Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Como lidar com o término de um relacionamento amoroso a partir do Darma?

Lama Padma Samten: “Mesmo que tenha uma proximidade, a gente pensa que temos uma relação com a outra pessoa, mas, na verdade, nós estamos casados dentro de uma bolha de realidade”.
“Quando a gente se entende por dentro do Darma, essa é uma relação melhor do que por dentro de uma bolha. Dentro das bolhas, a gente espera que o outro nos faça feliz, quando nós estamos dentro do Darma, a gente que procura fazer o outro feliz.”
“As pessoas podem fazer uma aliança do Darma. As pessoas se ajudam a seguir pelo caminho. Isso é a sanga, a outra pessoa é a sanga. Mas é muito fácil de escorregarmos e pensarmos se o outro está fazendo a gente feliz ou não. Essa é uma felicidade que está associada a vedana, aos 12 elos. Isso é complicado. A gente nunca terá uma solução pra isso. A gente terá frustrações. Não importa o quanto o outro seja maravilhoso, ele não será maravilhoso sempre. Se estivermos na dependência de uma condição interna, que a gente nem sabe que é uma condição interna, e a gente projeta no outro a necessidade de fazer isso pra nós, isso não dará muito certo por muito tempo.”
Temas abordados na resposta: impermanência, separação, casamento dentro e fora das bolhas, relacionamentos lúcidos, bolhas de realidade
Ouça aqui a resposta na íntegra:
[powerpress]

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA