Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Grupo de Estudos: Diálogos em um Sonho, do mestre Zen Musō Soseki


Início 03 de agosto 2022

Quartas às 19:30

O Centro de Estudos Budistas Bodisatva (Cebb) Caminho do Meio oferece estudo semanal on-line do clássico Diálogos em um Sonho, do mestre Zen Muso Soseki, todas as quartas-feiras à noite.

Dividido em três grandes partes, o livro é resultado de um profundo e rico diálogo no Japão antigo (por volta do ano de 1300) entre o então imperador do Japão (Shogun) Ashikaga Tadayoshi e seu professor, Muso Soseki, considerado o maior mestre de sua geração da escola Rinzai do Zen Budismo.

A beleza do texto está nas questões colocadas pelo Imperador, atemporais e completamente práticas, e na profundidade com que Soseki ilumina essas questões a partir de sua vasta realização e conhecimento do Darma. Por ser uma pessoa leiga e absolutamente envolvida com as questões práticas da vida, Tadayoshi indaga questões desde a sustentação financeira dos praticantes e a eficiência dos mantras e rituais até questões complexas sobre a visão da natureza da realidade e a meditação em silêncio.

A primeira parte deste texto foi estudada de modo interno nos meses de março a junho, e as gravações estão disponíveis aqui . Não é necessário ter acompanhado a primeira parte para participar dessa segunda que inicia agora em agosto.

A obra Diálogos em um Sonho não foi publicada em português e está sendo traduzida aos poucos pelos próprios praticantes que participam do estudo. Os capítulos a serem estudados são disponibilizados no início de cada estudo na plataforma Zoom. Se você lê inglês, a tradução original é belíssima e pode ser encontrada na página do Wisdom Experience.

Aqui, você consegue ler uma breve apresentação do Diálogos em um Sonho na plataforma digital da Revista Bodisatva.

Quando: quartas-feiras, às 19h30min

Início: 3 de agosto

Aqui o Link do Zoom do estudo – Senha: 108

Facilitador: Henrique Lemes – mais informações: henriquelemes@gmail.com

Não é necessário se inscrever para participar.
Não há pré-requisito para a participação no estudo.

Contribuição Livre

Sua inscrição independe de uma contribuição financeira. Caso lhe seja possível contribuir, sinta-se livre para definir o valor.

Sua contribuição apoiará o CEBB Caminho do Meio, onde este curso ocorreria de forma presencial, e, também, as atividades do Lama.

A sustentação das atividades do Darma, tradicionalmente se dá através da prática do Dana Paramita – perfeição da generosidade – desse modo foi possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda até hoje.

A prática das seis paramitas pela Sanga e pelos amigos do CEBB – generosidade, moralidade, energia constante, concentração e sabedoria Prajna – é que fizeram surgir e dão continuidade aos centros de estudos, meditação, acolhimento e as iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz.

Se desejar contribuir de alguma forma acesse Doações e Contato.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA