Skip to content
Home » Meditação, natureza e cuidado

Meditação, natureza e cuidado

    Passe um dia no centro budista!

    Convidamos a toda(o)s para se juntarem a nós!

    Por um dia, vamos nos encontrar para parar, olhar para dentro, desacelerar e observar o mundo interno. Conhecer o funcionamento da própria mente nos dá ferramentas muito úteis para, gradativamente, usufruir cada vez mais da liberdade de direcionar nossa própria vida de uma forma ampla e positiva.

     

    Para que isso ocorra, a contemplação das nossas diferentes experiências é essencial. Estamos tão envolvidos com as nossas atividades, que a nossa mente está viciada em embarcar em histórias e fazer coisas de modo automático. Essa constante agitação mental nos traz muitos problemas: ansiedade, excitação, raiva, confusão mental, ciúmes, inveja, frustração, depressão, etc. Precisamos ajudar nossa mente e nosso corpo a parar e silenciar.

     

    O simples ato de parar subverte nosso hábito mental de estar sempre saltitando. Da mesma forma que tentamos cuidar do nosso corpo através da alimentação e de exercícios físicos, precisamos cuidar da nossa mente. Do mesmo jeito que fazemos a higiene do nosso corpo, precisamos fazer a higiene da nossa mente.

    Junte-se a nós neste dia de diferentes atividades que integram a contemplação das nossas experiências com o silêncio.

    Estes encontros ocorrerão somente de maneira presencial, na nossa programação especial para o mês de julho no CEBB Caminho do Meio.

    Teremos quatro encontros aos sábados, com diferentes atividades de integração e familiarização com a meditação, natureza e mundo interno. Confira:

     

    Rotina do dia :

    • 9:30 – 10  > Chegada e Acolhimento
    • 10 – 11:30 > Meditação guiada ou Oficina Artística/Cultural
    • 12 – 13 > Almoço vegetariano
    • 14 –  15 > Acolhimento e Visitação guiada no CEBB
    • 15 – 17 > Palestra (acompanhe abaixo os temas)
    • 17 – 18 > Yoga ou Visitação guiada na Escola

    Inscrições para o sábado 13 de julho:

    • Opção 1 – chegada às 9:30 
      • Contribuição sugerida R$150,00
    • Opção 2 – chegada às 14:00 
      • Contribuição sugerida R$100,00

    INSCREVA-SE AQUI!

    Palestras de introdução ao budismo:

    A jornada do Buda: lições de um caminho até a iluminação

    13 de julho, das 15h às 17h 

    A história da vida do Buda apresenta muitos entrelaçamentos com a nossa. Do seu caminho até a iluminação, ele enfrentou diferentes desafios, os quais foram justamente o processo pelo qual desenvolveu a sabedoria e a compaixão. Através de sua experiência e visão, estabeleceu princípios e práticas que ajudam todos os seres a evocar suas qualidades internas para lidar com as situações de suas vidas e essas descobertas se mostram sempre atuais. Dessa forma, contemplaremos que benefícios podemos extrair ao entrar em contato com a história do seu despertar.

    Facilitador: Guilherme Erhardt,  tutor do Centro de Estudos Budistas Bodisatva, sob a orientação do Lama Padma Samten.

    Os benefícios da meditação na vida cotidiana 

    20 de julho, das 15h às 17h 

    Ao longo de nossas vidas nos engajamos em diferentes projetos, fazemos esforços, lidamos com obstáculos, nos cansamos e abandonamos aquilo, ou somos convidados pelas circunstâncias a abandonar enquanto ainda queremos continuar, e sofremos com isso. Quando olhamos com cuidado, vemos que essa é a natureza da nossa condição.

    Dentro desse contexto, como o caminho da meditação pode nos ajudar a atravessar esses processos de forma mais lúcida, cultivando relações positivas, criando ambientes melhores e vivendo uma vida com propósito elevado? Neste encontro, nos dedicaremos à contemplação desses aspectos.

    Facilitador: Renato Falcão, professor de Física e tutor do Centro de Estudos Budistas Bodisatva, sob a orientação do Lama Padma Samten.

    A grande sanga: relações, redes, sociedade e biosfera

    27 de julho, das 15h às 17h

    Na visão budista a sanga é uma manifestação do Buda, são as pessoas que praticam o Darma e procuram manifestá-lo em todas as suas relações ao cultivar qualidades elevadas em suas ações de corpo, fala e mente. Os desafios constantes e contínuos das relações são o jardim da nossa prática e a todo momento temos a opção de nos fecharmos ou nos abrirmos para o encontro com o que está diante de nós. Neste sábado teremos um espaço para exercitar a escuta compassiva, fala apreciativa, sonho coletivo, reencantamento e auto-organização, como Lama Padma Samten nos ensina. Ao sentarmos em roda e, calmamente, ouvirmos uns aos outros estamos curando nossas relações conosco, com os outros, com a sociedade e com a biosfera. Será uma alegria te receber na roda!

    Facilitadora: Polliana Zocche, bióloga, aluna de Lama Padma Samten desde 2012, passou os últimos três anos em retiro no CEBB Jetavana e CEBB Akanishta/Bacupari.

    Palestras que já ocorreram:

    Outros jeitos de usar a mente: budismo e vida cotidiana

    06 de julho, das 15h às 17h 

    A compreensão da Roda da Vida constituí a base do caminho budista desde sua origem há vinte seis séculos até os dias de hoje. Originalmente chamado de As Quatro Nobres Verdades, este ensinamento do próprio Buda nos ajuda a entender nossa vida de maneira mais profunda e ampla. Ao mesmo tempo, é pelo fato de amadurecermos nossa visão sobre a impermanência de todas as coisas que o caminho da meditação ganha importância e significado. Nessa tarde, iremos contemplar as muitas nuances da vida cotidiana sob a visão dos ensinamentos fundamentais do budismo.

    Facilitador: Henrique Lemes, antropólogo e tutor do Centro de Estudos Budistas Bodisatva, sob a orientação do Lama Padma Samten. 

    “O acordar neste tempo é individual e coletivo. Mudamos internamente pela prática espiritual e mudamos coletivamente pelas iniciativas dos grupos onde nos inserimos. O acordar coletivo já é a construção de um tecido social compassivo que começa com o sentar em roda, com o encontro localizado e focado onde nos olhamos uns aos outros e perguntamos o que está indo bem e o que poderíamos fazer para melhorar.”

    — Lama Padma Samten

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.