Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Palestra com Lama Samten | Visões sobre Paz e Sociedade | PRESENCIAL e online

dia 29.10 | sábado | 16h | no CEBB Porto Alegre (Garibaldi, 1368)

foto acima por @stephlotus

[[[INSCRIÇÕES PARA O PRESENCIAL ENCERRADAS. Você ainda pode se inscrever na modalidade online.]]]

Neste dia, o nosso querido mestre Lama Padma Samten estará compartilhando sua visão sobre a questão brasileira no que diz respeito à sociedade de um modo geral. Para isso, lançará mão da história de um homem da época do Buda Sakyamuni chamado Angulimala, que de assassino virou aluno do Buda e atingiu a mesma realização que a dele. A visão budista nos convida a olhar cada ser com o mesmo olhar. Como fazer isso em tempos tão polarizados e compartimentados? Será que somos capazes de ver a natureza búdica em todo e qualquer ser?

“Angulimala, que significa Colar de Dedos. Seu verdadeiro nome era Ahimsaka, o principal discípulo de um sacerdote brâmane que descobriu que sua mulher havia tentado seduzir seu discípulo. Assim, o mestre procurou vingar-se, instruindo Ahimsaka a matar 100 pessoas e cortar um dedo de cada uma, fazendo um colar. O discípulo acreditava que deveria obedecer ao seu mestre não importando o quão detestável fosse a instrução. Quando ele já havia matado 99 pessoas, o Buda foi informado pelos seus discípulos sobre estas ações cruéis. O Buda se aproximou de Ahimsaka, que descobriu que não era possível matar o Buda. No Bosque Jeta, depois de o Buda explicar o Darma a Ahimsaka, foi como se ele despertasse de um horrível pesadelo e imediatamente alcançou a iluminação.”

Budadarma

Para falar dos conselhos e proposições que o próprio Buda fez ao rei da época, o Lama Samten trará o texto Os Ensinamentos do Buda sobre Harmonia Social e Comunitária compilado pelo Bikkhu Bodhi em que Sakyamuni tece uma série de recomendações que um bom governante deveria seguir para um bom exercício e cuidado da população.

Todas e todos estão convidados/as para a palestra!
É necessária a inscrição para acolhermos cada um(a) da melhor forma!
Vagas limitadas para a modalidade presencial.
Uso de máscara obrigatório.

Se desejar, você pode fazer seu depósito antes de clicar no botão abaixo. A inscrição independe da contribuição financeira. Mas se quiser, como referência, a sugestão é de R$ 50,00 *.

Dados bancários para o depósito:
Chave PIX (nossa preferência):
eventoscebbpoa@gmail.com

Banco Nubank (0260)
Agência 001
CC 15645473-7
Leila Pereira Leite
184.708.740-04

Na descrição do depósito/transferência/pix escreva: “Palestra Lama 29-10-22”

Faça sua inscrição!

A contribuição financeira é livre e qualquer valor apoiará os movimentos do CEBB Porto Alegre na manutenção de suas atividades e o Lama Padma Samten, no alcance e benefícios que traz a tanta pessoas.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA