Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Sem controle | Lama Padma Samten

Trechos do ensinamento oferecido por Lama Padma Samten no dia 18 de dezembro de 2015, no retiro “O caminho extraordinário de Guru Ioga”, na inauguração da sala de meditação do CEBB Alto Paraíso.

“A prática de Guru Ioga é isso, pessoal: ela está olhando os seres e vendo a natureza de Buda nos seres. Uma forma de praticar isso é simplesmente se relacionar com o outro como se o outro fosse um Buda. Olhar um por um e ver como um Buda. Um Buda que está meio assim, mas é um Buda.”
“Justo porque toda essa confusão pode ser construída a gente entende que tem um centro construtor das realidades e da magia das aparências todas.”
“Nosso desafio não é olhar as pessoas e diagnosticá-las (elas tem tal problema, elas estão fixadas nisso ou naquilo), não, nosso desafio na prática de Guru Ioga é olhar para as pessoas e ver o brilho lúcido que está ali dentro.”
“Nosso papel é sempre ajudar o outro a manifestar sua natureza livre.”
“No aspecto grosseiro, a gente pensa que se liberta dos problemas se libertando as aparências. Mas o aspecto cármico sutil das aparências segue, ele vai nos perseguir. Vocês não se sintam tranquilos só porque a coisa não está acontecendo. Essa é a mensagem.”
“Vocês abandonem o controle. Isso é a devoção. Isso é a base para a descida das bençãos. Quando eu não controlo, eu não estou fixado na bolha. É a mesma coisa. Isso é a vacuidade. Se vocês estudaram de fato, vocês entendem o prajnaparamita. Se entendem o prajnaparamita, vocês vejam a confiança no prajnaparamita como a base. Vocês entrem sorrindo nos diversos lugares.”
“É essa a instrução. A gente está sem controle. Tem momentos na vida e na morte em que nós não temos a capacidade de manobrar. Então esse é o momento da devoção. Se a gente consegue se abrir, isso é uma grande coisa. Sempre vai ter um momento em que nós não temos controle, então esse é o momento para a descida das bençãos. A benção é nós podermos dizer: essa bolha não sou eu, essa identidade dentro da bolha não sou eu, nada disso sou eu. Essa é a benção. Assim a lucidez correspondente brota.”
“Nós, como seres imperfeitos, limitados, grosseiros, presos no espaço e no tempo, imersos nas bolhas, sacolejando dentro do samsara, de um lado para o outro, nós não temos chance nenhuma! Mas nós não somos isso. Nós não somos isso. A chance não é dos seres que estão nessa condição, mas no fato de que nossa natureza profunda não é isso. Essa natureza profunda tem chance. Mas os seres que se reconhecem dentro das bolhas, como identidades, desejando isso, escapando daquilo, batendo aqui e ali, aspirando controle, tomando os objetivos de ter mais recursos externos para manipular as aparências e obter algum resultado, esses não conseguem. Sem chance. Não dá tempo e não tem como atingir. Porque qualquer coisa que eles atinjam é uma coisa construída dentro de uma bolha. Aquilo vai ser derrubado. Vocês olhem os seres poderosos, o que acontece com eles? Não importa qual a manipulação que eles consigam, ainda que super hábil, a gente pensa que isso é vitorioso, mas não é.”
“A prece voltada a obter resultados, no sentido de ‘quero que filho passe no vestibular’, isso não é uma boa coisa. A manipulação do samsara não é uma boa coisa. Na tradição Nyingma, diz-se que a pessoa não deveria fazer imposição das mãos nem qualquer prática para obter resultados convencionais dentro do samsara. A prática religiosa para manipular o samsara é totalmente proibida dentro do budismo. Mas isso não quer dizer que a gente não possa rezar pela descida das bençãos, só que a descida das benção não é alguma coisa que vai salvar a sua bolha ou sua identidade dentro da bolha — é alguma coisa que vai te liberar da ignorância e da fixação.”

Vídeo do ensinamento


O retiro segue com transmissão ao vivo até domingo. Para receber o link de cada transmissão por email ou como notificação no celular, inscreva-se no canal do lama no YouTube ou fique de olho na página do CEBB no Facebook.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA