Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Palestra com Lama Padma Samten – As Cinco Sabedorias | A Sabedoria da Igualdade

“Existem cinco qualidades búdicas que se conectam diretamente com a felicidade: sabedoria do espelho; sabedoria da igualdade; sabedoria discriminativa, no sentido da realidade das coisas; sabedoria da causalidade, em que nós entendemos que ações de um tipo são favoráveis porque produzirão felicidade, e ações de outro tipo são desfavoráveis porque causarão problema; e, finalmente, a sabedoria de Darmata, que é a sabedoria da natureza espiritual de todos os seres, da natureza transcendente, daquilo que não nasce e não morre dentro de cada ser que se manifesta num mundo amplo e complexo. Essa é a visão que é apresentada, no budismo, como um caminho que nos leva à felicidade e nos retira da dimensão de sofrimento.”

Lama Padma Samten no Seminário Internacional da Paz, em setembro de 2021. (https://bodisatva.com.br/as-cinco-sabedorias-no-caminho-budista/)

 

Sobre a Escola Caminho do Meio

A Escola Caminho do Meio nasceu a partir do sonho de Lama Padma Samten, dentro da comunidade budista e ao lado do templo do Centro de Estudos Budistas Bodisatva. Buscando traduzir essa base espiritual de forma não-religiosa, a Escola visa, desde a primeira infância, o contato de cada criança com suas dimensões mais profundas e, com isso, uma relação com o mundo que seja saudável, interessada, criativa e transformadora.

Entendemos que as atividades da escola, incluindo os conteúdos e as habilidades, precisam estar ancoradas em uma visão mais profunda de mundo e de sujeito. Na Escola Caminho do Meio, a base da visão são as Cinco Sabedorias do Budismo Tibetano, como cinco faces da liberdade e da compaixão fundamentais da nossa mente. Elas se estruturam como os cinco eixos pedagógicos da escola, que também definem o ritmo escolar, estruturam os projetos e são oferecidas regularmente nas formações para a equipe e para as famílias.

Palestra com Lama Padma Samten

É com alegria que anunciamos que, neste ano, Lama Padma Samten dará cinco palestras, cada encontro sobre uma das sabedorias. As palestras acontecerão de forma online, na mesma época em que a Escola Caminho do Meio também estará vivenciando o bimestre específico daquela sabedoria.

Lama Samten é fundador da Escola Caminho do Meio e orientou, desde o início, a proposta pedagógica, escolhendo As Cinco Sabedorias como eixo principal para a organização do plano anual.

Em cada palestra haverá a presença de uma pessoa da equipe da ECM que dará a sua contribuição sobre como acontece a prática dessas sabedorias no cotidiano escolar.

A palestra sobre a Sabedoria do Igualdade vai acontecer no dia 11 de abril, às 20h. E as outras datas serão divulgadas ao longo do ano.

Tema: A Sabedoria da Igualdade
Data: 11 de abril de 2024, às 20h

Convidadas:

Vanessa Cristina Francisco

Mãe do Antônio de 10 anos. Paulista, pedagoga e educadora há 21 anos com atuação em escolas públicas e particulares na educação infantil e ensino fundamental.
Dançarina desde a infância e formada Educadora Brincante pelo Instituto Brincante de São Paulo. Contadora e apreciadora de histórias. É integrante do Grupo Toque de Comadre, coletivo de mulheres, mães, brincantes inspiradas nas manifestações da cultura popular.
Mora no CEBB Caminho do Meio e atua na Escola Caminho do Meio desde 2012, atualmente está na Direção Pedagógica. Iniciou a sanga kids do CEBB São Paulo em 2008 e é aluna do Lama Padma Samten há 18 anos.

 

Cristiane Bremenkamp Cruz

Psicóloga e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), dedicando-se à docência, extensão e pesquisa em políticas públicas de educação e saúde na Amazônia paraense. É aluna do Lama Padma Samten desde 2012 e, neste período, colaborou com a Revista Bodisatva na publicação de textos sobre a relação entre Budismo e Poesia, Comunidades que Sustentam a Agricultura e na transcrição/tradução de textos de mestras do Budismo Tibetano. No doutorado em Educação realizou estágio-vivência na Library of Tibetan Works and Archives, em Dharamsala-Índia, período este em que efetuou uma pesquisa-intervenção com jovens estudantes secundaristas de uma escola pública, investigando práticas de cultivo da atenciosidade na relação com as cinco sabedorias no campo da educação.

 

 

Inscrição e Prática de Generosidade

Contribuição sugerida e prática de generosidade
Sua inscrição e acesso online para as palestras independe de contribuição financeira. Caso lhe seja possível contribuir, o valor sugerido é de R$60,00.

Contribuição para:
Instituto Caminho do Meio
CNPJ: 09.661.172/0001-80
Banco do Brasil S. A.
Chave PIX: (51)99123-0530

Para se inscrever, clique aqui: https://forms.gle/e5ygP5tfScecSUFH6

Sua contribuição apoiará as atividades da Escola Caminho do Meio.
A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA