Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Como ajudar os seres imersos em sofrimentos intensos?


Lama Padma Samten: é melhor socorrê-los, pois, de modo geral, eles estão na condição de confusão, pois “o sofrimento do sofrimento” os deixa muito perturbados. É muito difícil eles praticarem qualquer tipo de lucidez, porque dentro de uma condição normal eles já não são lúcidos. Então, com o sofrimento do sofrimento aí é que não são lúcidos mesmo.
Oferecemos comida, abrigo, educação. Isso vai melhorando a vida deles. Criamos uma Terra Pura, um lugar confortável onde eles possam viver, ter saúde, vamos colocando os ensinamentos e dizemos: acorde, isso é uma condição transitória. Você está bem aqui, mas você vai precisar avançar, pois “papai” e “mamãe” não vão poder te socorrer o tempo todo, você vai ter que se tornar aquele que vai socorrer os outros. É assim: você vai ter que acordar.
Então, as pessoas vão acordando, esse é o papel de uma escola, é o papel de um centro budista, que vai também ajudando as pessoas a avançar.
A mandala de Terra Pura inclui toda essa perspectiva. Se conseguirmos implantar a visão de Guru Ioga dentro de um centro budista ou dentro de uma escola isso é maravilhoso. Isso é a visão de Guru Ioga nesse sentido amplo.
Quando não conseguimos ajudar, rezamos por eles. Existe uma inseparativiidade. Vamos supor que são pessoas específicas que estão a certa distância, imaginamos a situação delas e que vamos ajudá-las a compreender a natureza primordial que ultrapassa aquilo.
Colocamos-nos mentalmente na situação que o outro está e conduzimos a nossa mente em uma direção lúcida. Então, essa é uma forma de ajudar o outro, que pode estar a qualquer distância.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA