Skip to content
Home » Ensinamentos Budistas para a Urgência Ecológica | Diálogos Budismo e Sociedade

Ensinamentos Budistas para a Urgência Ecológica | Diálogos Budismo e Sociedade

    Série Diálogos Budismo e Sociedade com Lama Padma Samten
    Dia 17 de abril (quarta) às 20h
    Atividade on-line, você pode participar ao vivo ou ter acesso à gravação.

    Ensinamentos Budistas para a Urgência Ecológica

    Nesta edição dos diálogos Budismo e Sociedade, dia 17 de abril, às 20h, Lama Padma Samten receberá David Loy, Isabel Valle, Monja Tchoren e José Fonseca para conversar sobre como o budismo responde às questões coletivas globais atuais.

    Seguindo a provocação que traz em seu último livro, Ecodarma, Loy nos instiga a refletir sobre como o budismo responde aos desafios sociais e coletivos e, ao mesmo tempo, o que as questões sociais e ecológicas de hoje provocam nos budistas?

    Além disso, este encontro irá colocar Lama Samten e David conversando de uma forma aberta sobre a sua vinda ao Brasil e dando um gostinho de tudo o que está por vir deste encontro. David virá em maio ao Brasil e fará uma peregrinação pelo país para conhecer e aprender com o que já vem sendo feito nesse sentido nas comunidades do CEBB e em diferentes movimentos sociais, organizações de base e instituições que irá visitar, como o MST, quilombos e universidades públicas.

    Para enriquecer este encontro, também participarão da mesa Isabel Valle, da Bambual Editora, que trouxe a tradução do Ecodarma para o Brasil, Monja Tchoren e José Fonseca, tradutores da obra.

    Convidados

    Lama Padma Samten é físico pela UFRGS, Alfredo Aveline deu aulas na universidade por 20 anos. Ativista ambiental, fundou em 1986 o CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) e largou a docência para dedicar-se à espiritualidade. Em 1996 foi graduado Lama budista por seu mestre, Chagdud Rinpoche, tibetano fundador do Templo de Três Coroas. Hoje, Lama Padma Samten – dedica-se à ciência, à espiritualidade e ao movimento ecológico.

    David Loy é um professor Zen, ativista, sociólogo e fundador do Centro de EcoDarma das Montanhas Rochosas (Rocky Mountain EcoDharma Center), no Colorado, EUA. Escritor prolífico, seu trabalho tem usado o entendimento budista da vacuidade para analisar a história do ocidente e os problemas globais contemporâneos. Loy atua em diversos grupos e movimentos, incluindo o Extinction Rebellion e os Zen Peacemakers.

    Isabel Valle é formada em administração, com especialidades em gestão empresarial e marketing. Atualmente, é doutoranda em psicossociologia de comunidades pelo EICOS/IP/UFRJ. Há mais de trinta anos trabalha no mercado editorial brasileiro e, atualmente, é publisher da Bambual Editora, que produz livros propositivos sobre a transição global. Também é instrutora de yoga, terapeuta corporal e costuma caminhar descalça em florestas.

    Monja Tchoren cursou a Faculdade de Arquitetura da USP, formando-se depois em Graphics Design nos Estados Unidos. Praticou o Budismo Tibetano por muitos anos, inclusive morando em Dharamsala, India, por quatro anos. Depois passou para o Zen. Discípula de Roshi Egyoku Nakao, ordenou-se monja no Zen Center de Los Angeles, ao qual continua vinculada. Como monja de lá, cumpriu a formação em Concílio do Center for Council, assim como o curso de Healthy Boundaries, promovido pelo Faith Trust Institute. Traduziu o livro As Seis Perfeições de seu antigo mestre tibetano, Geshe Sonam Rinchen e, em parceria com Eishin Sensei (José Fonseca), os livros O Zen da Pessoa Comum e Ecodarma. Fez cursos online sobre o Ecodarma e o Budismo engajado com o Prof. David Loy, Sensei Kritee Kanko, Joanna Macy, e junto ao Buddhist Peace Fellowship. Dirigiu o retiro Ecodarma: Mãe Terra, Presença e Resiliência na Montanha Grande Buda, RS, em 2023. Mora em Campinas, onde orienta a Sanga Mãos Vazias.

    José Fonseca, também chamado de Eishin Sensei, é professor de zen-budismo. Em 1982 praticou na Associação Zen Internacional do mestre Taisen Deshimaru. Recebeu os preceitos do mestre Narazaki Ikko Roshi em 1989 e também do mestre Daigyo Moriyama Roshi em 1996. Traduziu obras do budismo como o Sutra da Plataforma, O Ensinamento Zen de Bodidarma, O Zen da Pessoa Comum, Ecodarma – os dois últimos em parceria com a monja Tchoren – e foi um dos fundadores da Revista Bodisatva e da Associação Via Zen. Em julho de 2018 recebeu a transmissão do Darma da mestra Shingetsu Coen Roshi.

    Prática de Generosidade

    Sua inscrição e participação ONLINE independem de contribuição financeira. Caso aspire e lhe seja possível contribuir, sinta-se livre para definir o valor. Como referência, sugerimos os valores de R$ 60,00. Sua contribuição apoiará as atividades da Escola Caminho do Meio.

    A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.

    Faça a sua inscrição aqui
    Inscreva-se aqui

    Ao fazer sua inscrição, você receberá o link de acesso ao Zoom e ao Youtube (ao vivo).

    David Loy no Brasil

    Este evento online é o início de uma série de eventos presenciais com David Loy no Brasil, de 29 de abril a 7 de junho. Ele percorrerá diversas sangas urbanas e rurais do CEBB e oferecerá retiros e palestras. Veja toda a programação e informações para inscrição aqui: cebb.org.br/david-loy

    Contato

    Se tiver alguma dúvida, por favor, envie um email para acaoparamita@gmail.com

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.