Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Palestra e Oficina | Compaixão Inteligente: como não paralisar diante de um mundo em crise?

Entre os dias 06 a 08 de setembro, receberemos a tutora Lia Beltrão para uma palestra e oficina com o tema “Compaixão Inteligente: como não paralisar diante de um mundo em crise?”. Participe e convide todas as pessoas queridas que poderiam se beneficiar!

Palestra | Meditação em tempos de crise.

Muitas vezes sentimos dificuldade em integrar nossa prática espiritual com a sensação de urgência que temos a respeito do mundo. Quando agir parece ser nossa única alternativa, o que uma tradição contemplativa como o budismo pode nos oferecer em tempos de crises?
Data: 06/09 (sexta-feira)
Horário: Das 15h às 17
Palestra gratuita
Local: Central de Aulas da UFPB – Sala 411

Palestra | Meditação e ação: Entender a mente serve pra quê?

06/09 (sexta-feita)
Muitas vezes sentimos dificuldade em integrar nossa prática espiritual com a sensação de urgência que temos a respeito do mundo. Quando agir parece ser nossa única alternativa, o que uma tradição contemplativa como o budismo pode nos oferecer?

Oficina | Compaixão Inteligente: como não paralisar diante de um mundo em crise?

07 e 08/09 (sábado e domingo)
Como encarar a dor do nosso mundo de uma maneira transformadora? Nesses encontros, inspirados no @trabalhoquereconecta, iremos trazer para a roda questões difíceis que nos afetam coletivamente e investigar, à luz de conceitos chaves do budismo, se é mesmo possível superar o medo e a paralisia, e agir para benefício dos seres e do planeta.

PÚBLICO:

Qualquer pessoa que se sinta afetada emocionalmente com o que acontece com o mundo ao seu redor, seja ambiente, politica ou socialmente, ou tenha interesse de conhecer a metodologia é bem-vinda. Não é absolutamente necessário ser budista, praticante de meditação ou ativista.

SOBRE O TRABALHO QUE RECONECTA (TQR):

O TQR é uma metodologia que foi desenvolvida e está sendo colocada em prática há mais de quarenta anos. Ela nasceu como forma de ajudar ativistas ambientais nos anos de 1970, que se encontravam quase sempre imersos em tristeza ou raiva diante do que viam, a gerarem mais lucidez e compaixão. Em um linguajar budista, o TQR pode ser definido como o caminho do Bodisatva traduzido para quem está sofrendo muito com o que está testemunhando no mundo natural, político e social.

SOBRE JOANNA MACY:

Ativista, autora e professora, estudiosa do budismo, teoria dos sistemas e ecologia profunda, Joanna Macy é uma voz respeitada em movimentos pela paz, justiça e ecologia por interconectar seus aprendizados nesses campos de conhecimento com mais de seis décadas de ativismo. É a professora-raíz do Trabalho Que Reconecta e atualmente, com 90 anos, vive em São Francisco, nos Estados Unidos.

FACILITADORA:

Lia Beltrão é jornalista, aluna no Lama Samten desde 2006 e tutora do CEBB, e conheceu o Trabalho Que Reconecta enquanto editava e produzia um texto para a Revista Bodisatva n.31, dedicada a Budismo e Crise Ambiental. Realizou um Curso Intensivo voltado para formação de facilitadores do TQR, no Chile, ministrado por um aluno próximo de Joanna Macy, Adrián Galarza. Atualmente, está em formação no Work That Reconnects Facilitator Development Group, ministrado por Lydia Harutoonian, com participação da própria Joanna Macy.

PROGRAMAÇÃO

Palestra
Data: 06/09 (sexta-feira)
Horário: Das 19h30 às 21h15
Contribuição sugerida: R$ 25*
Oficina
Data: 07 e 08/09 (sábado e domingo)
Horário: Das 9h às 17h (sábado – com intervalo para almoço das 12h às 14h) e das 9h às 12h (domingo).
Contribuição sugerida: R$ 1o0*
Local: CEBB João Pessa – Rua José Clementino de Oliveira, nº 1836, Tambauzinho. Veja como chegar → 
*Sua contribuição ajuda a manter as atividades do CEBB João Pessoa  funcionando e os projetos do Lama Padma Samten nas várias capitais e CEBBs rurais. Contudo, elas são apenas sugeridas e não obrigatórias, pois esperamos que as pessoas não encontrem nisso um obstáculo para sua participação. Qualquer dificuldade com o valor ou dúvida, entre em contato conosco.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI →

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA