Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Retiro e Palestra em Maceió | Monja Jigme Chöedzin

Monja Jigme Chöedzin em Maceió

Palestra: Uma brasileira nos Himalaias.
Vida monástica e cotidiano em um mosteiro budista.
15/9 (quinta-feira)
20h às 21h30
Local: sala Ponta Verde (NAVE)

Contribuição livre – valor sugerido: R$ 30

 

Retiro: Lojong – o treinamento da mente segundo os ensinamentos de Atisha.
16 a 18/9 (sexta a domingo)
Dias 16 e 17, das 9h às 17h (almoço das 12h às 14h)
Dia 18, das 9h às 11h30
Local: CEBB Garça Torta

Contribuição: R$ 250* (ensinamentos + 2 almoços)

*Qualquer dificuldade com o valor, entre em contato com a gente. Não deixe de participar.

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

bit.ly/retiro-cebbmaceio2022

Mais informações: (82) 98135-9791 (Fernando Leão)

OBS: Por favor, no final do formulário de inscrição faça o upload do comprovante da contribuição e do comprovante de vacinação ou encaminhe para cebb.maceio@gmail. No segundo caso, por favor confirme sua vaga em até 48h (2 dias) para que possamos nos preparar para melhor recebe-lo (a). Após este período, no caso de não recebermos os comprovantes, estaremos liberando a vaga para a nossa fila de espera.

Solicitamos o uso de máscaras durante o retiro.

 

Sobre a Monja Jigme Chöedzin

Após tentar por anos seguir o caminho Budista de um modo autodidata, em 2002 conectou-se e engajou-se nas atividades do CEBB. Em 2003 tomou votos formais de Refúgio e de Bodhicitta sob as bençãos do Lama Padma Samten, mantendo estudos, práticas e retiros sob sua orientação.

Em 2010 tomou votos formais de Upasika – preceitos de praticante laica – sob as bençãos de S.S. O Dalai Lama, em Bodhigaya, na India.

Em 2013 seguiu para o Nepal a fim de engajar-se no formato monástico de treinamento, recebendo ordenação inicial de S.S. O Gyalwang Drukpa, chefe da Linhagem Drukpa do Budismo dos Himalaias.

Permaneceu durante oito anos entre Nepal, Índia, Tailândia e Butão com foco em períodos de retiros.

Dentro do treinamento monástico tem como principais mestres Gyalwang Drukpa e Jetsunma Tenzin Palmo.

Em 2020 concluiu cinco anos de estudos formais em filosofia Budista junto à Universidade de Kathmandu, Nepal – Rangjung Yeshe Institute.

Voltou ao Brasil em junho de 2021 para um período de intervalo no seu treinamento formal, a fim de poder servir a Sangha Brasileira.

 

AS BÊNÇÃOS DO TREINAMENTO DA MENTE EM TEMPOS DESAFIADORES

A contemplação e o cultivo dos “VERSOS RAIZ DO SUPREMO LOJONG”, composto pelo grande mestre ATISHA, abre-nos para a dimensão de um potente, transformador e extremamente prático ensinamento-instrução focado no treinamento da mente.

O aflorar da genuína felicidade é um dos frutos a serem colhidos por meio da abertura da nossa mente-coração. A aplicação e a natural constância do cultivo de instruções claras e diretas é o meio para obtermos a transmutação de situações desafiadoras em bênçãos.

Neste retiro iremos combinar momentos de contemplação desses ensinamentos com a imersão na prática de meditação.

Ganhando experiência na combinação entre abertura, relaxamento e estabilidade, iremos resgatar qualidades naturais e saudáveis de nosso corpo, fala e mente. Qualidades e capacidades que os tempos desafiadores muitas vezes nos conduzem a delas nos esquecermos, e/ou por elas – ávida e cansativamente – ansiarmos, numa busca constante e infrutífera por fontes exclusivamente externas de felicidade.

Assim, durante este retiro, iremos juntos dar passos conscientes e firmes na direção de uma postura de corpo, fala e mente que nos abra para a dimensão das bênçãos. Bençãos que têm a natureza de serem auto-concedidas, aguardando apenas a abertura de nossa mente-coração para que sejam reconhecidas, acessadas e desfrutadas.

 

GENEROSIDADE

Sua contribuição apoiará o CEBB Maceió.

A sustentação das atividades do Darma, tradicionalmente se dá através da prática do Dana Paramita – perfeição da generosidade – desse modo foi possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda até hoje.

A prática dos seis paramitas pela Sanga e amigos do CEBB – generosidade, moralidade, energia constante, concentração e sabedoria Prajna – é que fizeram surgir e dão continuidade aos centros de estudos, meditação, acolhimento e as iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz.

Depósito da Contribuição:
Dados bancários para transferência:
Banco do Brasil | Ag. 1864-3
Conta poupança 5390-2 | Var 51
Catea Regina de Oliveira Melo
Cpf 300.625.354-04

chave PIX: 82999255810

 

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA