Data: 16 a 18 de agosto
CEBB Mendjila
Presencial e Online
O que a meditação tem a ver com a fotografia?
Nesta oficina, o experiente fotógrafo, Zé Paiva, vai mostrar que fotografia e meditação tem muito a ver. Alternando dinâmicas de meditação e sessões de fotografia, o grupo vai descobrir como produzir imagens que vão além dos condicionamentos usuais do nosso olhar.
Inspirado nos ensinamentos do mestre tibetano Chögyam Trungpa Rinpoche e do Lama Padma Samten, Paiva propõe uma abordagem da fotografia desvinculada dos padrões e regras usuais, através de diferentes dinâmicas que serão desenvolvidas.
Não é necessária nenhuma experiência prévia em meditação nem curso de fotografia. Pode ser usada qualquer câmera. A ideia da oficina é despertar a sensibilidade da fotografia com uma atitude contemplativa.
CRONOGRAMA:
Sexta-feira: 19 às 21h – roda de conversa e apresentação inicial.
Sábado: 9h às 12h – Introdução a fotografia contemplativa e arte na visão do Dharma – inspirado nos mestres Chögyam Trungpa (Tibete), Lama Padma Samten (Brasil) e Sensei Kazuaki Tanahashi (Japão). Na segunda parte teremos uma meditação guiada e prática fotográfica.
14h às 18h – Introdução ao conceito de co-emergência e sua aplicação à fotografia. Na segunda parte teremos uma meditação guiada e prática fotográfica.
Domingo: 9h às 12h – Introdução a técnicas criativas de fotografia. Na segunda parte teremos uma meditação guiada e prática fotográfica. Compartilhamento das imagens produzidas durante a oficina com comentários de Paiva e encerramento.
MATERIAL NECESSÁRIO: Uma câmera de qualquer modelo (pode celular também). Um tripé se tiver. Roupas confortáveis para meditar.
VAGAS: 25 Vagas presenciais, 25 vagas online.
Valores Sugeridos:
Oficina presencial completa 380,00
Oficina com refeições e sem alojamento 320,00
Oficina presencial sem refeições e sem alojamento 190,00
Café da manhã 30,00 | Almoço 30,00 | Jantar 20,00 | Alojamento 30,00 o pernoite
Inscrição PRESENCIAL
Oficina online 190,00
Inscrição ONLINE
Veja aqui como foram algumas oficinas que ocorreram em 2022 → e 2023 →
SOBRE O PROFESSOR: José Luiz Martins (Zé) Paiva trocou a engenharia pela fotografia após uma longa viagem pela Europa e norte da África em 1983. Em 2012 concluiu sua Pós-Graduação em Fotografia pela UNIVALI. Ensinou fotografia na UDESC, FURB e ESPM. Em 2009 foi selecionado para a coleção Pirelli/MASP de fotografia. Em 2012 recebeu o Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE. Publicou os livros Expedição Natureza Santa Catarina (2005), Expedição Natureza Gaúcha (2008) e Expedição Natureza Tocantins (2012). É aluno do Lama Padma Samten desde 2010 e desde 2016 vive na aldeia budista Mendjila em Canelinha-SC.
www.zepaiva.com
Projetos, Práticas e Sonhos da Escola Caminho do Meio
A Escola Caminho do Meio vem acolhendo muitos alunos ao longo dos últimos 15 anos e teve a alegria de formar a 1ª turma do 9º ano em 2022. Funcionando imersa em uma comunidade e em um bosque, sua abordagem pedagógica é centrada no cultivo do mundo interno, no favorecimento de relações e na integração com a natureza. Encoraja o universo daquilo que faz sentido para cada criança, trabalha com o brincar e a criatividade, a arte e as diferentes linguagens, e o aprendizado por projetos — cultivando uma educação de mente, coração, mãos e corpo inteiro. Muitos sonhos já foram realizados e muitos avanços estão por vir, convidamos você a fazer parte dessa rede que acredita na Educação para a Felicidade, clique e saiba como engajar-se.
Projetos e Sonhos da Bodisatva
A Bodisatva é uma plataforma de comunicação a serviço do budismo em solo brasileiro e tem dedicado seus esforços na tradução e difusão de conteúdos de sabedoria de linhagens autênticas em língua portuguesa, mas também à publicação de textos produzidos por mestres e praticantes de nosso próprio país. O idealizador da Bodisatva é o primeiro brasileiro a ser ordenado lama dentro da linhagem Nyingma do budismo tibetano, Lama Padma Samten. A partir de sua visão e confiança de que os ensinamentos milenares do Buda podem melhorar nossas vidas não apenas individual mas coletivamente, a Bodisatva surge como esse veículo de budismo e transformação de mundo: a primeira revista de pensamento budista do Brasil, clique e saiba como engajar-se.
Projetos e Sonhos do Lama Samten
Uma das principais aspirações do Lama Samten é apoiar os praticantes e os locais de retiros especialmente o CEBB Caminho do Meio, CEBB Bacupari e CEBB Jetavana e acolher estudantes na Escola Caminho do Meio. É uma grande dádiva existirem espaços de silêncio que possibilitem o aprofundamento na prática de meditação e também surgirem praticantes com essa aspiração, clique e saiba como engajar-se.