Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Amazônia e Budismo: confluências de sabedoria, compaixão e natureza

Com imensa alegria receberemos no CEBB Belém o tutor Henrique Lemes para um ciclo de estudos e práticas no período de 09 à 14/11/2023.

Esquecidos da compaixão, temos nossos próprios afazeres urgentes e prioridades inadiáveis. Assim o tempo passa. Quando os ciclos da vida se completam, tudo desaba, tudo perde o sentido e o que fica de bom tem um único sabor: a generosidade, o amor e a compaixão que praticamos para com os outros seres. Aquilo que fizemos auto-centradamente acaba realmente. O que fizemos carinhosamente, mesmo que, no plano material pareça não mais existir, curiosamente porque fizemos para um outro, segue presente em uma dimensão de satisfação sutil. É uma satisfação que não morre, é uma satisfação transcendente. Essa palavra “transcendência” é muito correta. Essas ações ultrapassaram nossa identidade, nossa energia realmente não está presa em nós mesmos, é naturalmente transcendente. Não há esforço nisso.

Lama Padma Samten

Neste período de encontros teremos a oportunidade de aprofundar o caminho de geração de sabedoria a partir das instruções oferecidas compassivamente por mestres de inúmeras gerações, guiando-nos especialmente pelas instruções de nosso professor Lama Padma Samten.

Faça sua inscrição!

Durante os dias 09 e 10/11 (quinta e sexta) e 13 e 14/11 (segunda e terça) iremos nos reunir no período noturno, de 19h às 21h. Este ciclo de estudos ocorrerá na sala do CEBB Belém e contará com a seguinte programação: 

09/11/2023 (quinta-feira) 19h às 21hBudismo para curiosos

Vamos contemplar juntos as quatro grandes descobertas do Buda (conhecidas como Quatro Nobres Verdades) e entender porque elas são a base fundamental para o caminho da meditação.

10/11/2023 (sexta-feira): 19h às 21hAprendendo com o silêncio e o caminho do equilíbrio

Raramente temos uma real liberdade diante das situações da vida. Ao olharmos com mais cuidado percebemos que carregamos estruturas internas que acabam por governar nossa energia, nossa mente e nossas ações. Nosso grande desafio é gerar autonomia de modo duradouro, e isso se dá através de um processo que une equilíbrio e lucidez. A meditação é o nosso principal instrumento nessa jornada.

13/11/2023 (segunda-feira): 19h às 21hMeditação e equilíbrio da energia

No mundo, as coisas nos atraem e nos movem a partir do movimento produzido pela energia. Assim, se nós gerarmos uma estabilidade no nível de energia a partir da meditação em silêncio, teremos mais habilidade para nos movermos em meio as coisas sem sermos arrastados pelas aparências. Afinal, as aparências não nos arrastam por conceitos, elas nos arrastam pela energia.

14/11/2023 (terça-feira): 19h às 21hCompaixão em meio a confusão: é possível?

O que normalmente percebemos como confusão é indissociável das tendências internas da nossa própria mente. Essas tendências foram reconhecidas pelo Buda há 2.600 anos e o propósito do caminho budista é gerar liberdade e lucidez frente a elas para podermos, enfim, agir no mundo com compaixão e sabedoria.

No final de semana do dia 11/11/2023 (sábado) e 12/11/2023 (domingo) teremos a oportunidade de realizar um minirretiro com o tema “A prática de transformar obstáculos em caminho”. Neste percurso, serão intercalados momentos de meditação e  estudo sob a condução do tutor Henrique Lemes que nos convida a refletir melhor sobre situações da nossa vida que vemos como “adversas”, podemos reconhecer que elas são reflexos de dimensões internas. Percebemos que nossa incapacidade de lidar com nosso mundo interno se manifesta externamente na aparência de obstáculos, todos eles inseparáveis das nossas estruturas internas. Reconhecer isso é uma chave que nos ajuda a dissipar a aparente solidez do mundo. Neste minirretiro iremos contemplar um texto seminal do budismo tibetano chamado “Transformando felicidade e adversidade em caminho espiritual”, de Jikmé Tenpé Nyima, que oferece diferentes práticas relacionadas a como transformar o que quer que aconteça em nossas vidas em caminho espiritual. Esse texto está no livro publicado pela Bodisatva intitulado “Transformação, Meditação e Ioga dos Sonhos” de Gyatrul Rinpoche, para adquirir acesse o link .

A programação para o minirretiro seguirá os horários descritos abaixo:

    11/11/2023 (sábado), 09h às 12h | 14h às 17h;

    12/11/2023 (domingo), 09h às 12h | 14h às 17h;

Local: Auditório Edifício Palladium Center – Avenida Governador José Malcher, 815 – canto com a Av. Visconde de Souza Franco.

Faça sua inscrição!

INSCRIÇÃO E PRÁTICA DA GENEROSIDADE

A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a sustentação dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e possibilitadora das atividades do CEBB. Sua inscrição e participação independem de contribuição financeira. Caso seja possível contribuir, sinta-se livre.  Sugerimos o valor de R$ 20,00 para cada encontro do Ciclo de Estudos e R$ 120,00 para o minirretiro.

As inscrições podem ser realizadas pelo link:

Faça sua inscrição!

VAGAS LIMITADAS!

 

CONTATO

Caso tenha dúvidas, conte conosco. Escreva para cebb.belem@gmail.com ou fale com Raquel (91) 9 8307-3025 ou Cristiane (27) 9 9881-6823. As inscrições e depósitos devem ser feitas individualmente.

Que muitos seres possam ser beneficiados! Emaho!

 

SERVIÇO

Ciclo de estudos, com Henrique Lemes

Local: Sala do CEBB Belém – Avenida Governador José Malcher, 815 – Edifício Palladium Center, sala 501 – canto com a Av. Visconde de Souza Franco.

Datas/Horários/Temas:

09/11/2023 (quinta) 19h às 21hBudismo para curiosos

10/11/2023 (sexta): 19h às 21hAprendendo com o silêncio e o caminho do equilíbrio

13/11/2023 (segunda): 19h às 21hMeditação e equilíbrio da energia

14/11/2023 (terça): 19h às 21hCompaixão em meio a confusão: é possível?

 

Minirretiro A prática de transformar obstáculos em caminho, com Henrique Lemes

Local: Auditório Edifício Palladium Center – Avenida Governador José Malcher, 815 – canto com a Av. Visconde de Souza Franco.

Datas/Horários:

11/11/2023 (sábado), 09h às 12h | 14h às 17h;

12/11/2023 (domingo), 09h às 12h | 14h às 17h.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA