo com certeza. E assim, em tudo que formos estudar, precisamos vencer essa barreira. Às vezes, não conseguimos vencer as barreiras dos exercícios, do estudo, dos livros, mas se esse lung brota a pessoa avança. Então, esta estabilidade da energia pode vir desse modo: organizamos os lungs e testamos diretamente nas coisas práticas.
Transcrição de uma resposta do Lama Padma Samten a uma pergunta feita em 20/02/14, durante o Retiro de Verão no CEBB Caminho do Meio, em Viamão/RS.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA