Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

A Mente Búdica e a Inteligência Artificial | Diálogos Budismo e Sociedade

Série Diálogos Budismo e Sociedade com Lama Padma Samten
Dia 08 de junho de 2023, 20h
presencial e on-line
Haverá tradução simultânea para o inglês
Inscrições em inglês (clique aqui)

A Mente Búdica e a Inteligência Artificial

No dia 8 de junho, quinta-feira, Lama Padma Samten irá dialogar com Murilo Maciel Curti, pesquisador de inteligência artificial, sobre a perspectiva budista em relação à inteligência artificial.

A inteligência artificial tem também uma natureza búdica, pode vir a se manifestar como uma inteligência com sabedoria primordial? A inteligência artificial pode criar e andar por mundos ainda não palmilhados pela mente humana? Como situar a inteligência artificial na perspectiva das oito consciências, das cinco sabedorias, das qualidades incomensuráveis e das seis perfeições? A IA dispõe da capacidade luminosa e vazia? Dirige sua própria energia? É capaz de tomar iniciativas? Cria e conduz sequências de originação dependente? É capaz de fazer escolhas segundo critérios próprios criados por sua própria iniciativa?
A inteligência artificial pode vir a criar vasos efetivos para a manifestação da mente búdica compassiva?
Seria possível delimitar os âmbitos de atuação da inteligência artificial?

Murilo Maciel Curti é o fundador e CEO da Space Needle Tecnologia, além de um pesquisador de inteligência artificial com mais quatro anos de experiência. Especialista em modelos de dados e design de soluções inteligentes, tem um histórico significativo na Microsoft Brasil. Além da expertise tecnológica, Murilo é entusiasta do Budismo, incorporando seus princípios à sua abordagem no campo da inteligência artificial.

Clique aqui para conhecer todas as atividades que o Lama Padma Samten tem apoiado e também conhecer um pouco mais sobre a Série Diálogos Budismo e Sociedade.
https://cebb.org.br/dialogos-budismo-sociedade/

Prática de Generosidade

MOVIMENTOS LAMA PADMA SAMTEN E AÇÃO PARAMITA

Sua inscrição e participação ONLINE e PRESENCIAL independem de contribuição financeira. Caso aspire e lhe seja possível contribuir, sinta-se livre para definir o valor. Como referência, sugerimos os valores de R$ 50,00 (ONLINE) e R$70,00 (PRESENCIAL). Sua contribuição apoiará os movimentos do Lama Padma Samten e da Ação Paramita (veja os movimentos aqui).

A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.

Faça a sua inscrição aqui (on-line e presencial)
Inscreva-se aqui

Ao fazer sua inscrição, você receberá o link de acesso ao Zoom e ao Youtube (ao vivo).

Contato

Se tiver alguma dúvida, por favor, envie um email para acaoparamita@gmail.com

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA