Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Retiros Abertos no CEBB Darmata

Conheça como funciona os retiros abertos no CEBB Darmata.

O Retiro Aberto reúne a possibilidade do aprofundamento do estudo dos ensinamentos e da prática formal de meditação, assim como o treinamento na visão e ação dentro da Mandala.

Durante o período do retiro, o praticante terá a oportunidade de participar das práticas diárias e da rotina de atividades gerais junto da comunidade de moradores.
Os participantes do retiro aberto receberão refeições vegetarianas, acomodações em alojamentos coletivos, e acompanhamento com um tutor local, podendo participar das práticas de meditação, estudos, práticas de corpo e pujas e a chance de experimentar a vida em um centro de Darma.
O CEBB não possui funcionários e, portanto, a manutenção e limpeza do lugar é feita por nós, que moramos ou frequentamos o espaço. Todos estão convidados a tomar a harmonização e o cuidado com o espaço como uma prática de atenção e respeito ao próprio Darma. A harmonia dos nossos movimentos em comunidade é um reflexo direto das qualidades da nossa própria prática. A rotina de atividades pode ser combinada com os coordenadores e/ou os tutores residentes na chegada do praticante ao CEBB.

Sustentação

O CEBB Darmata se sustenta a partir da generosidade e do engajamento da própria sanga (comunidade de praticantes). Através das doações e das contribuições nos eventos é possível manter a estrutura do Darmata viva. É recomendação clara do Lama que ninguém deixe de ouvir o Darma por motivos financeiros, mas é importante contemplar que nossa contribuição favorece não apenas a cobertura de gastos, mas a sustentação e expansão do Darma agora e em tempos futuros.
A contribuição sugerida pela diária dos retiros abertos é de R$70 (setenta reais), exceto em eventos, onde o valor sugerido do evento prevalece.

Rotina Diária do CEBB Darmata

5h30 – 6h Meditação silenciosa
6h – 7h Puja
7h – 7h45 Café da manhã
8h – 9h Horário livre (Samu)
9h – 11h Meditação silenciosa ou estudo
11h – 12h Horário livre (Samu)
12h – 12h45 Almoço
13h – 15h Horário livre (Samu)
15h – 17h Meditação silenciosa ou estudo
17h – 18h Atividade física
18h – 18h45 Jantar
19h – 20h Puja
20h – 22h Horário livre ou atividade especial
22h Nobre silêncio e Recolhimento
A frequência e o horário dos estudos e das práticas de corpo são combinados com os moradoradores e praticantes em retiro e podem variar de acordo com a disponibilidades dos facilitadores de cada atividade.

Solicitação de inscrição

  1. Se você é novo no CEBB, primeiro conheça mais sobre o budismo tibetano nos nossos centros urbanos ou online (verifique se existe algum CEBB perto de você) e no youtube do CEBB e do Lama Padma Samten. Alguns bons livros para começar são: Meditando a Vida, A Jóia dos Desejos, A Roda da Vida e Mandala do Lótus, todos de autoria do Lama Padma Samten.
  2. Preencha o Formulário de Solicitação de Inscrição.
  3. Os pedidos serão analisados e o contato terá continuidade por e-mail ou algum outro meio de comunicação.
  4. IMPORTANTE: Devido a pandemia estamos tomando alguns cuidados extras, por isso os pedidos devem ser encaminhados com no mínimo 15 dias de antecedência.

[button link=”https://goo.gl/forms/BiPiF2XVgPnhq1Zp2″ target=”blank” size=”large” style=”background:#8c0000″ ]Clique para abrir o Formulário de Inscrição[/button]

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA