Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Oficina | Compaixão Inteligente: como não paralisar diante de um mundo em crise?

02, 03 e 04/9, no CEBB Maceió
Facilitadora: Lia Beltrão

“A pergunta que tem me guiado ao longo de minha vida aqui neste belo planeta Terra é como estar completamente presente para meu mundo – presente o suficiente para me deleitar e ser útil – enquanto nós enquanto espécie estamos progressivamente destruindo-o.” Joanna Macy

Inspiradas no trabalho desenvolvido pela eco-filósofa e estudiosa do budismo Joanna Macy e pelos ensinamentos do Lama Padma Samten sobre construção de terra pura a partir das cinco sabedorias, a palestra e a oficina têm como intenção abrir uma espaço para contemplarmos juntos os grandes temas que nos afligem coletivamente e investigar se a meditação e conceitos budistas de compaixão, sabedoria e ação lúcida no mundo podem de fato nos ajudar e como.

A oficina é uma apresentação vivencial do Trabalho Que Reconecta (TQR), uma metodologia baseada na emergência da inteligência coletiva em cada grupo, portanto, é através de atividades práticas iremos mergulhar nas diferentes fases do trabalho – incluindo a dor que sentimos pelo que se passa no mundo e como podemos gerar um olhar mais amplo e uma postura de coragem inteligente diante do que acontece, para por fim, atuar no mundo para benefício dos seres e do planeta.

O TQR é uma ferramenta muito bem lapidada de tornar os ensinamentos budistas – que muitos de nós temos contemplado e praticado – verdadeiramente úteis para quem, independente de sua orientação espiritual, está se sentindo desesperançado com o que acontece no mundo e em nosso país e poder se inspirar para agir com coragem e inteligência onde quer que seja.

PÚBLICO:

Qualquer pessoa que se sinta afetada emocionalmente com o que acontece com o mundo ao seu redor, seja ambiente, política ou socialmente, ou tenha interesse de conhecer a metodologia é bem-vinda. Não é absolutamente necessário ser budista, praticante de meditação ou ativista.

 

SOBRE O TRABALHO QUE RECONECTA (TQR):

O TQR é uma metodologia que foi desenvolvida e está sendo colocada em prática há mais de quarenta anos. Ela nasceu como forma de ajudar ativistas ambientais nos anos de 1970, que se encontravam quase sempre imersos em tristeza ou raiva diante do que viam, a gerarem mais lucidez e compaixão. Em um linguajar budista, o TQR pode ser definido como o caminho do Bodisatva traduzido para quem está sofrendo muito com o que está testemunhando no mundo natural, político e social.

 

SOBRE JOANNA MACY:

Ativista, autora e professora, estudiosa do budismo, teoria dos sistemas e ecologia profunda, Joanna Macy é uma voz respeitada em movimentos pela paz, justiça e ecologia por interconectar seus aprendizados nesses campos de conhecimento com mais de seis décadas de ativismo. É a professora-raíz do Trabalho Que Reconecta e atualmente, com 90 anos, vive em São Francisco, nos Estados Unidos.

 

FACILITADORA:

Lia Beltrão é jornalista, aluna no Lama Samten desde 2006 e tutora do CEBB, e conheceu o Trabalho Que Reconecta enquanto editava e produzia um texto para a Revista Bodisatva n.31, dedicada a Budismo e Crise Ambiental. Realizou um Curso Intensivo voltado para formação de facilitadores do TQR, no Chile, ministrado por um aluno próximo de Joanna Macy, Adrián Galarza. Atualmente, está em formação no Work That Reconnects Facilitator Development Group, ministrado por Lydia Harutoonian, com participação da própria Joanna Macy.

 

PROGRAMAÇÃO

Oficina

Data: 02, 03 e 04/9 (segunda a quarta-feira)

Horário: 19h às 21h

Contribuição sugerida: R$ 30 por dia

Local:  CEBB Maceió

Inscrições: bit.ly/palestras-cebb

 

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA