Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Orientações aos visitantes | CEBB Alto Paraíso

Atenção. Em janeiro de 2024 receberemos o nosso querido Lama Samten: https://cebb.org.br/lama-samten-em-alto-paraiso/
Organize sua  vinda para os Retiros de Verão!  Lei as orientações abaixo.
Alto Paraíso fica a 230km de Brasília, cerca de 3h de viagem.

Visitação

Todas as nossas práticas regulares são abertas a novas e novos visitantes.
Organizamos visitas para grupos com agendamento prévio, por e-mail (cebbaldeia.ap@gmail.com) ou WhatsApp ( Inez – 61 99954-1400 e Viviane – 11 – 974468375)

Templo

O templo é o local central para as práticas e ensinamentos e, por isso, precisa de um cuidado especial. Antes de entrar nele, sempre tiramos os sapatos e os deixamos ao lado de fora, no chão ou nas estantes especificamente colocadas para este fim. Dentro do templo procuramos cultivar um ambiente silencioso. Por uma questão de respeito, não passamos por cima das mesas de prática nem colocamos as sadanas (livros de preces) no chão; sempre as deixamos apoiadas sobre uma mesa ou uma almofada. Sinta-se livre para fotografar as imagens do templo e seu entorno.

Estadia

Caso esteja vindo para um evento, há três opções de hospedagem no CEBB Alto Paraíso:

  • Alojamentos coletivos, masculinos e femininos;
  • Área de camping;
  • Pousadas na cidade.

Ao se hospedar no CEBB Alto Paraíso, você deve trazer:

  • Barraca própria, caso vá ficar no camping;
  • Os alojamentos – tanto com, como sem beliches – já possuem colchões, logo não é preciso trazer colchonete;
  • Acessórios para dormir (travesseiro ou similar, lençol, fronha, cobertor ou manta);
  • Toalha de banho e artigos de higiene pessoal;
  • Sapato para uso interno nos alojamentos;
  • Sapato confortável e que seja resistente à chuva;
  • Lanterna; (de preferência uma que não precise recarga, em época de chuvas a energia elétrica oscila na região)
  • Guarda-chuva e/ou capa de chuva;
  • Repelente.

E não deve trazer:

  • Animais de estimação (somos vizinhos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros);
  • Carne para comer;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Substâncias ilícitas em geral;
  • Objetos de valor (não possuímos cofres);
  • Instrumentos musicais.

Auto-Organização: As atividades de auto-organização, presentes na programação dos cursos e retiros, são momentos em que voluntaria e coletivamente cuidamos da limpeza e harmonização dos espaços. Por exemplo, cortar alimentos, lavar louças, limpar o templo, limpar os banheiros.
Limpeza: A limpeza de cada alojamento, durante os eventos, fica como responsabilidade compartilhada dos participantes hospedados naquele alojamento, que podem decidir a melhor maneira de gerenciar essa demanda. Não é permitido comer nos alojamentos. Estamos muito próximos da natureza e não queremos convidar os bichinhos (formigas, baratas, ratos…) a comer nossos produtos industrializados perto das nossas camas.
Nobre Silêncio: É importante respeitarmos o Horário do Nobre Silêncio, das 21h até 06h. Nesse horário, as luzes dos alojamentos são apagadas; acenda apenas as luzes internas dos banheiros e, se preciso, use lanternas para se mover lá dentro. Evite conversar próximo aos alojamentos e mantenha o celular no modo silencioso. Caso deseje permanecer em silêncio durante o retiro, faça essa indicação no acolhimento.
Área de moradores: Além das áreas comuns e de eventos, o CEBB Alto Paraíso é composto por uma aldeia. Nem todos se sentem confortáveis com desconhecidos circulando pelas suas casas ou fotografando-as, então lembremos de respeitar a privacidade alheia nas áreas particulares.
Energia elétrica: Estamos localizados em área rural e o serviço de energia elétrica é instável. Assim, pode acontecer de ficarmos algum período sem luz.
Datas de chegada e saída: Caso haja necessidade, para adequação às datas das passagens áreas ou rodoviárias, pode-se chegar um dia antes e/ou partir um dia depois do evento, desde que avisado com antecedência e combinado com a coordenação do evento.

Outras Informações

Crianças: Pedimos aos pais que assumam completa responsabilidade pelo bem-estar de suas crianças nas dependências do CEBB. Elas devem ser supervisionadas por um adulto o tempo todo. Elas são bem vindas no templo (durante ensinamentos ou práticas, ela pode sentar com você e mesmo brincar ou ler um livro, lembrando que queremos cultivar o silêncio dentro do templo). Mas pedimos que você não permita sua entrada sozinha na cozinha, em locais de construção e no rio que passa no CEBB.
Cuidados médicos: Não possuímos serviço de atendimento médico; entretanto, pode ser que no evento haja algum profissional médico, que possa ajudar em situações emergenciais. Em caso de emergência, há hospital na cidade, mas com pouca estrutura. Em casos mais graves a pessoa deve ser levada diretamente à Brasília.
Restrições de consumo: Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e substâncias ilícitas em nenhuma das áreas comuns do CEBB (nem nos banheiros, nem nos alojamentos, nem no rio etc.). Caso precise fumar, pedimos que se saia do CEBB.
Caixas eletrônicos: Na cidade há caixa eletrônico do Banco Itaú (funciona todos os dias) e do Banco do Brasil (segunda a sexta, das 09h às 18h). Há também uma lotérica (apenas horários comerciais), onde podem ser realizados saques do Banco do Brasil e da Caixa Econômica.

Informações sobre hospedagem e transporte

Verifique aqui uma postagem com diversas opcões de transporte para Alto Paraíso e hospedagem na cidade.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA