Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Retiro Aberto e Retiro Fechado no CEBB Darmata

Conheça como funcionam os retiros aberto e fechado do CEBB Darmata.

O programa e os retiros são dedicados ao aprofundamento da prática formal de meditação, do estudo dos ensinamentos e o treinamento da visão e ação dentro da Mandala, com acompanhamento individual realizado por tutores do Programa de Formação de Facilitadores do CEBB. Depois de ouvir, entender e praticar mais extensamente o roteiro de 21 itens do treinamento do CEBB, o interesse de aprofundar as contemplações em um local silencioso, distante dos centros urbanos, pode brotar.

Programa e Retiros no CEBB Darmata

O CEBB Darmata é um dos centros de retiros mais antigos do Nordeste e consolidado dentro da rede dos CEBB’s. Desta forma, muitos praticantes o procuram para aprofundar seus estudos e prática de meditação, com uma rotina favorável e retirados de suas atividades cotidianas.
Para participar é importante que a pessoa já esteja frequentando algum dos nossos centros urbanos ou rurais (verifique se existe algum CEBB perto de você), esteja engajada em uma prática regular, integrando minimamente a prática em seu cotidiano.
Durante a estadia no CEBB a pessoa será acompanhada pelo tutor ou tutora local, terá acesso a todas as atividades no templo, hospedagem em alojamento coletivo e alimentação vegetariana. Em cada caso será combinado o formato da prática e a rotina específica junto com a coordenação e tutores do local, e a contribuição financeira do praticante para viabilizar o processo.

Formatos

Dependendo das condições locais e da maturidade na prática, essa inserção pode se dar em quatro formatos básicos:

  • Retiros de instruções: Finais de semana com palestras e oficinas, abertos a todos os interessados em conhecer sobre o budismo, meditação e suas práticas. Qualquer pessoa pode participar. Informações e inscrições são publicadas na página do CEBB Darmata um mês antes do evento. As atualizações também podem ser acompanhadas na nossa página do facebook.
  • Retiro Aberto: Nesta modalidade o praticante fica imerso no dia-a-dia do CEBB, com apoio da comunidade de moradores, e pode se dedicar ao aprofundamento da prática formal de meditação, ao estudo dos ensinamentos e ao treinamento da visão e ação dentro da Mandala. O retiro aberto é indicado para pessoas que já conhecem um pouco o Darma e já vem há algum tempo praticando a meditação.

 Para mais informações e inscrição no retiro aberto clique aqui!

  • Retiro Fechado: Indicado para quem já está sendo acompanhado por um tutor ou tutora do CEBB. Nesta modalidade o praticante se retira, por um tempo determinado, do convívio no cotidiano da comunidade de moradores. Assim, ele faz suas práticas, come e dorme em uma das casas destinadas aos retiros fechados. Nesta modalidade de retiro é dedicada ao aprofundamento da prática do roteiro de 21 Itens oferecido pelo Lama Samten como um meio de realização direta da visão de Sabedoria. Para que haja um bom aproveitamento do tempo, o roteiro deverá ser previamente estudado e praticado com o acompanhamento de um tutor. O tutor também será responsável por ajudar o praticante a planejar seu retiro, definindo quando e por quanto tempo será, e também os pontos do roteiro a serem aprofundados.

 Para mais informações e inscrição no retiro fechado clique aqui!

Esses formatos podem se misturar ou se alternar numa mesma vinda, a partir do que for combinado em cada caso.
Que muitos seres possam se beneficiar!

Local

CEBB Darmata, Fazenda Nossa Senhora, Zona Rural de Timbaúba-PE.

Mais informações de como chegar na página http://www.cebb.org.br/como-chegar-ao-darmata/

Contato

Institucional | (81) 99229.2904 | eventosdarmata@gmail.com

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA