Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Programa de Voluntariado no CEBB Darmata

Conheça como funciona o programa de voluntariado no CEBB Darmata.
O Programa de Voluntariado é indicado para quem gostaria de estabelecer uma prática regular de meditação como parte da vida diária. Nesta modalidade você pode se juntar a outros voluntários e moradores residentes para praticar meditação, estudar os ensinamentos e trabalhar em comunidade. Os participantes do programa receberão refeições vegetarianas, acomodações em alojamento coletivo, acompanhamento com um tutor local, práticas de meditação, estudos e a chance de experimentar a vida em um centro de Darma.

Compromissos e Benefícios

O voluntário compromete-se a:

  • Apoiar duas ou mais mandalas de trabalho voluntário
  • Pelo menos um turno diário disponível para trabalhos
  • Manter uma prática formal de meditação, contemplação e/ou estudo
  • Seguir os horários da rotina diária do CEBB Darmata

Benefícios:

  • Hospedagem em alojamento coletivo e banheiro compartilhado
  • Alimentação vegetariana
  • Participação nos retiros de instrução
  • Práticas de meditação, estudos, prática de corpo e pujas
  • Acompanhamento de um tutor/facilitador residente para receber apoio e responder perguntas sobre sua prática.

Sustentação

O CEBB Darmata se sustenta a partir da generosidade e o engajamento da própria sanga (comunidade de praticantes). Através das doações e das contribuições nos eventos é possível manter a estrutura do Darmata viva. É recomendação clara do Lama que ninguém deixe de ouvir o Darma por motivos financeiros, mas é importante contemplar que nossa contribuição favorece não apenas a cobertura de gastos, mas a sustentação e expansão do Darma agora e em tempos futuros.
Não temos valor sugerido para a contribuição financeira para período do programa de voluntariado. As pessoas que optarem por vir nessa modalidade contribuem apoiando as mandalas de trabalho.

Rotina Diária do CEBB Darmata

5h30 – 6h Meditação silenciosa
6h – 7h Puja
7h – 7h45 Café da manhã
8h – 9h Horário livre (Samu)
9h – 11h Meditação silenciosa ou estudo
11h – 12h Horário livre (Samu)
12h – 12h45 Almoço
13h – 15h Horário livre (Samu)
15h – 17h Meditação silenciosa ou estudo
17h – 18h Atividade física
18h – 18h45 Jantar
19h – 20h Puja
20h – 22h Horário livre ou atividade especial
22h Nobre silêncio e Recolhimento
A frequência e o horário dos estudos e das práticas de corpo são combinados com os moradoradores e praticantes em retiro e podem variar de acordo com a disponibilidades dos facilitadores de cada atividade.

Solicitação de inscrição

  1. Se você é novo no CEBB, primeiro conheça mais sobre o budismo tibetano nos nossos centros urbanos ou online (verifique se existe algum CEBB perto de você) e no youtube do CEBB e do Lama Padma Samten. Alguns bons livros para começar são: Meditando a Vida, A Jóia dos Desejos, A Roda da Vida e Mandala do Lótus, todos de autoria do Lama Padma Samten.
  2. Leia as informações abaixo sobre as possibilidades de mandalas de voluntariado disponíveis no CEBB Darmata. Por favor, informe em sua inscrição todas as habilidades ou experiências que você tem para compartilhar em qualquer uma dessas áreas. As habilidades especializadas não são um requisito, exceto para certas atividades, conforme observado nas descrições.
  3. Preencha o Formulário de Solicitação de Inscrição e peça para um facilitador ou tutor do CEBB que você frequenta enviar um e-mail cebbdarmata@gmail.com indicando você para este programa.
  4. Os pedidos serão analisados e o contato terá continuidade por e-mail ou outro meio de comunicação.

Importante: O número de vagas para o voluntariado são limitados e dependem das necessidades do CEBB Darmata para o período que foi selecionado – geralmente 2 ou 3 voluntário por período.

[button link=”https://goo.gl/forms/BiPiF2XVgPnhq1Zp2″ target=”blank” size=”large” style=”background:#8c0000″ ]Clique para abrir o Formulário de Inscrição[/button]


Mandalas para trabalho voluntário

Os voluntários trabalham em duas ou mais mandalas, já que as necessidades do CEBB Darmata oscilam. As maiores demandas geralmente são Cozinha, Limpeza e Jardim. Ao se inscrever, selecione pelo menos uma delas. Se você tiver experiência e habilidades adicionais, indique outras áreas nas quais você poderá contribuir para as necessidades do CEBB Darmata. Tentaremos combinar voluntários com seus interesses e habilidades, porém é necessária alguma flexibilidade.

Cozinha

Trabalhe na cozinha preparando refeições para nossos moradores, retirantes e convidados. As atividades incluem preparar refeições vegetarianas (1 a 3 vezes na semana), apoiar as compras dos alimentos e ajudar na organização da cozinha e refeitório. A experiência em cozinhar para grupos (10-15 pessoas) é útil, mas não é necessária. O importante é estar aberto para aprender e servir.

Serviço de limpeza

Ajude na limpeza e organização das nossas dependências para oferecermos um ambiente harmônico para todos. Atividades incluem manter os locais comunitários limpos e organizados (cozinha, secretaria, refeitório, alojamentos, templo, varandas, banheiros…), apoiar na limpeza de acolchoados, no recolhimento do lixo seco e orgânico, e nas atividades da lavanderia..

Jardim

Os voluntários nessa mandala tem a oportunidade de ajudar a manter vivo o nosso jardim, regando, cuidando e plantando mudas e cuidar da composteira.

Manutenção

Ajude na manutenção das dependências do CEBB Darmata. As atividades podem incluir pintura, carpintaria, construção, manutenção de trilhas, elétrica ou encanamento. Caso não tenha experiência nestas atividades, não tem problema, basta estar aberto a aprender.

Retiros

Participe das atividades da mandala de apoio aos praticantes em retiros. As atividades podem incluir recepcionar as pessoas que vêm fazer retiros ou visitar o CEBB Darmata, ajudando a trazer e manter provisões para os praticantes em retiro, como água, e protegendo o ambiente de retiro.

Comunicação

Apoie a equipe do CEBB Darmata em seus esforços para promover os eventos e retiros para que mais pessoas possam vir e se beneficiar. É importante ter experiência prévia com fotografia, mídia social, escrita e / ou design. O trabalho será principalmente administrativo e é necessária a proficiência com computadores.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA