Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Palestra e autógrafo de livros com Kazuaki Tanahashi Sensei: “As quatro verdades triviais: princípios para um Budismo engajado”

21 de junho, quinta-feira, às 19h, no auditório da FAFIRE

A cidade de Recife terá a honra de receber o grande mestre japonês, erudito e artista Kazuaki Tahanashi Sensei.

Palestra

Nessa palestra Tanahashi abordará temas relacionados com o budismo engajado e usará trechos de seu livro mais recente, Painting Peace: Art in a Time of Global Crisis (Pintando Paz: Arte em Tempos de Crise Global, sem edição em português).

Seriam As Quatro Nobres Verdades — o ensinamento budista mais básico sobre a natureza da vida na busca da liberação pessoal — suficiente como princípio orientador para uma transformação social em larga escala? Ou precisamos de perspectivas universais complementares que orientem nossa ação em tempos de crise mundial? Nossa investigação partirá daí e olharemos como as abordagens budistas podem nos apoiar nas respostas aos dilemas cruciais que enfrentamos.

Haverá tradução consecutiva em português.

Autógrafos

Kaz Sensei também irá autografar a edição em português do seu livro “O Sutra do Coração: Um guia abrangente para o clássico do budismo mahayana” publicado recentemente no Brasil pela editora Lúcida Letra. O livro estará a venda no local, antes do início da palestra por 50 reais.

Após a palestra será possível levar o livro para Kaz Sensei autografar. É um momento contemplativo, em que ele usa pincel e tinta e, além de escrever o nome da pessoa no livro, faz um de seus círculos Zen – chamado de “Ensō”, que significa “símbolo de círculo”. Assista a explicação sobre o circulo no vídeo “O círculo na tradição Zen (2min)“.

É importante manter silêncio durante esse momento.

Kaz Sensei fazendo um Ensō durante a sessão de autógrafos de livros em Porto Alegre. Foto: ©Zé Paiva/Vista Imagens.

Palestrante

Nascido no Japão em 1933, Kazuaki Tanahashi é um erudito e professor Soto Zen. Mestre caligrafista e artista treinado no Japão, há 50 anos tem ensinado e feito exposições ao redor do mundo. Como escritor, editor e tradutor, produziu mais de quarenta livros em inglês e japonês. Como ativista ambiental, foi o secretário fundador do “Plutonium Free Future”. Ativista da paz, trabalhou contra a corrida armamentista nuclear e é diretor fundador da iniciativa “A World Without Armies”, para a desmilitarização das nações. Ele também é membro da Academia Mundial de Arte e Ciência.

Quando

21 de junho, das 19h30 às 21h.

Local

Auditório da FAFIRE, Av. Conde da Boa Vista, 921.

Inscrições

Inscrição no local, a partir das 18h.
Contribuição sugerida: R$ 40,00

Vagas

400 vagas.
Sujeito a disponibilidade do local.

Contato

81 99606.4319 (Mavy) | 81 99866.6138 (Vagner) | eventoscebbrecife@gmail.com | facebook.com/cebbrecife

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA