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Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Como lidar com experiências de sofrimento como separação ou perda de emprego?

Lama Padma Samten: Nem sempre escapar do sofrimento é o ponto interessante.
Quando olhamos o sofrimento, entendemos que ele é bem-vindo! Pois é a oportunidade de purificarmos a estrutura que produz este sofrimento. A purificação desta estrutura pode surgir pela compreensão do aspecto onírico de toda a situação. Ou seja, compreendemos como que através da luminosidade e liberdade terminamos configurando uma paisagem, nossa identidade dentro da paisagem, os papéis das várias pessoas dentro disso. Este aspecto que inclui paisagem e nossa identidade é visto como manifestação de liberdade e luminosidade. Então, através destas formas contemplamos liberdade e luminosidade que é a natureza básica. Do sofrimento vemos as formas, os pressupostos; das formas vemos a natureza absoluta. Neste sentido, o sofrimento é um meio de acesso ao reconhecimento da natureza última. Ele se torna um ornamento da natureza última. Esta é a base da prática tântrica.
No CEBB temos um voto adicional, não só o voto de lucidez, mas também o voto de reduzir o sofrimento. O sofrimento não precisa aumentar para avançarmos, já existe bastante sofrimento. Tudo o que é bom e favorável também tem um aspecto de pureza. Na hora de praticar é preferível aquilo que seja menos perturbador. Ainda assim, por exemplo, o aspecto perturbado do sofrimento tem um mérito particular, porque interrompe a nossa mente comum. Ou seja, quando surge um problema, o problema termina por concentrar a nossa mente. Ele reduz a importância de todo o resto. Se conseguirmos transformar o problema em prática, encontramos a estrutura perfeita. Porque o problema reduz a importância do resto, logo ele concentra a mente. Coisa que toda a prática deveria ter. Aí tomamos o problema, olhamos a estrutura cármica que esta atrás, a paisagem toda. E reconhecemos isto tudo como um ornamento da natureza última.

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