Série Diálogos Budismo e Sociedade com Lama Padma Samten
Dia 17 de abril (quarta) às 20h
Atividade on-line, você pode participar ao vivo ou ter acesso à gravação.
Ensinamentos Budistas para a Urgência Ecológica
Nesta edição dos diálogos Budismo e Sociedade, dia 17 de abril, às 20h, Lama Padma Samten receberá David Loy, Isabel Valle, Monja Tchoren e José Fonseca para conversar sobre como o budismo responde às questões coletivas globais atuais.
Seguindo a provocação que traz em seu último livro, Ecodarma, Loy nos instiga a refletir sobre como o budismo responde aos desafios sociais e coletivos e, ao mesmo tempo, o que as questões sociais e ecológicas de hoje provocam nos budistas?
Além disso, este encontro irá colocar Lama Samten e David conversando de uma forma aberta sobre a sua vinda ao Brasil e dando um gostinho de tudo o que está por vir deste encontro. David virá em maio ao Brasil e fará uma peregrinação pelo país para conhecer e aprender com o que já vem sendo feito nesse sentido nas comunidades do CEBB e em diferentes movimentos sociais, organizações de base e instituições que irá visitar, como o MST, quilombos e universidades públicas.
Para enriquecer este encontro, também participarão da mesa Isabel Valle, da Bambual Editora, que trouxe a tradução do Ecodarma para o Brasil, Monja Tchoren e José Fonseca, tradutores da obra.
Convidados
Lama Padma Samten é físico pela UFRGS, Alfredo Aveline deu aulas na universidade por 20 anos. Ativista ambiental, fundou em 1986 o CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) e largou a docência para dedicar-se à espiritualidade. Em 1996 foi graduado Lama budista por seu mestre, Chagdud Rinpoche, tibetano fundador do Templo de Três Coroas. Hoje, Lama Padma Samten – dedica-se à ciência, à espiritualidade e ao movimento ecológico.
David Loy é um professor Zen, ativista, sociólogo e fundador do Centro de EcoDarma das Montanhas Rochosas (Rocky Mountain EcoDharma Center), no Colorado, EUA. Escritor prolífico, seu trabalho tem usado o entendimento budista da vacuidade para analisar a história do ocidente e os problemas globais contemporâneos. Loy atua em diversos grupos e movimentos, incluindo o Extinction Rebellion e os Zen Peacemakers.
Isabel Valle é formada em administração, com especialidades em gestão empresarial e marketing. Atualmente, é doutoranda em psicossociologia de comunidades pelo EICOS/IP/UFRJ. Há mais de trinta anos trabalha no mercado editorial brasileiro e, atualmente, é publisher da Bambual Editora, que produz livros propositivos sobre a transição global. Também é instrutora de yoga, terapeuta corporal e costuma caminhar descalça em florestas.
Monja Tchoren cursou a Faculdade de Arquitetura da USP, formando-se depois em Graphics Design nos Estados Unidos. Praticou o Budismo Tibetano por muitos anos, inclusive morando em Dharamsala, India, por quatro anos. Depois passou para o Zen. Discípula de Roshi Egyoku Nakao, ordenou-se monja no Zen Center de Los Angeles, ao qual continua vinculada. Como monja de lá, cumpriu a formação em Concílio do Center for Council, assim como o curso de Healthy Boundaries, promovido pelo Faith Trust Institute. Traduziu o livro As Seis Perfeições de seu antigo mestre tibetano, Geshe Sonam Rinchen e, em parceria com Eishin Sensei (José Fonseca), os livros O Zen da Pessoa Comum e Ecodarma. Fez cursos online sobre o Ecodarma e o Budismo engajado com o Prof. David Loy, Sensei Kritee Kanko, Joanna Macy, e junto ao Buddhist Peace Fellowship. Dirigiu o retiro Ecodarma: Mãe Terra, Presença e Resiliência na Montanha Grande Buda, RS, em 2023. Mora em Campinas, onde orienta a Sanga Mãos Vazias.
José Fonseca, também chamado de Eishin Sensei, é professor de zen-budismo. Em 1982 praticou na Associação Zen Internacional do mestre Taisen Deshimaru. Recebeu os preceitos do mestre Narazaki Ikko Roshi em 1989 e também do mestre Daigyo Moriyama Roshi em 1996. Traduziu obras do budismo como o Sutra da Plataforma, O Ensinamento Zen de Bodidarma, O Zen da Pessoa Comum, Ecodarma – os dois últimos em parceria com a monja Tchoren – e foi um dos fundadores da Revista Bodisatva e da Associação Via Zen. Em julho de 2018 recebeu a transmissão do Darma da mestra Shingetsu Coen Roshi.
Prática de Generosidade
Sua inscrição e participação ONLINE independem de contribuição financeira. Caso aspire e lhe seja possível contribuir, sinta-se livre para definir o valor. Como referência, sugerimos os valores de R$ 60,00. Sua contribuição apoiará as atividades da Escola Caminho do Meio.
The practice of Dana Paramita - perfection of generosity - makes it possible to continue the teachings from the time of the Buddha. The six paramitas - generosity, morality, peace, constant energy, concentration and wisdom - inspire the practice and are the generative and sustaining basis of the CEBB Sangha's centers for study, meditation, hospitality and initiatives for education, environmental protection, Pure Lands and the Culture of Peace.
Faça a sua inscrição aqui
Inscreva-se aqui
Ao fazer sua inscrição, você receberá o link de acesso ao Zoom e ao Youtube (ao vivo).
David Loy no Brasil
Este evento online é o início de uma série de eventos presenciais com David Loy no Brasil, de 29 de abril a 7 de junho. Ele percorrerá diversas sangas urbanas e rurais do CEBB e oferecerá retiros e palestras. Veja toda a programação e informações para inscrição aqui: cebb.org.br/david-loy
Contact
Se tiver alguma dúvida, por favor, envie um email para acaoparamita@gmail.com