Após o entendimento da roda da vida, que começa com a motivação, vem a prática das ações positivas dos Bodisatvas, tema de estudo nesse curso.
“Os meios hábeis são uma forma de dar nascimento positivo às outras pessoas, quando conseguimos ver que o outro pode fazer de outro jeito […] Precisamos dar um tempo para eles […] Em último caso, nos retiramos para que o outro não crie mais carma nos agredindo.”
Lama Padma Samten
Surgiu para atender pedidos dos participantes do curso de Psicologia Budista e, por extensão, de praticantes vinculados a alguma atividade regular do CEBB, com aspiração de facilitar suas práticas já iniciadas. Este é um programa oferecido em forma de curso e convivência.
Ajudar as pessoas na perspectiva da Roda da Vida é uma ação limitada, porque o que é construído hoje pode ser desconstruído amanhã. Se pretendemos ajudá-las dentro da visão de compaixão budista, é dito que só há uma resposta, que é a de ajudá-las a nascer na Mandala do Lótus. É desenvolver e estabelecer a visão através da meditação, frente à aparência das circunstâncias e agir com lucidez, manifestando qualidades de compaixão, amor, equanimidade e alegria.
O objetivo dos encontros é apoiar o desenvolvimento de meios hábeis e motivação à prática das Cinco Sabedorias e das Seis Paramitas, sendo as últimas, como portas de acesso à ação lúcida no mundo. Elas formam a base do caminho do bodisatva. Apesar das dificuldades para expressar essas sabedorias em nosso dia a dia, todos nós somos possuidores delas. O ponto é a inserção na Mandala do Lótus. As Paramitas e as Sabedorias podem ser aplicadas em qualquer situação de nossas vidas – no trabalho, na educação, nas situações pessoais, nas relações –, o que é uma boa notícia.
Alegria, pessoal!
Cinco informações adicionais:
1. Apenas do 2º ao 9º módulo, o curso será oferecido em paralelo ao grupo Psicologia Budista, como ocorreu em 2024.
2. Será oferecida oportunidade para a prática da meditação com base no Roteiro dos 21 Itens da Prática de Meditação.
3. Nessa proposta, a auto-observação e a prática são bem mais importantes que a teoria.
4. Aspira-se que o último módulo seja elaborado pelos alunos, com tema prático dentro da Cultura de Paz.
5. Adotada a apostila-texto “Nascendo no Lotus”, do Lama Padma Samten e alguns outros livros para acompanhamento.
Data e Horário
Módulo 1: 25 a 27 de abril
Módulo 2: 23 a 25 de maio
Módulo 3: 13 a 15 de junho
Módulo 4: 11 a 13 de julho
Módulo 5: 15 a 17 de agosto
Módulo 6: 5 a 7 de setembro
Módulo 7: 3 a 5 de outubro
Módulo 8: 31/10 a 2 de novembro
Módulo 9: 21 a 23 de novembro
Módulo 10: 12 a 14 de dezembro
Local
CEBB Recôncavo, acesso pela rodovia BR 420 (Santo Amaro a Cachoeira), km 35 (localidade conhecida e identificada como km 25, por razões locais), situado a 700 metros após entrar na rodovia BA-510 no sentido para a localidade de Pedras.
Mais informações aqui: http://www.cebb.org.br/contato-cebb-reconcavo/
Facilitador
Ana Ricl, aluna do Lama Padma Samten.
Programação
Período: Curso de média duração. Um final de semana, ao mês, de abril a dezembro de 2025.
Check-in: Sexta-feira a partir das 16 h.
Término: Domingo às 13 h
Sexta-feira (início)
18 h – Jantar
19h30 às 21h30 – Apresentações do grupo e do curso. Nossos primeiros passos. Um pouco de meditação.
21 h – Recolhimento
Sábado
5h30 às 6 h – Meditação
6 h – Puja Chuva de Bençãos
7 h – Café da manhã
7h40 – Atividades voluntárias (samu)
9 h às 12 h – Atividade do Curso
12 h – Almoço
12h40 – Atividades voluntárias (samu) e descanso
14 h às 17 h – Atividades do Curso
17 h às 18 h – Livre
18 h – Jantar
19 h às 20 h – Puja com o Lama (on-line ou não)
20 h às 20h30 – Roda de Conversa
21 h – Recolhimento
Domingo
5h30 às 6 h – Meditação
6 h – Puja Chuva de Bênçãos
7 h – Café da manhã
7h40 – Atividades voluntárias (samu)
9 h às 12 h – Atividades do Curso
12 h – Almoço
13 h – Encerramento
Contato para informações
(71) 99134-8455 (Ana) (Whatsapp)
(71) 99914-9481 (Natalie)
cebbreconcavoba@cebb.org.br
Contribuição
– R$ 360,00 por pessoa/mês, em cada um dos dez meses do curso.
Para reservar sua vaga, pede-se que preencha o Formulário de Inscrição. Tanto a inscrição quanto os depósitos devem ser feitos INDIVIDUALMENTE, para facilitar a organização. Após essa etapa, entrar em contato por um dos telefones de informação. Sua vaga será confirmada após esse contato.
Estão incluídos: curso de sexta-feira a domingo, as práticas, hospedagem em alojamentos coletivos (beliches), alimentação simples, seguindo a linha ovolactovegetariana (café da manhã, almoço e jantar; frutas da época ficam disponíveis).
A sustentação das atividades do CEBB no Brasil todo é realizada unicamente pelo meio tradicional de sustentação das sangas budistas: a doação espontânea dos seus frequentadores. Ao mesmo tempo, praticamos o princípio de que ninguém deve deixar de ter acesso ao Darma por limitações financeiras. Se você quer participar do curso, mas não tem condições de cobrir suas despesas, entre em contato previamente conosco.
Dados bancários para as contribuições via transferência on-line:
Centro de Estudos Budistas Bodisatva Bahia (CEBB)
CNPJ 18.684.059/0001-01
Banco do Brasil
Agência: 0059-0
Conta Corrente nº 40675-9
Chave PIX: Número do CNPJ – 18684059000101
Após a realização do depósito, remeter comprovante para o e-mail cebbreconcavo@gmail.com, com o assunto: Nascendo no Lotus.
Outras informações
Atenção: não são permitidos: trazer animais, consumo de carnes, portar ou consumir bebidas alcoólicas e outras drogas. Não possuímos cofre – evite trazer objetos pessoais de valor. Se possível, traga só o essencial. Não possuímos serviço de assistência médica; há praticantes que são médicos e, estando no momento, podem auxiliar em eventualidades.
Atividades voluntárias: os participantes dos eventos no CEBB são convidados a praticar desenvolvendo atividades de organização e limpeza. As atividades voluntárias para manutenção dos espaços durante os eventos fazem parte do treinamento da mente e da energia e contribuem para a realização dos eventos de forma participativa e coletiva.
O praticante deve, inclusive, trazer: travesseiro, roupa de cama e banho, cobertor, lanterna, repelente; em período chuvoso, trazer guarda-chuva, capa, agasalho, cobertores, sapato fechado e sandália simples.
Em caso de algum eventual transtorno psicológico, é imprescindível o acompanhamento de um familiar no decorrer do evento.