Skip to content
Home » Um Guia para a Jornada Interna | Contemplações Fundamentais | jun 2024

Um Guia para a Jornada Interna | Contemplações Fundamentais | jun 2024

    Estudo diário com tutor, das 9h às 11h (horário de Brasília)
    De 19 de junho a 3 de julho de 2024
    UM GUIA PARA A JORNADA INTERNA: O CAMINHO BUDISTA PARA OS TEMPOS ATUAIS

    A biblioteca de Sabedoria e Compaixão é uma série especial de vários volumes na qual Sua Santidade o Dalai Lama compartilha os ensinamentos do Buda sobre todas as etapas do caminho para o completo despertar que ele mesmo praticou durante toda a sua vida. Os tópicos são organizados especialmente para pessoas que não nasceram em uma cultura budista e são temperados com a abordagem singular do Dalai Lama. Com a ajuda de sua discípula de longa data, a monja americana Thubten Chodron, o Dalai Lama estabelece o contexto para a prática dos ensinamentos do Buda nos tempos modernos e, em seguida, revela o caminho da sabedoria e da compaixão que leva a uma vida significativa e a um senso de realização pessoal. Esta série é uma importante ponte entre tópicos introdutórios e profundos para aqueles que buscam uma explicação detalhada numa linguagem contemporânea.

     

    Esse estudo contemplará o primeiro volume, intitulado Aproximando-se do Caminho Budista, no qual são destilados vários aspectos importantes do caminho formando um amplo panorama de como ele se encaixa em nossa vida. É recomendado tanto para quem está se aproximando do budismo quanto para aqueles que querem rever conceitos fundamentais sob o olhar cuidadoso e compassivo do Décimo Quarto Dalai Lama e pela reverenciada monja Thubten Chodron.

     

    Veja alguns temas que serão abordados de acordo com o sumário do livro:

    A VISÃO BUDISTA DA VIDA – o que é a mente?, originação dependente, a possibilidade de erradicar o sofrimento

    A MENTE E AS EMOÇÕES – felicidade e infelicidade, emoções destrutivas e construtivas, lidando com as aflições, combatendo a depressão

    A DIFUSÃO DO DARMA – veículos e caminhos, a vida do buda, escolas antigas, mahayana, sistema filosóficos

    A INVESTIGAÇÃO DOS ENSINAMENTOS – a experiência dos kalamas, ensinamentos confiáveis, termas e visões puras, entendo corretamente os ensinamentos

    A IMPORTÂNCIA DE BONDADE E COMPAIXÃO – uma mente pacífica, a importância da motivação, treinamento da mente

    UMA ABORDAGEM SISTEMÁTICA – caminhos e desenvolvimento espiritual, o valor dos estágios do caminho, mais que uma única abordagem

    FERRAMENTAS PARA O CAMINHO – conselhos gerais, sabedoria e fé, purificação e mérito, preces e rituais, estudo-reflexão-meditação

    PROGREDINDO NA PRÁTICA – expectativas realistas, práticas avançadas no momento adequado, sinais de progresso]

    REFLEXÕES PESSOAIS SOBRE O CAMINHO – minha rotina, cultivo da bodichita, disposição com as dificuldades, mantendo uma mente alegre, seres realizados

    TRABALHANDO NO MUNDO – boa saúde e lidando com doenças, usando diversos métodos para beneficiar as pessoas, envolvimento político, artes e mídia, igualdade de gênero, abordagem não sectária

     

     

     

    Facilitador: Guilherme Erhardt

    Guilherme é tutor dentro do programa de formação de tutores e facilitadores do Darma, sob orientação do Lama Padma Samten.

     

     

     

    Programação do Estudo

    Atenção: Os horários e a programação do estudo estão sujeitos a alterações
    Período: 19 de junho (quarta) a 3 de julho (quarta)

     

    Inscrição Presencial – Retiro Aberto no CEBB Caminho do Meio

    O CEBB Caminho do Meio, junto com os estudos de aprofundamento do Lama Padma Samten e de contemplações fundamentais conduzidos por tutores, está promovendo retiros contínuos de caráter aberto no CEBB – Viamão/RS. A rotina do retiro está descrita abaixo, possuindo as tardes com atividades voluntárias  e também com a possibilidade de atividades pessoais (trabalho remoto e projetos).

    5:30 – 7:00 Puja manhã
    7:00 – 8:00 Café da manhã
    9:00 – 11:00 Estudo de aprofundamento
    11:00 – 13:00 Almoço e organização da cozinha
    14:00 – 17:00 Atividades:

    Agrofloresta e Instituto Caminho do Meio
    Manutenção da cozinha e refeitório
    Práticas meditativas e contemplação
    Atividades pessoai
    s
    (nos consulte para conversarmos como podemos seguir)

    17:00 – 18:00 Atividade física livre
    18:00 – 18:45 Jantar
    19:00 – 20:30 Puja

     

    A inscrição para o Retiro Presencial é feita via whatsapp pelo número (51) 994118664. Falar com Bruno.

     

    Faça sua inscrição PRESENCIAL!

     

    Inscrição Online e Prática de Generosidade

    Sua inscrição e participação ONLINE independem de contribuição financeira.

    Caso aspire e lhe seja possível contribuir, o valor de referência é R$550,00. Sua contribuição apoiará as atividades do CEBB Caminho do Meio.

     

    Faça sua inscrição ON-LINE

     

    Para contribuições de dentro do Brasil, os dados bancários para doação são:

    Banco do Brasil (001)
    Favorecido: Centro de Estudos Budistas Bodisatva
    Agência: 0628-9
    Conta Corrente: 50124-7
    CNPJ: 94958949/0001- 42
    PIX: ppmtutores@gmail.com

     

    A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.

     

    Transmissão ONLINE

    O estudo ocorrerá por transmissão online direta do CEBB Caminho do Meio, pelo Zoom e pelo canal Youtube do CEBB. O link para a página de acompanhamento do estudo, onde serão informados os links de cada período do estudo, será enviado por um email-resposta após o envio do formulário de inscrição. Caso não encontre o email-resposta em sua caixa de entrada, VERIFIQUE NA CAIXA DE SPAM ou em “PROMOÇÕES” e marque como não-spam (caso esteja no SPAM). Pode ser útil incluir o endereço (cebbcm@gmail.com) na sua lista de contatos.

     

    Contato

    cebbcm@gmail.com | (51) 99799 8184 (WhatsApp) (atendimento de segunda a sexta das 13h30 às 18h)
    Organização: CEBB Caminho do Meio

     

    Projetos, Práticas e Sonhos da Escola Caminho do Meio

    A Escola Caminho do Meio vem acolhendo muitos alunos ao longo dos últimos 15 anos e teve a alegria de formar a 1ª turma do 9º ano em 2022. Funcionando imersa em uma comunidade e em um bosque, sua abordagem pedagógica é centrada no cultivo do mundo interno, no favorecimento de relações e na integração com a natureza. Encoraja o universo daquilo que faz sentido para cada criança, trabalha com o brincar e a criatividade, a arte e as diferentes linguagens, e o aprendizado por projetos — cultivando uma educação de mente, coração, mãos e corpo inteiro. Muitos sonhos já foram realizados e muitos avanços estão por vir, convidamos você a fazer parte dessa rede que acredita na Educação para a Felicidade, clique e saiba como engajar-se.

     

    Projetos e Sonhos da Bodisatva

    A Bodisatva é uma plataforma de comunicação a serviço do budismo em solo brasileiro e tem dedicado seus esforços na tradução e difusão de conteúdos de sabedoria de linhagens autênticas em língua portuguesa, mas também à publicação de textos produzidos por mestres e praticantes de nosso próprio país. O idealizador da Bodisatva é o primeiro brasileiro a ser ordenado lama dentro da linhagem Nyingma do budismo tibetano, Lama Padma Samten. A partir de sua visão e confiança de que os ensinamentos milenares do Buda podem melhorar nossas vidas não apenas individual mas coletivamente, a Bodisatva surge como esse veículo de budismo e transformação de mundo: a primeira revista de pensamento budista do Brasil, clique e saiba como engajar-se.

     

    Projetos e Sonhos do Lama Samten

    Uma das principais aspirações do Lama Samten é apoiar os praticantes e os locais de retiros especialmente o CEBB Caminho do Meio, CEBB Bacupari e CEBB Jetavana e acolher estudantes na Escola Caminho do Meio. É uma grande dádiva existirem espaços de silêncio que possibilitem o aprofundamento na prática de meditação e também surgirem praticantes com essa aspiração, clique e saiba como engajar-se.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.