Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Orientações para iniciantes

• Leia um bom texto de introdução ao Budismo. Recomendamos o artigo “Uma Breve Introdução ao Budismo”, de Lama Padma Samten, que reúne diversas formas de apresentação dos ensinamentos e da prática budista.
• Analise sua motivação. Por que deseja praticar? A motivação é o primeiro passo do Nobre Caminho Óctuplo e todo praticante, ainda que bastante experiente, sempre refaz seu voto de trazer benefício temporário e absoluto para todos os seres.
• Faça uma visita a um centro de práticas (procure por um perto de você). Conheça a sanga e pratique um dia com eles. Veja qual o dia para iniciantes, mas saiba que você será bem-vindo em qualquer prática.
• Ouça ensinamentos de um professor qualificado. No caso do CEBB, nosso mestre é o Lama Padma Samten.
• Analise cada ensinamento, teste-os em sua vida cotidiana e verifique se a prática está dando resultados benéficos, mesmo que sejam sutis.
• Aprofunde-se no estudo lendo livros recomendados pela sanga e pelo lama. Aprofunde-se na prática participando de um retiro.
Depois desse início, há um longo caminho adiante. Que todos nós possamos atingir rapidamente a liberação para trabalhar sem cessar pelo benefício de todos os seres!

Perguntas freqüentes

1. É necessário tornar-se budista para começar a praticar?
Para começar a prática de meditação e estudos, não é necessário ser budista e também não é necessario você se tornar um budista. Você poderá estudar e praticar a meditação mesmo se pertencer a alguma outra tradição religiosa ou mesmo a nenhuma tradição. Se você quiser conhecer a meditação e os ensinamentos budistas, não há restrições! Caso tenha interessa, posteriormente é também possível aprofundar-se nos estudos e na prática, sem em nenhum momento “se tornar budista”.
2. O que é necessário para meditar? É necessário algum conhecimento introdutório sobre a filosofia? Precisamos de roupas especiais?
Não é necessário nenhum pré-requisito ou preparação, apenas o interesse em conhecer ou praticar. Roupas confortáveis são aconselháveis pois facilitam a posição e postura. Se puder escolher o local e horários, nossa sugestão são os horários de estudo e prática para iniciantes.
3. O que precisa para participar da prática de um dos CEBBs? É possível fazer uma visita informal sem marcar hora?
Você pode escolher um horário de prática que encaixe no seu horário e simplesmente ir ao CEBB, apresentar-se, conhecer o local e, se assim desejar, praticar! Não é necessário nada além de sua presença no local. Sugerimos os horários próprios para iniciantes, mas caso não possa, você será bem-vindo no horário que puder e poderá conversar com a pessoa reponsável pela prática e estudos daquele dia. Aconselhamos ir em horários oficiais de práticas, uma vez que a maioria dos locais de práticas dos CEBBs encontram-se fechados nos outros horários.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA