Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Palestra online com Lama Padma Samten | Saúde mental e emocional

Palestra online com Lama Padma Samten
Dia 3 de abril (sábado) de 2021

Teremos a oportunidade maravilhosa de, nesse momento imprescindível, ouvir o Lama Padma Samten numa palestra sobre saúde mental e emocional e o cultivo da visão saudável pela prática das seis perfeições (paramitas).
A prática incluirá uma hora de meditação silenciosa antes da palestra, conforme a programação:

8h – 9h: Meditação silenciosa
9h – 11h: Palestra com Lama Padma Samten

Saúde mental e emocional

“Se nós quisermos falar em saúde, saúde mental, doença, doença mental, o nosso foco é a roda da vida, é o diagrama da roda da vida, é o mapa mental da roda da vida. Vocês olhem aquilo como um mapa mental, não como um ensinamento. Olhem aquilo como alguma coisa que vocês vão entendendo aos poucos e vão amadurecendo e vão transformando, olhando de forma mais ampla aquele conteúdo”
“Nós temos as loucuras individuais e as loucuras coletivas. Elas são baseadas nessa característica: quando a gente vê as pessoas desrespeitando os outros, passando por cima dos outros, isso já é o sinal da loucura. A pessoa se fixa em alguma coisa, ela já não vê o outro, só vê o outro como alguma coisa dentro da sua própria vida. Este é um sintoma.”

“A linguagem emocional, a linguagem que aciona a energia, ela é a que realmente nos mobiliza; eventualmente nós temos um discurso que fazemos para nós mesmos, mas esse discurso não nos mobiliza e a nossa energia é mobilizada de outro modo. Por exemplo, alguém que vai fazer dieta, sabe que não pode comer isso, deve comer aquilo – tem um discurso bem claro – mas esse discurso é difícil de seguir; muito mais fácil é seguir os impulsos que aparecem por meio dos olhos, ouvidos, nariz, língua e tato; a mente é o processo pelo qual nós raciocinamos e criamos uma outra mente que policia a mente que está associada aos olhos, ouvidos, nariz, língua e tato, mas a mente cognitiva tem um resultado mais frágil.”

“O processo de lucidez que cura a aflição é o processo que nos permite tomar refúgio não em alguma identidade, não na sustentação da identidade que está em crise, mas nos permite tomar refúgio sereno, sem luta, na natureza que não pode ser derrubada, que é a natureza que sobreviveu àquela multidão de rostos, que foram trocando. Nós temos essa experiência longa de sobrevivência. Nós não somos nenhum desses rostos. Quando nós serenamos dentro desta natureza que está além dessas identidades, então isso é a lucidez. Essa lucidez nos retira da crise. Ela está sempre disponível. Se vocês forem olhar, ela não envelhece, tem essa vantagem. Não morre, não cria rugas, não empalidece, não tem olheiras. Não tem problema nenhum, não precisa de tratamento dentário, lipoaspiração, não precisa de nada, está lá. Espantoso, maravilhoso. É a base da nossa solidez, da nossa estabilidade.”

— Lama Padma Samten

Quer estudar mais sobre este tema antes da palestra do Lama Padma Samten?

Acesse os links abaixo

Inscrição e Prática de Generosidade

Sua inscrição e participação independe de contribuição financeira. Caso aspire e lhe seja possível contribuir, sinta-se livre para definir o valor.
Sua contribuição apoiará a manutenção da sede física do CEBB Florianópolis, a construção do templo principal e das áreas de retiro fechado do CEBB Bacopari e da casa de retiros do CEBB Mendjila. Estes últimos são espaços destinados a apoiar retiros médios e longos para o aprofundamento das práticas de visão, meditação e ação lúcida sob a orientação presencial do Lama.
A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paciência, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.
Para contribuições de dentro do Brasil, os dados bancários para doação são:

PIX: CNPJ 34.079.867/0001-04
Banco do Brasil (001) – Agencia: 0628-9 – Conta corrente: 108999-4
Ação Paramita Ensino Budista – CNPJ 34.079.867/0001-04

Para contribuições de fora do Brasil, entre em contato com floripa@cebb.org.br.

Inscreva-se aqui

Resumo

O quê | Palestra online com Lama Padma Samten
Tema | Saúde mental e emocional
Dia | 3 de abril de 2021, sábado
Hora | 8h às 11h

8h – 9h: Meditação silenciosa
9h – 11h: Palestra com Lama Padma Samten

Link da transmissão | Será divulgado em e-mail de resposta aos inscritos
Realização | Ação Paramita
Apoio | CEBB Mendjila, CEBB Florianópolis, CEBB Joinville, CEBB Garopaba, CEBB Itajaí, GEBB Araranguá, GEBB Brusque, GEBB Criciúma, GEBB Gaspar, GEBB Ibiraquera
Lembre-se de verificar o recebimento de nossos emails em “Promoções”, caso use o Gmail, e no Spam.

Contato

Se tiver dúvidas, entre em contato conosco, escreva para floripa@cebb.org.br ou pelo WhatsApp em +55 (48) 9 9150-2296 (Lígia) ou  +55 (48) 9 9146-0671 (Alexandre).

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA