Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Retiro "Milagres de cada momento: pintando paz" (Budismo engajado) com Kazuaki Tanahashi Sensei no CEBB Darmata

De 22 a 24 de junho de 2018, retiro com Kazuaki Tanahashi Sensei no CEBB Darmata

O CEBB Darmata tem a alegria de anunciar a vinda de Kazuaki Tanahashi Sensei ao Brasil para compartilhar ensinamentos do budismo Zen com a nossa sanga. Sua vinda é uma oportunidade rara de aprofundar o estudo e a prática dos ensinamentos do Mestre Zen Dogen e uma visão de ação compassiva no mundo.

Retiro no CEBB Darmata | “Milagres de cada momento: pintando paz”

Como podemos alcançar uma transformação social em grande escala? Como inverter a caminhada da humanidade em direção ao suicídio coletivo? Como respondemos de forma não-violenta à violência sistemática? Como ajudamos nações a abolirem suas forças militares? Estas são questões que Tanahashi abordou no início do seu livro mais recente: “Painting Peace: Art in a Time of Global Crisis” (“Pintando Paz: Arte em Tempos de Crise Global”, sem edição em português). Vamos praticar meditação Zen, e explorar alguns dos principais temas abordados por Kaz Tanahashi em seu livro, bem como ao longo de sua longa carreira como artista e como ativista da paz.

Nascido no Japão em 1933, Kazuaki Tanahashi é professor, artista e erudito Zen Budista. Mudou-se para os Estados Unidos em 1977 para atuar como erudito residente no San Francisco Zen Center (fundado por Shunryu Suzuki Roshi). Mestre caligrafista e artista treinado no Japão, tem ensinado e feito exposições ao redor do mundo há 50 anos, além de ter desenvolvido o gênero de pintura em um único traço e os círculos Zen multicoloridos. Escritor, editor e tradutor prolífico, produziu mais de quarenta livros em inglês e japonês, incluindo o conjunto completo dos ensinamentos do Mestre Zen Dogen. Como ativista ambiental, foi o secretário fundador do Plutonium Free Future. Ativista da paz, trabalhou contra a corrida armamentista nuclear e nas duas Guerras do Golfo, é diretor fundador do Ten Millenium Project e da iniciativa A World Without Armies para a desmilitarização das nações. Também é membro da Academia Mundial de Arte e Ciência. Para saber mais: www.brushmind.net
Para conhecer mais, veja o trailer do documentário “Painting Peace” (em inglês) →

Haverá tradução consecutiva.

Período

Início: dia 22 de junho, às 20h.
Término: dia 24 de junho, às 12h.

Valores*

Valor integral: 500,00 (inclui ensinamentos, alimentação e hospedagem)
Valor sem hospedagem: 410,00
Valor para acampamento: 440,00
Para garantir a vaga é necessário o pagamento de 30% do valor do evento. O restante poderá ser pago no dia.
[button link=”https://goo.gl/forms/CABtLYMG9XjPnL0O2″ target=”blank” size=”large” style=”background:#8c0000″ ]Faça sua inscrição clicando aqui![/button] * A sustentação das atividades do CEBB no Brasil todo é realizada unicamente pelo meio tradicional de sustentação das sangas budistas: a doação espontânea dos seus frequentadores. Ao mesmo tempo, praticamos o princípio de que ninguém deve deixar de ter acesso ao Darma por limitações financeiras. Se você quer participar da imersão mas não tem condições de cobrir suas despesas, entre em contato conosco (eventosdarmata@gmail.com).

Programação do retiro

Sexta – 22 junho
16h – Acolhimento e check in
18h – Jantar
19h – Puja de Prajnaparamita
20h – Zazen e Palestra de abertura
Sábado – 23 junho
5h30 – Zazen
6h – Puja de Prajnaparamita
7h – Desjejum
7h45 – Trabalhos voluntários
9h – Zazen e ensinamentos
12h – Almoço
13h – Prática de descanso
15h – Zazen e ensinamentos
17h – Atividade física
18h – Jantar
19h – Puja do Prajnaparamita
20h – Zazen e ensinamentos
21h30 – Nobre silêncio
Domingo – 24 junho
5h30 – Zazen
6h – Puja de Prajnaparamita
7h – Desjejum
7h45 – Trabalhos voluntários
9h – Zazen e ensinamento
12h – Almoço

Local

CEBB Darmata

Mais informações de como chegar na página http://www.cebb.org.br/como-chegar-ao-darmata/

Mais informações

Refeições: A alimentação na cozinha do CEBB segue a linha vegetariana. O cardápio é especialmente planejado para promover uma saúde equilibrada e apoiar as práticas de estudo e meditação.
Hospedagem: possuímos um dormitório feminino (73 lugares), um dormitório masculino (22 lugares), e o templo a noite é utilizado como dormitório misto (30 lugares). A divisão dos lugares é feita por ordem de prioridades (pessoas idosas e com dificuldade de locomoção) e por ordem de chegada.
O que você deve trazer: travesseiro, roupa de cama e banho, guarda-chuva, lanterna.
Atividades voluntárias: Os participantes dos eventos no CEBB são convidados a praticarem desenvolvendo atividades de limpeza e organização. As atividades voluntárias para manutenção dos espaços durante os eventos fazem parte do treinamento da mente e da energia e contribuem para a realização dos eventos de forma participativa e coletiva.
Transporte: Cada participante é responsável por seu deslocamento ao CEBB Darmata. No entanto, com o intuito de ajudar os participantes, organizamos a lista de caronas solidárias. Na semana do retiro enviamos aos inscritos a lista de pessoas que oferecem carona e as que precisam de carona para que estas possam entrar em contato entre si.
Em caso de algum transtorno psicológico, é imprescindível o acompanhamento de um familiar no decorrer do retiro.
[button link=”https://goo.gl/forms/CABtLYMG9XjPnL0O2″ target=”blank” size=”large” style=”background:#8c0000″ ]Faça sua inscrição clicando aqui![/button]

Contato

Institucional | (81) 99229.2904 | eventosdarmata@gmail.com

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA